50 Anos 25 Abril
Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril e das independências das colónias portuguesas
Em 2024, celebram-se 50 anos da revolução de 25 de Abril de 1974, que pôs fim a 48 anos de ditadura em Portugal. O IHC não poderia faltar à chamada e, por isso, lançámos um programa de actividades científicas, educativas e culturais que assinalam esta efeméride fundamental da história de Portugal. Desde 2023, o IHC já começou a desenvolver actividades em torno deste aniversário e irá prolongar as mesmas até 2026, não deixando de assinalar acontecimentos como as independências das colónias portuguesas e a aprovação da Constituição.
Além disso, planificamos também um conjunto multifacetado de actividades em parceria com as comunidades escolares — encontros, debates, conferências, sessões de cinema comentadas, entre outras — recorrendo aos nossos investigadores e investigadoras especializadas na história do passado recente: “A Liberdade Está na Escola”. Nas escolas, queremos fomentar a discussão em torno da natureza do regime ditatorial e colonial e da história das resistências, sobre o processo revolucionário nas suas expressões — económica, social, política e cultural —, a transformação do quotidiano, da condição feminina, entre outras temáticas relacionadas com o 25 de Abril de 1974.
- Catálogo geral das actividades associadas às celebrações dos 50 Anos do 25 de Abril (PDF) — actualizado a 7 de Junho de 2024
- Catálogo das actividades oferecidas no âmbito do programa “A Liberdade Está na Escola” (PDF)
Pesquisa
Notícias
“Habitar Siza” culmina com exposição na Trienal de Arquitectura de Lisboa
Set 9, 2024
A exposição “Habitar Siza: a arquitectura por quem lá mora” é inaugurada a 10 de Setembro
ERC financia projecto de Arturo Zoffmann sobre o impacto dos estados de excepção
Set 5, 2024
Arturo Zoffmann Rodriguez recebeu uma Starting Grant do European Research Council
InDigit — Elisabete Pereira co-coordena projecto exploratório do IN2PAST
Jul 26, 2024
Revelados os resultados do terceiro concurso de projectos exploratórios do IN2PAST, InDigit foi um dos aprovados