Créditos
Imagens do site
HOMEPAGE – IMAGEM 1
Autor desconhecido, “Campanha de Humberto Delgado às Eleições Presidenciais de 1958”, Maio de 1958. Fotografia, preto e branco, 11,9 x 18,1 cm. CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_49170 (2017-7-28). Documentos Abel Salazar / Casa Museu Abel Salazar. [link]
HOMEPAGE – IMAGEM 2
Joshua Benoliel (1873-1932), Afonso Costa no grupo dos portadores do protesto republicano às Cortes, Junho de 1906. Negativo de gelatina e prata em vidro, 9 x 12 cm. Arquivo Municipal de Lisboa. Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/JBN/001421.
HOMEPAGE – IMAGEM 3 / CRÉDITOS
Nuno Mendonça, “Primeiro de Maio de 1974: Mário Soares e Álvaro Cunhal, no meio da multidão”, 1 de Maio de 1974. Fotografia, preto e branco. CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_114590 (2017-7-28). Arquivo Mário Soares / Fundação Mário Soares. [link]
HOMEPAGE – IMAGEM 4
José Maria da Costa Neves. “Planta da cidade de Lisboa, ca 1860”, ca 1860. Litografia, preto e branco, 35,30 x 57,90 cm. Biblioteca Nacional de Portugal.
HOMEPAGE – IMAGEM 5
Mário Varela Gomes, “População e militares durante o cerco ao Quartel do Carmo”, 25 de Abril de 1974. Fotografia, preto e branco. CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_151075 (2017-7-28). Fundação Mário Soares. [link]
HOMEPAGE – IMAGEM 6
Júlio Santos. “Revolução de 5 de Outubro de 1910 – Acampamento das forças revolucionárias junto ao Quartel de Artilharia”, 1911. Typ. Anuário Comercial, Lisboa. Postal, azul, 9 x 14 cm. Biblioteca Nacional de Portugal.
PORQUÊ O IHC
Bernhard Stärck, Arco da Rua Augusta em Lisboa, 2016. Fotografia, cor. Pixabay [link]
MISSÃO
Joshua Benoliel (1873-1932), A revolução republicana, José Relvas proclama a República da varanda da Câmara Municipal, 5 de Outubro de 1910. Negativo de gelatina e prata em vidro, 9 x 12 cm. Arquivo Municipal de Lisboa. Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/JBN/000484.
ORGANIZAÇÃO
Autor desconhecido. “A leitura da proclamação da República na sessão inaugural das Constituintes”, 9 de Junho de 1911. Postal, preto e branco, 9 x 14 cm. Biblioteca Nacional de Portugal.
INVESTIGADORES
Menezes Ferreira (1889-1936). “Um orfeon de recrutas”, 1912. Postal, cor, 9,5 x 14,5 cm. Lisboa: Papelaria e Tipografia Guedes. Biblioteca Nacional de Portugal.
CONTACTOS
Peter Häll. “Aparelho de telefone Ericsson”. Fotografia, cor. Tekniska Museet / Digitalt Museum. Referência: TEKS0004054. Attribution (CC BY) [link]
DOCUMENTAÇÃO
Madre de Deus, Faustino José da (1773-1833), coment. aud. “Constituição, 1822”, 1823. Lisboa: Typografia Maigrense. Biblioteca Nacional de Portugal.
DOSSIER DE IMPRENSA
Raphael Bordallo Pinheiro (1846-1905), “Quarta Feira de Cinzas”, 1883. Páginas de “Parodia: Comedia portugueza” (N.º 7, 25 de Fevereiro de 1903, pp. 4-5). Hemeroteca Municipal de Lisboa.
GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO
GRUPO HISTÓRIA POLÍTICA COMPARADA
Autor desconhecido. Manifestação popular em Lisboa de regozijo pelo fim da II Guerra Mundial, 8 de Maio de 1945. Fotografia, preto e branco.
GRUPO ECONOMIA e SOCIEDADE
Fábrica têxtil em Portugal. Fotografias das Actividades do Plano Marshall na Europa e África ca. 1948 – ca. 1989. Arquivos Nacionais dos EUA em College Park [link]
GRUPO CIÊNCIA: ESTUDOS DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E CULTURA CIENTÍFICA
Como Arnaldo Ressano viu os sabios do Congresso de Zoologia. Página de “O Notícias Ilustrado” – Edição Semanal do Diário de Notícias, 29 de Setembro de 1935 (Ano VIII, Série II, Nº 381). Arquivo do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
GRUPO HISTÓRIA, TERRITÓRIO E AMBIENTE
Raphael Bordallo Pinheiro (1846-1905), “A Ponte”, 1883. Páginas de “O António Maria” (N.º 207, 17 de Maio de 1883, pp. 156-157). Hemeroteca Municipal de Lisboa.
GRUPO CULTURA, IDENTIDADES E PODER
Autor desconhecido, Cinema São Jorge, sem data. Fotografia, preto e branco, 11,6 x 16,5 cm. CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_123006 (2017-7-27). Documentos Mário e Alice Chicó – Sílvia Chicó / Fundação Mário Soares. [link]
LINHAS TEMÁTICAS
LINHA HISTÓRIAS CONECTADAS
Arquivo O Século, “Repressão sobre mulheres grevistas”, 28 de Julho de 1943. CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_114905 (2017-7-28). Arquivo Mário Soares / Fundação Mário Soares. [link]
LINHA COLONIALISMO, ANTI-COLONIALISMO E PÓS-COLONIALISMO
Autor desconhecido. “Guerra Colonial: tropas coloniais no Cais da Rocha do Conde d’Óbidos”, sem data. CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_114823 (2017-7-28). Arquivo Mário Soares / Fundação Mário Soares. [link]
LINHA MUNDOS PRECÁRIOS E SUSTENTABILIDADE
Autor desconhecido, “Ceifeiras no Alentejo“, 1969. CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_114423 (2018-7-17). Arquivo Mário Soares / Fundação Mário Soares. [link]
LINHA MEDIAÇÕES MODERNAS
Autor desconhecido. “Malangatana durante as filmagens de “Ao menos deixem-me subir às palmeiras”“, sem data. CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_116369 (2018-7-17). DMT – Documentos Malangatana / Fundação Mário Soares. [link]
LINHA USOS DO PASSADO
Rosa Cabecinhas e Alcino Cunha, “Carnaval de Podence, Portugal”, 2009. Fotografia, cores. Flickr. CC BY-SA 2.0. [link]
PROJECTOS
Autor desconhecido. Prática desportiva com atletas do Clube Internacional de Foot-Ball (C.I.F.), sem data. Arquivo Histórico do Comité Olímpico de Portugal. Referência: PT/COP/FOT/P/0001/00003.
PRÉMIOS
Autor desconhecido, Abertura dos XIV Jogos Olímpicos em Londres, 1948. Daily Herald Archive. Fonte: Flickr – National Science and Media Museum. [link]
PUBLICAÇÕES
Joshua Benoliel (1873-1932), Teófilo Braga no seu gabinete de trabalho, 1910. Negativo de gelatina e prata em vidro, 9 x 12 cm. Arquivo Municipal de Lisboa. Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/JBN/002300.
EDIÇÕES
Oliveira Martins, J.P. Portugal contemporaneo – 3ª Edição (posthuma). Lisboa: Livraria de Antonio Maria Pereira, 1895. Biblioteca Nacional de Portugal.
FORMAÇÃO
Joshua Benoliel (1873-1932), Crianças da colónia balnear, 1912. Negativo de gelatina e prata em vidro, 9 x 12 cm. Arquivo Municipal de Lisboa. Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/JBN/001463.
SOCIEDADE
FraLiss, Grafito do ícone da Revolução dos Cravos de 1974, Fernando José Salgueiro Maia, numa parede de Lisboa para comemorar o 40º aniversário deste evento, 2014. Fotografia, cor. Wikimedia Commons. CC BY-SA 3.0. [link]
NOTÍCIAS
Joshua Benoliel (1873-1932), Descarrilamento de um eléctrico que embateu contra o nº 81 da rua da Misericórdia, 3 de Março de 1910. Negativo de gelatina e prata em vidro, 9 x 12 cm. Arquivo Municipal de Lisboa. Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/JBN/002139.
OPORTUNIDADES
Joshua Benoliel (1873-1932), Corrida de automóveis e motocicletas em rampa, da Ponte Nova à Cruz das Oliveiras, 10 de Julho de 1910. Negativo de gelatina e prata em vidro, 9 x 12 cm. Arquivo Municipal de Lisboa. Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/JBN/001678.
AGENDA
Joshua Benoliel (1873-1932), Carnaval em Lisboa, 1911. Negativo de gelatina e prata em vidro, 9 x 12 cm. Arquivo Municipal de Lisboa. Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/JBN/002038.
RECURSOS
Autor desconhecido. Capa da “Ilustração Portuguesa” (2ª Série, N.º 11, 7 de Maio de 1906). Hemeroteca Municipal de Lisboa.
Pesquisa
Agenda
março, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
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Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
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Outros
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Detalhes do Evento
O livro de Fernando Rosas vai ser apresentado em Vila Franca de Xira, no Museu do Neo-Realismo, com moderação de António Carvalho.
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Detalhes do Evento
O livro de Fernando Rosas vai ser apresentado em Vila Franca de Xira, no Museu do Neo-Realismo, com moderação de António Carvalho.
Direitas Velhas, Direitas Novas
Este é um livro sobre a história das ideias políticas. Mais concretamente, sobre a história das ideias da extrema‑direita na Europa ocidental do pós‑Segunda Guerra Mundial. Como sobreviveram, se adaptaram ou se transformaram após a derrota dos fascismos — o seu cânone ideológico — em 1945.
Em Direitas Velhas, Direitas Novas, o historiador Fernando Rosas analisa a evolução das organizações da extrema‑direita herdeiras do fascismo paradigmático das décadas de 1930 e 1940, nos seus contextos históricos, económico‑sociais, políticos e culturais. Assim podemos compreender as permanências e as mudanças, as divisões e as reunificações, os anos de marginalidade e recuo, e os períodos — sempre inesperados — de reemergência. E podemos, finalmente, responder à questão controversa e por demais actual sobre a natureza, as origens e os perigos da extrema‑direita emergente.
Nos momentos cruciais de crise, de regressão e de decadência das instituições e das referências ideológicas, as direitas velhas e as novas extremas‑direitas reencontram‑se ciclicamente para salvaguardar privilégios e impor pela força as soluções a que a resistência política e social faz frente.
A sessão conta com a presença do autor e moderação de António Carvalho, co-curador da exposição Resistir! Os Portugueses no Sistema Concentracionário do III Reich, patente no piso 1 do Museu do Neo-Realismo.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sábado) 4:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Museu do Neo-Realismomuseuneorrealismo@cm-vfxira.pt Rua Alves Redol, 45 — 2600-099 Vila Franca de Xira
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