Ana Cristina Martins
Biografia
Licenciada em Arqueologia e História pela Universidade Estadual de Voronezh (Rússia, 1991), e em História e Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL, 1994); com uma pós-graduação em Educação (FLUL, 1996); mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro (FLUL, 2000); doutoramento em História (ULisboa, 2006); recebeu o primeiro certificado português de pós-doutoramento em Arqueologia e Pré-História (FLUL, 2011); recebeu a primeira bolsa de pós-doutoramento portuguesa em História da Arqueologia, na Universidade NOVA de Lisboa (NOVA, 2015).
Entre 2007 e 2015, foi professora auxiliar de História e Património na Universidade Lusófona (Lisboa); Investigadora no Centro de Arqueologia da UL, onde liderou o Grupo de História da Arqueologia em Portugal, concluindo dois projectos de investigação sobre este tema (2007-2014). Investigadora (2008-2013) e investigadora de pós-doutoramento no Instituto de Investigação Científica Tropical (2013-2014), fazendo curadoria de colecções arqueológicas e desenvolvendo história da ciência. É investigadora no Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa desde 2014, integrando o Grupo ‘Ciência: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica’.
Presidente da Secção de Arqueologia da Sociedade de Geografia de Lisboa; Vice-Presidente da Assembleia-Geral da Associação de Arqueólogos Portugueses; e membro de pleno direito da Comissão Científica da Historiografia da União Internacional das Ciências Pré-Históricas e Proto-Históricas.
Áreas de Investigação
- História da Arqueologia
- História dos museus
- História e teoria do património
- Estudos de ciência e género
Publicações destacadas
—
Projectos principais
- Investigadora no projecto “Inter-Arq – Archaeology and interdisciplinarity: archaeological and historical re research on interdisciplinarity in the History of Spanish archaeology (19th and 20th centuries)” — Coordenado por Margarita Díaz-Andreu (Universitat de Barcelona) e financiado pelo Ministerio de Economia y Competitividad (Espanha). [HAR2016-80271-P] 2017-2019. [link]
- Investigadora no projecto “Una arqueología sin fronteras: los contactos internacionales de la Arqueología española en el siglo XX” — Coordenado por Margarita Díaz-Andreu (Universitat de Barcelona) e financiado pelo Ministerio de Economia y Competitividad (Espanha). [HAR2012-33403] 2013-2016. [link].
- Investigadora no projecto “O Paleolítico Médio e as origens do Homem Moderno no Sul de Moçambique” — Coordenado por Nuno Bicho (Universidade do Algarve) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. [PTDC/EPH-ARQ/4998/2012] 2012-2015.
- Coordenadora do projecto “PROMEMICI – Protagonistas e memórias das ‘missões científicas`. Arqueologia e agenda colonial portuguesa” — Acolhido pelo Instituto de Investigação Científica Tropical e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. [PTDC/IVC-HFC/5017/2012] 2012-2014
- Investigadora no projecto “Conhecimento e Visão: Fotografia no Arquivo e no Museu Colonial Português (1850-1950)” — Coordenado por Filipa Lowndes Vicente (ICS-UL) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. [PTDC/HIS-HIS/112198/2009] 2011-2014.
Pesquisa
Agenda
março, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Detalhes do Evento
Terceira jornada do projecto ARTHE, que tem como objectivo trabalhar na próxima tarefa da equipa, a produção de um Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas. ARTHE — Arquivar
Ver mais
Detalhes do Evento
Terceira jornada do projecto ARTHE, que tem como objectivo trabalhar na próxima tarefa da equipa, a produção de um Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas.
ARTHE — Arquivar o Teatro
3ª Jornada
A 3ª jornada ARTHE vai realizar-se de 26 a 28 de Março na cidade de Évora e conta com a cumplicidade do CENDREV e do pólo do IHC desta cidade, incluindo uma visita ao Laboratório HERCULES. Na jornada de reflexão pública, a equipa do projecto e as companhias participantes discutem os desafios que se colocam à realização de uma Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas — próxima tarefa da equipa.
>> Descarregar o programa (PDF) <<
“A ideia de elaborar um manual ou guia de práticas de arquivo para ser disponibilizado a companhias e divulgado por algumas instituições está presente desde o início da preparação da candidatura ao apoio da FCT a este projecto. Agora, após a criação, aplicação, validação e análise de um questionário preparado para identificar a situação dos arquivos das 18 companhias parceiras, é o momento de nos centrarmos no reconhecimento das necessidades sentidas pelas companhias e às quais podem responder as práticas de arquivo pensadas a partir das acções e dos materiais gerados no âmbito específico das artes performativas. Haverá que colher o contributo da ciência arquivística e cruzá-lo quer com as especificidades dos materiais das estruturas de criação – sem descurar tipologias várias da organicidade dos seus arquivos – quer com os usos que esses materiais e agentes propõem nas suas actividades de criação e conservação.
Esta 3a e última Jornada do ARTHE – Arquivar o Teatro (PTDC/ART-PER/1651/2021) tem lugar no CENDREV que aceitou acolher-nos no seu belo Teatro Garcia de Resende. Além da equipa de investigadores, convidámos mais uma vez as companhias parceiras, representantes das instituições que integram o projecto, consultores e convidados para a apresentação de uma primeira proposta do Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas. Ela está ainda em aberto para que o trabalho concreto a realizar durante a Jornada possa acontecer de forma a prosseguirmos devidamente informados até à produção de um instrumento que possa servir não só estruturas com longo historial de produção de arquivo, mas também estruturas mais recentes que aplicam nessa produção acções enquadradas por diferentes modalidades de gestão e de criação artística num ambiente digital.
Justifica-se, portanto, uma tarde inteiramente dedicada à discussão e troca de experiências antes de avançarmos para a fase seguinte da elaboração deste Guia.”
Maria João Brilhante — IR do projecto ARTHE
Nos dois dias que antecedem este encontro, terá lugar uma residência interna, em que os seus membros partilham os trabalhos em curso (entrevistas, teses, escrita de artigos, análise de questionários, etc,). Reflexão pública e discussão interna caminham lado a lado, sendo a residência em Évora um momento único de imersão e troca colectiva.
Contacto: arthe@letras.ulisboa.pt
Tempo
(Quinta-feira) 10:00 am - 5:30 pm
Organizador
Várias instituições
Detalhes do Evento
Ciclo de seminários integrado nas actividades da Plataforma de Estudos Avançados do IHC, onde se debatem os trabalhos de investigação em curso de forma crítica e
Ver mais
Detalhes do Evento
Ciclo de seminários integrado nas actividades da Plataforma de Estudos Avançados do IHC, onde se debatem os trabalhos de investigação em curso de forma crítica e construtiva.
Seminário de Teses de Doutoramento do IHC
Ciclo 2024
Coordenação: Catarina Teixeira, Daniel Freire Santos, Elisabete Pereira, Jacqueline Souza, João Gabriel Caia, Raquel Ribeiro e Sofia Lisboa.
O seminário reúne na última terça-feira de cada mês, entre as 10h e as 12h. As sessões decorrem via Zoom — 🔗 link de acesso.
Em cada sessão será discutida uma ou duas investigações de doutoramento em curso, seguidas pelos comentários de um doutorando/a e de um investigador/a doutorado do IHC. Por fim, há espaço para uma discussão colectiva construtiva.
PROGRAMA 2024
Sessão #1 | 27 de Fevereiro de 2024
Luís Martins – Crise Política e Conflito na Regeneração: Portugal e o Sexénio Democrático (1868- 1874)
Comentários de Pedro Mota Tavares & Pedro Urbano
Moderação de Daniel Freire Santos
Sessão #2 | 28 de Março de 2024 | [ajuste de data e horário: 16h]
Adrião Filho – Por onde anda o dinheiro do Axé? D’um capital “invisível” e suas mazelas
Comentários de Mélanie Toulhoat
Henrique Entratice – Sobreviver em confinamento museológico: bonecas karajá, diplomacia cultural e memória ameríndia
Comentários de Rodrigo Lacerda (CRIA — NOVA FCSH / IN2PAST)
Moderação de Sofia Lisboa
Sessão #3 | 30 de Abril de 2024
(a definir)
Moderação de João Gabriel Caia
Sessão #4 | 28 de Maio de 2024
Cristina Marques – Summit Científico em Lisboa: O XV Congresso Internacional de Química Pura e Aplicada (Química Analítica) em 1956
Comentários de Joana Beato Ribeiro & Augusto Fitas
Moderação de Catarina Teixeira
Tempo
(Quinta-feira) 4:00 pm - 6:00 pm
Localização
Link dedicado na plataforma Zoom
Organizador
Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Évora
Notícias
Projecto IHC-APIGRAF culmina com a publicação de uma obra em dois volumes
Mar 27, 2024
Foi lançada a obra “170 Anos do Movimento Associativo Gráfico”.
Paulo Catrica inaugura exposição no Porto
Mar 25, 2024
Inaugurou a exposição fotográfica “PPP Porosità, Poética e Política”, de Paulo Catrica.
Rui Lopes recebe bolsa do Instituto Remarque
Mar 22, 2024
Rui Lopes foi galardoado com uma Bolsa de Investigador Visitante do instituto da Universidade de Nova Iorque