História da Ciência, da Tecnologia e do Ambiente

Grupo de Investigação: História da Ciência, da Tecnologia e do Ambiente

Coordenação: Maria de Fátima Nunes

Com uma tradição de investigação no âmbito da História da Ciência, consolidada em torno do pólo do IHC na Universidade de Évora, o grupo desenvolve estudos sobre laboratórios, museus, disciplinas, objectos e colecções científicas, atendendo à envolvência internacional das práticas científicas desde o século XVIII. Os investigadores do grupo dedicam-se à história de diferentes processos de circulação de saberes, técnicas e conhecimento científico, analisando especificidades internas aos diferentes campos disciplinares, mas, também, considerando a ciência num quadro histórico geral.

Neste contexto, de resto, e atendendo ao desenvolvimento técnico e às aplicações tecnológicas da ciência nos domínios da vida humana e não-humana, o Grupo é hoje um lugar importante de encontro entre os Estudos sobre Ciência e Tecnologia e a História Ambiental. Deste encontro são expressão projectos de investigação em torno da história das florestas e das políticas florestais, bem como da história das sementes, das pragas e das fomes, ou, ainda, dos grandes incêndios. Refira-se ainda que, a nível tanto da História da Ciência como da História Ambiental, o grupo tem igualmente contribuído para o desenvolvimento e renovação da história imperial.

O grupo reúne historiadores com formação de base em história, mas, também, em ciências naturais. O Grupo dinamiza e apoia a publicação da revista HoST – Journal of History of Science and Technology. Tendo em vista a promoção da cultura científica e ambiental e as relações entre investigação e formação avançada, o Grupo dirige o programa doutoral em História e Filosofia da Ciência – especialização em Museologia (Universidade de Évora) e mantém relações estratégicas com parceiros como o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa), o Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa), o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra ou o Museu Municipal Santos Rocha (Figueira da Foz).

Objectivos

Em elaboração

Áreas de Investigação

▪ Estudos sobre ciência e tecnologia
▪ História e filosofia da ciência
▪ História ambiental
▪ Museus e colecções
▪ Circulação de saberes

Imagem: Página 589, Figura 211: Vue ideale de nuit du Palais de l’Exposition d’Electricite de Paris, en suupposant le toit central enleve. Les nouvelles conquetes de la science / Tome 1: L’électricité / par Louis Figuier (Fonte: Wellcome Collection).

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

X