Estudos Avançados

Plataforma de Estudos Avançados

 

A Plataforma de Estudos Avançados (PEA) do IHC tem como objectivo enquadrar o trabalho desenvolvido pelo IHC a nível da formação doutoral e criar um espaço comum aos doutorandos/as que têm o IHC como instituição de acolhimento dos seus doutoramentos, independente dos diferentes programas doutorais em que estão inscritos. Promove diversas actividades dirigidas a e co-organizadas pelos doutorandos/as. Nas suas competências, enquadram-se também o acolhimento de estagiários/as e a promoção de Bolsas de Iniciação à Investigação.

Programas Doutorais

 

O IHC encontra-se associado a cinco programas doutorais: quatro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e um na Universidade de Évora (que é dirigido por Maria de Fátima Nunes).

 

  1. Programa de Doutoramento em História (NOVA FCSH)
  2. Programa de Doutoramento em Estudos sobre a Globalização (NOVA FCSH)
  3. Programa de Doutoramento em Antropologia (NOVA FCSH / Iscte-IUL)
  4. Programa de Doutoramento em Literaturas e Culturas Modernas (NOVA FCSH)
  5. Programa de Doutoramento em História e Filosofia da Ciência (Universidade de Évora)
IHC Summer School

 

A IHC Summer School é organizada pelo pólo do IHC na Universidade de Évora. Cada edição desenvolve-se em torno de um tema e é aberta à participação de doutorandos/as provenientes de qualquer instituição.

 

  • Edição 2019: Museus, Colecções e Património: Materialidades Globais
  • Edição 2022: Museus hoje: Das colecções do passado às colecções do futuro
Oficina Doutoral Anual

 

A Oficina Doutoral Anual é co-organizada, anualmente, por doutorandos/as assessorados por doutorados/as (mentores).

 

Conferência José Medeiros Ferreira

 

A Conferência José Medeiros Ferreira assinala o arranque do ano lectivo do Programa de Doutoramento em História na NOVA FCSH, sendo rotativamente organizada pelas diversas unidades de investigação em História da faculdade. Homenageia o historiador do IHC, falecido em 2014.

Conferências organizadas pelo IHC:

 

  • 2017 — Conferência inaugural — David Priestland (University of Oxford): Visions of October: 1917 from Bolshevism to Post-Crisis Capitalism [link] [vídeo]
  • 2020 — Duncan Simpson (ICS — Universidade de Lisboa): A sociedade portuguesa e a PIDE: reflexões metodológicas e resultados de uma investigação em curso [link]
Seminário de Teses de Doutoramento

 

Ciclo de seminários onde se debatem os trabalhos de investigação em curso de forma crítica e construtiva.

Em cada sessão são discutidas duas investigações de doutoramento em curso, com apresentações de 10 minutos, seguidas pelos comentários de comentadores/as por apresentação (um doutorando/a e um investigador/a doutorado do IHC) e uma discussão colectiva construtiva. Os participantes fornecem previamente um texto, que poderá ser: (i) uma proposta de investigação submetida à FCT ou ao IHC para obtenção de bolsa, (ii) o trabalho final de curso apresentado no final da parte lectiva do doutoramento, (iii) um capítulo da futura tese de doutoramento, (iv) a introdução ou conclusão da mesma.

A leitura prévia do texto é condição de participação nas sessões, que decorrem sobretudo online, via Zoom.

Projectos de Doutoramento em Curso

 

Lista dos projectos de doutoramento em curso no IHC no ano de 2022:

 

  1. Alexandre de Sousa — “Os congressos do Partido Republicano Português”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Paulo Jorge Fernandes.
  2. António João — “A criminalização das práticas homossexuais ao tempo do Estado Novo: poderes, saberes e experiência”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de José Neves e Tiago Pires Marques.
  3. Bruna Oliveira Santiago — “Produção e circulação de periódicos ilustrados em Portugal e no Brasil durante a segunda metade do século XIX: agentes e espaços”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Daniel Alves e Anais Flechet.
  4. Catarina Teixeira — “O ‘Museu de Anatomia’ da Faculdade de Medicina de Lisboa (1825-1970): a biografia de um acervo invisível”, Doutoramento em História e Filosofia da Ciência, orientação de Elisabete Pereira.
  5. Cristina Marques — “O Instituto Superior Técnico e a Internacionalização de Escolas Universitárias. Políticas Científicas e Práticas Laboratoriais (1945-1974)”, Doutoramento em História e Filosofia da Ciência, orientação de Maria de Fátima Nunes e Quintino Lopes.
  6. Daniel Freire Santos — “Vou à bola! Culturas Adeptas, Economia Política e Estado na História do Futebol em Portugal (1910-2020)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de José Neves e Nuno Domingos.
  7. Diogo Ferreira — “Setúbal entre Guerras (1919-1945): Um itinerário de história local”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Ana Paula Pires.
  8. Eduardo Relvas — “Fiat automobilitas: Industry, resistances and technopolitics in post-World War II Europe”, Doutoramento em História e Filosofia da Ciência na Universidade de Évora, orientação de Quintino Lopes e Maria Luísa Sousa.
  9. Gil Gonçalves — “Populismo, Carisma e acção colectiva – lideranças políticas no Portugal do século XX”, Doutoramento em Estudos Sobre a Globalização na NOVA FCSH, orientação de José Neves.
  10. Henrique Oliveira — “A Ponte Sobre o Tejo e a Construção do Portugal Moderno (1959-1974)”, Doutoramento em Estudos Sobre a Globalização na NOVA FCSH, orientação de José Neves e Tiago Saraiva.
  11. Henrique Entratice — “Sobreviver em confinamento museológico: bonecas karajá, diplomacia cultural e memória ameríndia”, Doutoramento em Antropologia na NOVA FCSH, orientação de Paula Godinho, Ema Pires e Manuel Lima Filho.
  12. Inês José — “Alimentar na Guerra e na Paz: Os impactos económicos e sociais da escassez”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Ana Paula Pires.
  13. Inês Ferreira de Almeida — “Corpos Femininos, Presos Políticos: A Violência Policial face às Mulheres na Resistência ao Regime Fascista”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Giulia Strippoli e Maria Alice Samara.
  14. Joana Beato Ribeiro— “Identidade(s) científica(s): o património documental de Fernando da Silva Correia (1893-1966)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Maria de Lurdes Rosa, Maria de Fátima Nunes e Paula Ochôa.
  15. Joana Matias — “Arquivo reparativo: publicações independentes e a historiografia queer portuguesa”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Rita Luís.
  16. João Luiz dos Santos Junior — “Presentismo e historicismo na historiografia da Antropologia: representações da produção vitoriana no século XX”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Frederico Delgado Rosa.
  17. João Luís Sequeira — “Humanizar a arqueologia industrial – Desigualdade, identidade e conflito na fábrica e as inter-relações no património arqueológico industrial do Século XX”, Doutoramento em História e Património na Universidade do Minho, orientação de José Manuel Lopes Cordeiro.
  18. João Pedro Santos — “Industrialização e Desindustrialização na Região de Setúbal – Para uma História Cultural do Trabalho”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de José Neves e Pedro Ramos Pinto.
  19. João Peixoto — “Medicina e Património cultural em Tomar: o caso do Dr. José Vieira da Silva Guimarães”, Doutoramento em História e Filosofia da Ciência na Universidade de Évora, orientação de Ana Cristina Martins.
  20. Joaquim Melon Simões — “O Conselho de Saúde Pública e as políticas sanitárias oitocentistas (1837-1868)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Paulo Jorge Fernandes.
  21. Jorge Mano Torres — “O Instituto Nacional do Trabalho e Previdência e o Corporativismo Português (1933-1974)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Paula Borges Santos e Fátima Moura Ferreira.
  22. José Augusto Pereira — “O império Português e as Migrações: o caso de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe entre 1930 e 1974”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Raquel Varela, Leo Lucasen e Jorge Fontes.
  23. José Caetano — [título da tese em falta] Doutoramento em História e Filosofia da Ciência na Universidade de Évora, orientação de Maria de Fátima Nunes.
  24. Leonor Pires Martins — “Amílcar Cabral, uma biografia das biografias”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de José Neves e Rui Lopes.
  25. Luísa Seixas — “História e(m) comunidade: morfologias, potencialidades e limites”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Maria Fernanda Rollo e Maria Inês Queiroz.
  26. Maria José Oliveira — “A emigração económica portuguesa na Guerra Civil de Espanha. Galiza e nas Astúrias (1936-1945): combatentes pela República, vítimas do Franquismo”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Fernando Rosas e Rubén Veja Garcia.
  27. Maria Manuela Gomes — “A Fotografia de Amador e de Salão em Portugal, através da Secção de Fotografia do Grupo Desportivo da C.U.F. (1951-1963)”, Doutoramento em História da Arte na NOVA FCSH, orientação de Filomena Serra, Margarida Medeiros e Maria Emília Baptista.
  28. Mariana Almeida — “O azulejo Português em Cabo Verde”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Rosa Varela Gomes.
  29. Mariana Rei — “Das capitais do têxtil às capitais da cultura: classes, património e (i)mobilidades no contexto Guimarães-Lille”, Doutoramento em Antropologia na NOVA FCSH, orientação de Paula Godinho, José Manuel Lopes Cordeiro e Florence Hachez-Leroy.
  30. Mariana Castro — “Contrabando na Fronteira: Controlo, Repressão e Resistência (1919-1949)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Paula Borges Santos e Ana Paula Pires.
  31. Miguel Pedras — “O marquês de Soveral: ação política e diplomática (1891-1910)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Pedro Urbano e Jane Ridley.
  32. Miguel Filipe Silva — “À Urna pelo Socialismo! Ação Política e Municipal do Partido Socialista da Cidade do Porto (1910-1926)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Pedro Aires Oliveira e José Maciel Honrado Santos.
  33. Natália Melo — “Um papel para os museus e centros de ciência da Península Ibérica: explorar novos caminhos de comunicação das Alterações Climáticas”, Doutoramento História e Filosofia da Ciência na Universidade de Évora, orientação de Maria Fátima Nunes, Anabela Carvalho e Pedro Casaleiro.
  34. Pamela Peres Cabreira — “Mulheres da Sogantal em luta: autogestão e operariado durante o período revolucionário português (1974-1985)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Virgínia Baptista e Raquel Varela.
  35. Paulo Alexandre Alves — ““Altos funcionários do Estado” e “Príncipes da Igreja”: o episcopado na Monarquia constitucional portuguesa (1848-1910)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Daniel Alves e Sérgio Ribeiro Pinto.
  36. Paulo Jorge — “A resistência ao Estado Novo no concelho de Almada (1961-1974)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Pedro Aires Oliveira e Maria Alice Samara.
  37. Pedro Mota Tavares — “Produção, circulação e consumo: sistemas agrícolas e estratificação social na fronteira de Trás-os-Montes (1756-1864)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Daniel Alves e Hortensio Correa.
  38. Pedro Rei — “A Esquerda Católica e os Cristãos pelo Socialismo em Portugal”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de José Neves.
  39. Raquel Afonso — “Homossexualidade, lesbianismo e resistência nas ditaduras ibéricas do século XX: estudos de caso em comparação”, Doutoramento em Antropologia na NOVA FCSH, orientação de Fernando Cascais.
  40. Rebeca Ávila — “Brasil, Cuba e as violências políticas em África. Colonialidade e racialidade durante a Guerra Fria (1961-1988)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Aurora Almada e Santos e Waldo Ansaldi.
  41. Rita Lucas Narra — “A Criação do “Terceiro Mundo”: Um Estudo a Partir do Fim do Império Colonial Português”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de José Neves.
  42. Rui Aballe Vieira — “Soldados invisíveis: Combatentes Portugueses na Guerra Civil de Espanha (1936-1939)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Pedro Aires Oliveira.
  43. Sofia Lisboa — “O Museu Nacional Resistência e Liberdade (Peniche) e a Memória da Violência Política do Século XX: Estudo Comparado entre Portugal, a África do Sul e o Chile”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de José Neves.
  44. Sofia Victorino — “Decolonising Contemporary Art Institutions: The Role of Socially Engaged Practices and Global Networks of Solidarity”, Doutoramento em Estudos sobre a Globalização na NOVA FCSH, orientação de Manuela Ribeiro Sanches e Michael Newman.
  45. Tomás Diel — “Por bem ou por Mao: o pensamento maoísta na construção política da União Nacional para a Independência Total de Angola (1966 – 1975)”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Pedro Aires Oliveira.
  46. Wilson Ricardo Mingorance — “Arquivos de Governação Colonial e Pós-Colonial: percursos e histórico de custódia entre Portugal e Brasil durante os séculos XIX e XX”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Ana Canas e Paulo Jorge Fernandes.
  47. Wynton Guess — “Making Up Trap, A History of Trap Music, Youth Culture and the 2008 crisis”, Doutoramento em História na NOVA FCSH, orientação de Rui Cidra, Marcos Cardão e José Neves.

 

Projectos de Doutoramento Concluídos

 

Aqui será publicada uma lista de todos os projectos de doutoramento que foram acolhidos pelo IHC e que já terminaram, com a defesa bem-sucedida da Tese de Doutoramento. A lista é o mais exaustiva possível, mas poderá ter algumas falhas. Se detectar alguma, entre em contacto connosco via comunicacao.ihc@fcsh.unl.pt.

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X