Conhecimento e liberdade
Ago 25, 2020 | Capítulos, Publicações
Conhecimento e liberdade. Friedrich Hayek enquanto filósofo da ciência
- Ricardo Noronha
- História Biográfica e Intelectual da Ciência e da Tecnologia: Atores, Ideias e Identidades
- Tiago Brandão (Org.)
- 2020
- Lisboa: Instituto de História Contemporânea | Colecção E-IHC
- Idioma: Português
- ISBN: 978-989-8956-19-4
- 313-330 p.
Excerto:
Friedrich August Von Hayek nasceu em Viena, em 1899, no seio de uma família aristocrática repleta de intelectuais: o pai, August, era médico e botânico, enquanto o seu avô materno, Franz Von Juraschek, era economista, e o avô paterno, Gustav von Hayek, biólogo (Ebenstein 2001). Após ter servido como voluntário no exército austro-húngaro durante a I Guerra Mundial, Hayek decidiu prosseguir os seus estudos avançados na Universidade de Viena, onde se doutorou em Direito (1921) e em Ciência Política (1923). Foi nesse período que se sentiu atraído pelo Liberalismo, em grande parte devido à influência intelectual de Ludwig von Mises, com quem fundaria, em 1927, o Österreichisches Institut für Wirtschaftsforschung (Instituto Austríaco para a Pesquisa dos Ciclos Económicos). O seu trabalho enquanto economista atraiu a atenção de Lionel Robbins (Reitor da London School of Economics [LSE]), que o convidou a lecionar naquela escola em 1931. Hayek viria a trocar a LSE pela Universidade de Chicago em 1950 (integrando o Committee on Social Thought, diretamente financiado pelo Volker Fund), para se estabelecer mais tarde na Universidade de Freiburg entre 1962 e 1968, e na Universidade de Salzburgo entre 1969 e 1977, antes de regressar a Freiburg, onde trabalhou até ao fim da sua vida (Jones 2012, 57-84).
Sobre o livro:
Este livro de contributos vários percorre século e meio de ideias e autores, por via de uma aproximação biográfica, metodologia comum a todos os colaboradores, em que é possível termos assim uma medida interessante dos temas e desafios que condicionaram a implantação da modernidade científica (e técnica) em Portugal.
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Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África. Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro
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Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África.
Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro da História:
Experiências de Descolonização Curricular na Tanzânia e na África do Sul
O objectivo deste seminário é tentar analisar as experiências de duas lutas pela “descolonização” ou reforma dos currículos para ‘estudos africanos’ que aconteceram em instituições africanas de ensino superior. Analisaremos primeiro o caso da Universidade de Dar es Salaam nas décadas de 1960 e 1970, e segundo o caso da Universidade pós-apartheid da Cidade do Cabo (UCT), no final da década de 1990. A questão fundamental é, em que deve consistir um conteúdo programático adequado para o ensino das histórias africanas, e como deve ser ensinado? Construir um currículo que satisfaça os critérios pedagógicos, políticos e científicos que lhe serão exigidos, enfrenta uma dificuldade fundamental, nomeadamente o fato indiscutível de que a própria história africana, como disciplina acadêmica, ainda não foi totalmente descolonizada. A existência de múltiplos ‘Centros de Estudos Africanos’ no hemisfério norte é testemunho do papel predominante de revistas e programas de pesquisa norte- americanos e europeias na produção e também na curadoria de conhecimentos históricos sobre a África. Além disso, mesmo em países africanos, as lutas pela reforma do currículo não têm sido necessariamente tão bem sucedidas quanto se esperava – romper com as epistemologias eurocêntricas dominantes revelou-se uma tarefa difícil.
Sobre o orador:
Colin Darch — Historiador, sociólogo e documentalista académico sul-africano, reformado desde 2014, com vasta experiência de trabalho em universidades e centros de investigação: na Etiópia (1971-1974), Tanzânia (1975-1978), Moçambique (1979-1987), Zimbabué (1987-1991) e também no Brasil (1991-1992 e 2016). Formação pós-graduada como bibliotecário e documentalista; doutorado em história da Rússia pela Escola de Análise Social e Económica da Universidade de Bradford (Reino Unido). De 1997 a 2000, trabalhou como bibliotecário e documentalista no Consórcio de Bibliotecas do Cabo (CALICO, Cidade do Cabo); de 1992 a 1997, foi Professor da Universidade do Cabo Ocidental da Cidade do Cabo; de 2000 a 2013, foi Professor na Universidade do Cabo; de 2014 a 2023, foi Investigador Associado Honorário, da Unidade de Governança Democrática e Direitos, na Universidade da Cidade do Cabo. De 2017 a 2023 foi Investigador Honorário do Conselho de Pesquisa em Ciências Humanas, na Cidade do Cabo. Das obras mais recentes, destacam-se: “Voices of Liberation: Samora Machel. Leader and Liberator in Southern Africa“, editado com David Hedges (HSRC, 2024); “A Dictionary of Mozambican History and Society“, com Amélia Neves de Souto (HSRC, 2022); e “Nestor Makhno and Rural Anarchism in Ukraine, 1917-1921” (Pluto Press, 2020).
Tempo
(Sexta-feira) 5:30 pm - 7:00 pm
Localização
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Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
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