José Pedro Sousa Dias

Ciência: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica
Contacto:
jdias@edu.ulisboa.pt
Biografia
Professor Associado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, onde é responsável pela disciplina de História da Farmácia e da Terapêutica. Licenciado (1981) e Doutorado (1991) em Farmácia pela Universidade de Lisboa, centrou o seu percurso como investigador na História das Ciências da Saúde. É membro integrado do grupo de investigação Ciência: Estudos em História e Filosofia da Cultura Científica (CEHFCi) do Instituto de História Contemporânea, tendo como actuais interesses de investigação, a história contemporânea das ciências biomédicas em Portugal, os aspectos científicos e sociais da história do medicamento (séculos XVII e XVIII) e a história da medicina e da farmácia na expansão e colonização portuguesa (séculos XVI a XVIII).
Foi pró-reitor da Universidade de Lisboa (05/2006-05/2009 e 09/2010-12/2011) e sub-director da Faculdade de Farmácia (11/2009-08/2010). De 2006 a 2011, presidiu à Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Universidade de Lisboa. Foi Presidente do Conselho Directivo e Director dos Museus da Universidade de Lisboa/Museu Nacional de História Natural e da Ciência (06/2012-05/2019).
Áreas de Investigação
- História social das Ciências da Saúde
- História da investigação biomédica em Portugal nos séculos XIX e XX
- História da Medicina e Farmácia nos séculos XVII e XVIII
- História da Medicina e Farmácia na expansão e colonização portuguesa
Publicações destacadas
- Sousa Dias, José Pedro. “Mineral waters, spas and therapeutics in seventeenth and eighteenth century Portugal,” Portuguese Journal of Social Science 16 (2017): 37-51. [link]
- Sousa Dias, José Pedro, “Medicina, ciência e laboratório,” in A Universidade de Lisboa nos Séculos XIX e XX. Volume II, coordenado por Sérgio Campos Matos e Jorge Ramos do Ó, 651-717. Lisboa: Tinta da China, 2013. [link]
- Sousa Dias, José Pedro. A Água de Inglaterra. Paludismo e Terapêutica em Portugal no século XVIII. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2012.
- Sousa Dias, José Pedro. Droguistas, boticários e segredistas. Ciência e Sociedade na Produção de Medicamentos na Lisboa de Setecentos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2007.
Projectos principais
—
Pesquisa
Agenda
junho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
O livro editado por Regina Marques, Inocência Mata, Leonor Teixeira, Joana Dias Pereira e Raquel Ribeiro vai ser lançado na Feira do
Ver mais
Detalhes do Evento
O livro editado por Regina Marques, Inocência Mata, Leonor Teixeira, Joana Dias Pereira e Raquel Ribeiro vai ser lançado na Feira do Livro de Lisboa, com apresentação de Isabel Branco.
Mulheres na Luta contra o Fascismo e o Colonialismo
Pela primeira vez em Portugal, o Congresso Mulheres na Luta contra o Fascismo e o Colonialismo juntou, em 2024, vozes fundamentais da memória histórica das mulheres que lutaram contra o fascismo em Portugal e contra o colonialismo nos países africanos de língua portugueses – académicas, militantes e activistas, testemunhas vivas da memória da luta das mulheres e das suas organizações que estiveram, e continuam a estar, na vanguarda do desenvolvimento, do pensar e transformar da(s) sua(s) sociedade(s).
Nos 50 anos do 25 de Abril e das independências das colónias portuguesas em África, as discussões agora publicadas neste livro demonstram a convergência entre a resistência anti-fascista em Portugal e os movimentos anti-coloniais e pela independência em África. A literatura, as cartas clandestinas, a organização comunitária e militante, mas também dados concretos sobre a realidade da vida e do quotidiano das mulheres, emergem como ferramentas da sua resistência, revelando como as mulheres não só combateram a violência da colonização e do fascismo, mas estão também a construir novas identidades políticas e culturais. Um projecto promissor de articulações na senda de Abril.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sábado) 8:00 pm - 8:45 pm
Organizador
Edições Colibri e Feira do Livro de Lisboa
Notícias
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Obra IHC-APIGRAF recebe prémio de design editorial
Jun 16, 2025
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design Editorial — Livro.
Quintino Lopes é um dos vencedores do Prémio A. H. de Oliveira Marques
Jun 12, 2025
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.