
Iberians against locusts
Abr 5, 2019 | Artigos, Publicações

Iberians against locusts: fighting cross-border bio-invaders (1898-1947)
- Inês Gomes, Ana Isabel Queiroz & Daniel Alves
- 2019
- Historia Agraria
- Volume 78
- 127-159
- Idioma: Inglês
- DOI: https://doi.org/10.26882/histagrar.078e05g
- ISSN: 1139-1472 / 2340-3659 (online)
Insetos potencialmente prejudiciais para a agricultura têm moldado as práticas e as políticas agrícolas em muitas regiões do planeta. No entanto, a pesquisa histórica sobre determinadas espécies, em determinados locais, encontra-se ainda por fazer, não obstante ser crucial, não só para a compreensão do passado, mas também para a compreensão do presente e do futuro das pragas agrícolas. Neste contexto, uma visão global da história ibérica das invasões de gafanhotos (Dociostaurus maroccanus) entre 1898 e 1947 revela a) a distribuição histórica das invasões, mostrando que foi muito maior do que o sugerido anteriormente; b) como os surtos desencadearam respostas locais, regionais e nacionais, incluindo regulamentos para a “extinção dos acrídios”, pelo menos, nos últimos dois séculos; c) diferenças e semelhanças nas medidas de controle aplicadas em Portugal e Espanha ao longo do tempo, mostrando a perceção das populações sobre o papel das autoridades e a eficácia dessas medidas. Este artigo contribui, também, para esclarecer a discussão sobre os fatores que levaram ao declínio dos surtos de gafanhotos nos últimos anos, fornecendo o contexto necessário para estabelecer futuros programas de gestão de ortópteros.
Palavras-chave:
gafanhotos, Península Ibérica, distribuição histórica, medidas de controle
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
agosto, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses. Confrontar o
Ver mais
Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Confrontar o Legado Colonial no Museu
Entre Junho e Outubro de 2025, o Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, será palco do ciclo de conversas Confrontar o Legado Colonial no Museu, uma iniciativa promovida pelo projecto TRANSMAT em parceria com o Museu Municipal Santos Rocha que reúne vozes diversas para reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Ao longo de seis sessões, investigadores/as, artistas, curadores/as, escritores/as, docentes e outras personalidades convidam o público a participar num debate plural e aberto sobre memória, património e identidade. As sessões vão contar com a participação activa de personalidades locais, como Pedro Mota Curto (Diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Mar) e Andrea Gaspar (Antropóloga e docente do Agrupamento de escolas zona urbana da Figueira da Foz), reforçando o envolvimento da comunidade da Figueira da Foz neste debate fundamental. Artistas como Francisco Vidal e Nuno Silas trazem o olhar das artes visuais para o centro da discussão, enriquecendo a troca de experiências e saberes. Contamos igualmente com a participação de Aristóteles Kandimba, escritor, investigador, produtor e fundador do Colectivo Tributo aos Ancestrais PT, cujo contributo tem sido fundamental no resgate e valorização das memórias e culturas afro-descendentes em Portugal.
Participe e faça parte desta reflexão colectiva sobre património, memória e transformação social na Figueira da Foz.
>> Descarregar o programa (PDF) <<
Terceira sessão:
Ana Balona de Oliveira (IHA — NOVA FCSH / IN2PAST)
Ana Temudo (CITAR — Universidade Católica Portuguesa)
Francisco Vidal (Artista)
Lennon Mhishi (University of British Columbia)
Sandra Tiako Djomatchoua Murielle (Princeton University)
Tempo
(Sábado) 3:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora e Museu Municipal Santos Rocha
Notícias
Práticas da História celebra 10 anos
Jul 24, 2025
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
José Neves integra nova Direcção da FCSH
Jul 21, 2025
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas
Quarta edição do Prémio Amílcar Cabral
Jul 17, 2025
Candidaturas abertas até 30 de Setembro