Augusto José dos Santos Fitas

Ciência: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica
Contacto:
afitas@uevora.pt
Página pessoal
Biografia
Augusto José dos Santos Fitas, licenciado e doutorado em Física, agregado em História das Ideias em Física, Professor (associado) de Física e de História e Filosofia da Ciência na Universidade de Évora, encontra-se aposentado desde maio de 2012. Foi membro fundador do Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi) e actualmente é investigador do CEHFCi no IHC.
Embora os seus interesses de trabalho no domínio da Física se tenham orientado inicialmente para o estudo da geração e propagação de ondas sísmicas, sempre manteve actividade na História e Filosofia da Ciência, área científica que, desde há quinze anos, constitui a sua «área maior» de investigação. Tem desenvolvido investigação sobre História e Filosofia da Ciência (Física e Matemática) (séc. XVIII a XX) e, em particular, na História da Ciência em Portugal (séculos XVIII a XX), dando uma atenção particular a Física e ás instituições científicas no século XX.
Áreas de Investigação
- História e Filosofia da ciência
- História das ideias em Física
- História da ciência em Portugal (séculos XVIII a XX)
Publicações destacadas
- Fitas, Augusto José dos Santos, João Príncipe, Maria de Fátima Nunes & Martha Cecília Bustamante (Ed.). A Junta de Educação Nacional e a investigação científica em Portugal no período entre guerras. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2013.
- Fitas, Augusto José dos Santos, João Príncipe, Maria de Fátima Nunes & Martha Cecília Bustamante (Ed.). A actividade da Junta de Educação Nacional. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2012. [PDF]
- Fitas, Augusto José dos Santos. O princípio da menor acção: uma história de Fermat a Lagrange (acompanhado de uma colectânea de textos). Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2012.
- Fitas, Augusto José dos Santos, Marcial E. Rodrigues & Maria de Fátima Nunes. Filosofia e História da Ciência no Portugal do século XX. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2008.
- Fitas, Augusto José dos Santos, & António A. P. Videira (Org.). Cartas entre Guido Beck e Cientistas Portugueses. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.
Projectos principais
—
Pesquisa
Agenda
junho, 2023
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Não Existem Eventos
Notícias
José Pedro Castanheira vence Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga
Mai 26, 2023
O livro Volta aos Açores em Quinze Dias foi galardoado pela Associação Portuguesa de Escritores.
Sakiru Adebayo vence Prémio Amílcar Cabral
Mai 26, 2023
O Prémio Amílcar Cabral 2022 foi atribuído a Sakiru Adebayo.
IHC no Festival Imaterial
Mai 22, 2023
O fim-de-semana de abertura do Festival Imaterial incluiu dois eventos organizados em colaboração com o IHC e o IN2PAST.
CONTACTOS
HORÁRIO


