Grandes Mistérios da História de Portugal

Jul 5, 2019 | Livros, Publicações

Grandes Mistérios da História de Portugal

  • Fátima Mariano
  • 2019
  • Lisboa: Contraponto Editores
  • ISBN: 9789896662011
  • Idioma: Português
  • 224 p.

Há inúmeros factos da História de Portugal que toda a gente conhece, mas há também muitos acontecimentos desconhecidos e envoltos em mistério. Pouca gente ouviu falar de uma rainha de Portugal chamada Mecía Lopes de Haro e muito menos do facto de ela ter casado com um primo, perdido os seus direitos reais e ter sido raptada. Quantos sabem que existiu, até ao século xix, um microestado entre a Galiza e Trás-os-Montes, equiparável a Andorra? Ou que tivemos um rei incestuoso e bígamo, que por isso foi excomungado? E quem conhece a história dos cinco falsos D. Sebastião? Misteriosíssima foi também a chegada a Portugal de uma fera nunca vista, uma ganda, que o rei D. Manuel I juntou em duelo com um dos seus elefantes, antes de «a bicha monstruosa» acabar afogada em França e empalhada em Itália.
Na História de Portugal, há também, e poucos o sabem, espaço para um marinheiro valente, soldado destemido, cavaleiro terrível… que era uma mulher. Quem sabe que foi um português que criou o primeiro código de conduta para piratas? Que nos anos 1970 um navio português foi encontrado ao largo da costa de Moçambique sem nenhum dos seus 24 tripulantes? E que o fuzilamento do último português condenado à morte não foi noticiado pela imprensa? Ou ainda que um mercenário português conseguiu fundar o seu próprio reino na Ásia?
Episódios controversos, lendas e histórias reais: estes são alguns dos Grandes Mistérios da História de Portugal.

Sobre a autora:
Fátima Mariano nasceu em Lisboa, em 1975. Licenciada em Ciências da Comunicação, mestre e doutora em História Contemporânea, é jornalista desde 1997 e investigadora do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH desde 2011. Trabalhou como jornalista no Diário de Notícias e no Jornal de Notícias. Em Maio de 2018, fundou o jornal digital Os Bichos. Ganhou por duas vezes o Prémio de Jornalismo do Hospital Veterinário Montenegro (2011 e 2012) e o Prémio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República – Programa de edição de tese e dissertações (2011). É autora do livro As Mulheres e a I República.

Outras Publicações

Filter Categories
Todas
Livros
Capítulos
Artigos
Outras publicações

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X