Estudos Avançados
Plataforma de Estudos Avançados
A Plataforma de Estudos Avançados (PEA) do IHC tem como objectivo enquadrar o trabalho desenvolvido pelo IHC a nível da formação doutoral e criar um espaço comum aos doutorandos/as que têm o IHC como instituição de acolhimento dos seus doutoramentos, independente dos diferentes programas doutorais em que estão inscritos. Promove diversas actividades dirigidas a e co-organizadas pelos doutorandos/as. Nas suas competências, enquadram-se também o acolhimento de estagiários/as e a promoção de Bolsas de Iniciação à Investigação.
Programas Doutorais
O IHC encontra-se associado a cinco programas doutorais: quatro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e um na Universidade de Évora (que é dirigido por Maria de Fátima Nunes).
- Programa de Doutoramento em História (NOVA FCSH)
- Programa de Doutoramento em Estudos sobre a Globalização (NOVA FCSH)
- Programa de Doutoramento em Antropologia (NOVA FCSH / Iscte-IUL)
- Programa de Doutoramento em Literaturas e Culturas Modernas (NOVA FCSH)
- Programa de Doutoramento em História e Filosofia da Ciência (Universidade de Évora)
IHC Summer School
A IHC Summer School é organizada pelo pólo do IHC na Universidade de Évora. Cada edição desenvolve-se em torno de um tema e é aberta à participação de doutorandos/as provenientes de qualquer instituição.
- Edição 2019: Museus, Colecções e Património: Materialidades Globais
- Edição 2022: Museus hoje: Das colecções do passado às colecções do futuro
Oficina Doutoral Anual
A Oficina Doutoral Anual é co-organizada, anualmente, por doutorandos/as assessorados por doutorados/as (mentores).
- Edição 2021 — Os Desafios da História Global
- Edição 2022 — As Linhas com que se Cose a Memória: Parte I / Parte II
Conferência José Medeiros Ferreira
A Conferência José Medeiros Ferreira assinala o arranque do ano lectivo do Programa de Doutoramento em História na NOVA FCSH, sendo rotativamente organizada pelas diversas unidades de investigação em História da faculdade. Homenageia o historiador do IHC, falecido em 2014.
Conferências organizadas pelo IHC:
- 2017 — Conferência inaugural — David Priestland (University of Oxford): Visions of October: 1917 from Bolshevism to Post-Crisis Capitalism [link] [vídeo]
- 2020 — Duncan Simpson (ICS — Universidade de Lisboa): A sociedade portuguesa e a PIDE: reflexões metodológicas e resultados de uma investigação em curso [link]
- 2023 — Sue Onslow (King’s College London): The Monarchy and the Commonwealth [link]
Seminário de Teses de Doutoramento
Ciclo de seminários onde se debatem os trabalhos de investigação em curso de forma crítica e construtiva.
Em cada sessão são discutidas duas investigações de doutoramento em curso, com apresentações de 10 minutos, seguidas pelos comentários de comentadores/as por apresentação (um doutorando/a e um investigador/a doutorado do IHC) e uma discussão colectiva construtiva. Os participantes fornecem previamente um texto, que poderá ser: (i) uma proposta de investigação submetida à FCT ou ao IHC para obtenção de bolsa, (ii) o trabalho final de curso apresentado no final da parte lectiva do doutoramento, (iii) um capítulo da futura tese de doutoramento, (iv) a introdução ou conclusão da mesma.
A leitura prévia do texto é condição de participação nas sessões, que decorrem sobretudo online, via Zoom.
Projectos de Doutoramento em Curso
Lista dos projectos de doutoramento em curso no IHC no ano de 2022:
- Alexandre de Sousa — “Os congressos do Partido Republicano Português”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Paulo Jorge Fernandes.
- António João — “A criminalização das práticas homossexuais ao tempo do Estado Novo: poderes, saberes e experiência”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de José Neves e Tiago Pires Marques.
- Bruna Oliveira Santiago — “Produção e circulação de periódicos ilustrados em Portugal e no Brasil durante a segunda metade do século XIX: agentes e espaços”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Daniel Alves e Anais Flechet.
- Catarina Teixeira — “O ‘Museu de Anatomia’ da Faculdade de Medicina de Lisboa (1825-1970): a biografia de um acervo invisível”, Doutoramento em História e Filosofia da Ciência, orientação de Elisabete Pereira.
- Cristina Marques — “O Instituto Superior Técnico e a Internacionalização de Escolas Universitárias. Políticas Científicas e Práticas Laboratoriais (1945-1974)”, Doutoramento em História e Filosofia da Ciência, orientação de Maria de Fátima Nunes e Quintino Lopes.
- Daniel Freire Santos — “Vou à bola! Culturas Adeptas, Economia Política e Estado na História do Futebol em Portugal (1910-2020)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de José Neves e Nuno Domingos.
- Diogo Ferreira — “Setúbal entre Guerras (1919-1945): Um itinerário de história local”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Ana Paula Pires.
- Eduardo Relvas — “Fiat automobilitas: Industry, resistances and technopolitics in post-World War II Europe”, Doutoramento em História e Filosofia da Ciência na Universidade de Évora, orientação de Quintino Lopes e Maria Luísa Sousa.
- Gil Gonçalves — “Populismo, Carisma e acção colectiva – lideranças políticas no Portugal do século XX”, Doutoramento em Estudos Sobre a Globalização na NOVA FCSH, orientação de José Neves.
- Henrique Oliveira — “A Ponte Sobre o Tejo e a Construção do Portugal Moderno (1959-1974)”, Doutoramento em Estudos Sobre a Globalização na NOVA FCSH, orientação de José Neves e Tiago Saraiva.
- Henrique Entratice — “Sobreviver em confinamento museológico: bonecas karajá, diplomacia cultural e memória ameríndia”, Doutoramento em Antropologia na NOVA FCSH, orientação de Paula Godinho, Ema Pires e Manuel Lima Filho.
- Inês José — “Alimentar na Guerra e na Paz: Os impactos económicos e sociais da escassez”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Ana Paula Pires.
- Inês Ferreira de Almeida — “Corpos Femininos, Presos Políticos: A Violência Policial face às Mulheres na Resistência ao Regime Fascista”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Giulia Strippoli e Maria Alice Samara.
- Joana Beato Ribeiro— “Identidade(s) científica(s): o património documental de Fernando da Silva Correia (1893-1966)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Maria de Lurdes Rosa, Maria de Fátima Nunes e Paula Ochôa.
- Joana Matias — “Arquivo reparativo: publicações independentes e a historiografia queer portuguesa”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Rita Luís.
- João Luiz dos Santos Junior — “Presentismo e historicismo na historiografia da Antropologia: representações da produção vitoriana no século XX”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Frederico Delgado Rosa.
- João Luís Sequeira — “Humanizar a arqueologia industrial – Desigualdade, identidade e conflito na fábrica e as inter-relações no património arqueológico industrial do Século XX”, Doutoramento em História e Património na Universidade do Minho, orientação de José Manuel Lopes Cordeiro.
- João Pedro Santos — “Industrialização e Desindustrialização na Região de Setúbal – Para uma História Cultural do Trabalho”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de José Neves e Pedro Ramos Pinto.
- João Peixoto — “Medicina e Património cultural em Tomar: o caso do Dr. José Vieira da Silva Guimarães”, Doutoramento em História e Filosofia da Ciência na Universidade de Évora, orientação de Ana Cristina Martins.
- Joaquim Melon Simões — “O Conselho de Saúde Pública e as políticas sanitárias oitocentistas (1837-1868)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Paulo Jorge Fernandes.
- Jorge Mano Torres — “O Instituto Nacional do Trabalho e Previdência e o Corporativismo Português (1933-1974)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Paula Borges Santos e Fátima Moura Ferreira.
- José Augusto Pereira — “O império Português e as Migrações: o caso de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe entre 1930 e 1974”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Raquel Varela, Leo Lucasen e Jorge Fontes.
- José Caetano — [título da tese em falta] Doutoramento em História e Filosofia da Ciência na Universidade de Évora, orientação de Maria de Fátima Nunes.
- Leonor Pires Martins — “Amílcar Cabral, uma biografia das biografias”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de José Neves e Rui Lopes.
- Luísa Seixas — “História e(m) comunidade: morfologias, potencialidades e limites”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Maria Fernanda Rollo e Maria Inês Queiroz.
- Maria José Oliveira — “A emigração económica portuguesa na Guerra Civil de Espanha. Galiza e nas Astúrias (1936-1945): combatentes pela República, vítimas do Franquismo”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Fernando Rosas e Rubén Veja Garcia.
- Maria Manuela Gomes — “A Fotografia de Amador e de Salão em Portugal, através da Secção de Fotografia do Grupo Desportivo da C.U.F. (1951-1963)”, Doutoramento em História da Arte na NOVA FCSH, orientação de Filomena Serra, Margarida Medeiros e Maria Emília Baptista.
- Mariana Almeida — “O azulejo Português em Cabo Verde”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Rosa Varela Gomes.
- Mariana Rei — “Das capitais do têxtil às capitais da cultura: classes, património e (i)mobilidades no contexto Guimarães-Lille”, Doutoramento em Antropologia na NOVA FCSH, orientação de Paula Godinho, José Manuel Lopes Cordeiro e Florence Hachez-Leroy.
- Mariana Castro — “Contrabando na Fronteira: Controlo, Repressão e Resistência (1919-1949)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Paula Borges Santos e Ana Paula Pires.
- Miguel Pedras — “O marquês de Soveral: ação política e diplomática (1891-1910)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Pedro Urbano e Jane Ridley.
- Miguel Filipe Silva — “À Urna pelo Socialismo! Ação Política e Municipal do Partido Socialista da Cidade do Porto (1910-1926)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Pedro Aires Oliveira e José Maciel Honrado Santos.
- Natália Melo — “Um papel para os museus e centros de ciência da Península Ibérica: explorar novos caminhos de comunicação das Alterações Climáticas”, Doutoramento História e Filosofia da Ciência na Universidade de Évora, orientação de Maria Fátima Nunes, Anabela Carvalho e Pedro Casaleiro.
- Pamela Peres Cabreira — “Mulheres da Sogantal em luta: autogestão e operariado durante o período revolucionário português (1974-1985)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Virgínia Baptista e Raquel Varela.
- Paulo Alexandre Alves — ““Altos funcionários do Estado” e “Príncipes da Igreja”: o episcopado na Monarquia constitucional portuguesa (1848-1910)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Daniel Alves e Sérgio Ribeiro Pinto.
- Paulo Jorge — “A resistência ao Estado Novo no concelho de Almada (1961-1974)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Pedro Aires Oliveira e Maria Alice Samara.
- Pedro Mota Tavares — “Produção, circulação e consumo: sistemas agrícolas e estratificação social na fronteira de Trás-os-Montes (1756-1864)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Daniel Alves e Hortensio Correa.
- Pedro Rei — “A Esquerda Católica e os Cristãos pelo Socialismo em Portugal”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de José Neves.
- Raquel Afonso — “Homossexualidade, lesbianismo e resistência nas ditaduras ibéricas do século XX: estudos de caso em comparação”, Doutoramento em Antropologia na NOVA FCSH, orientação de Fernando Cascais.
- Rebeca Ávila — “Brasil, Cuba e as violências políticas em África. Colonialidade e racialidade durante a Guerra Fria (1961-1988)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Aurora Almada e Santos e Waldo Ansaldi.
- Rita Lucas Narra — “A Criação do “Terceiro Mundo”: Um Estudo a Partir do Fim do Império Colonial Português”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de José Neves.
- Rui Aballe Vieira — “Soldados invisíveis: Combatentes Portugueses na Guerra Civil de Espanha (1936-1939)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Pedro Aires Oliveira.
- Sofia Lisboa — “O Museu Nacional Resistência e Liberdade (Peniche) e a Memória da Violência Política do Século XX: Estudo Comparado entre Portugal, a África do Sul e o Chile”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de José Neves.
- Sofia Victorino — “Decolonising Contemporary Art Institutions: The Role of Socially Engaged Practices and Global Networks of Solidarity”, Doutoramento em Estudos sobre a Globalização na NOVA FCSH, orientação de Manuela Ribeiro Sanches e Michael Newman.
- Tomás Diel — “Por bem ou por Mao: o pensamento maoísta na construção política da União Nacional para a Independência Total de Angola (1966 – 1975)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Pedro Aires Oliveira.
- Wilson Ricardo Mingorance — “Arquivos de Governação Colonial e Pós-Colonial: percursos e histórico de custódia entre Portugal e Brasil durante os séculos XIX e XX”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Ana Canas e Paulo Jorge Fernandes.
- Wynton Guess — “Making Up Trap, A History of Trap Music, Youth Culture and the 2008 crisis”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Rui Cidra, Marcos Cardão e José Neves.
Projectos de Doutoramento Concluídos
Aqui será publicada uma lista de todos os projectos de doutoramento que foram acolhidos pelo IHC e que já terminaram, com a defesa bem-sucedida da Tese de Doutoramento. A lista é o mais exaustiva possível, mas poderá ter algumas falhas. Se detectar alguma, entre em contacto connosco via comunicacao.ihc@fcsh.unl.pt.
Pesquisa
Notícias
“Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar” chega a Portugal
Abr 30, 2025
A longa-metragem de ficção de José Filipe Costa vai estrear no Indie Lisboa
Víctor Barros e Aurora Almada e Santos contribuem para nova exposição no Museu do Aljube
Abr 22, 2025
“Antes de ser independência foi luta de libertação” foi recentemente inaugurada no Museu do Aljube
Cláudia Ninhos em Bruxelas a convite da Comissão Europeia
Abr 16, 2025
Participou no Fórum da Sociedade Civil sobre o Combate ao Anti-Semitismo