Ciência: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica
CEHFCI da Universidade de Évora
Grupo de Investigação: Ciência (CEHFCi-UÉ)
Coordenação: Maria de Fátima Nunes
Grupo CEHFCi da Universidade de Évora – pólo do IHC na Universidade de Évora (Alentejo), combinando a investigação de História Contemporânea, em perspectiva comparada, com zoom de investigação e formação avançada em Ciência, Estudos de História, Filosofia, Cultura Científica.
O grupo tem um coordenador, investigadores integrados (docentes universitários e aposentados), bolseiros investigadores pós-doutorais (quatro, em 2016), bolseiros de Doutoramento financiados pela FCT e estudantes de doutoramento de História e Filosofia da Ciência – Especialidade em Museologia com teses já defendidas/entregues, com regular actividade científica (seminários, jornadas de investigação, colóquios, workshops), resposta a chamadas nacionais/internacionais, revisão por pares, além das publicações, interagindo com unidades de Investigação nacionais de forma regular.
Este grupo de investigação tem ainda uma acção de iniciação à investigação nas licenciaturas da Universidade de Évora (UÉ), bem como um papel de enquadramento científico nos Mestrados de História da UÉ. Regular participação em actividades de ciência e cultura – outreach – tanto a nível nacional como na região do Alentejo, envolvendo investigadores de outros grupos de investigação do IHC – NOVA FCSH e de outras unidades de investigação. Tem ligações de trabalho com vários outros centros de investigação nacionais e internacionais.
Objectivos
A equipa consolidou eixos estratégicos inseridos numa estratégica que coloca Évora e Alentejo no Arco de Lisboa e na Estratégia do Atlântico [Fundação Calouste Gulbenkian, 2015].
- História da Ciência em contexto de interdisciplinaridade, na qual a agenda das invisibilidades em História e Filosofia da Ciência tem um papel estratégico na formatação de diferentes oututps científicos, além de várias teses de doutoramento em curso – HFC-Museologia.
- Palavras-chave: inovação e desenvolvimento; patrimonialização; colecções; historiografia; memória; cultura; ideologia; ciência e relações internacionais; ciência e espaços coloniais.
Para a execução deste objectivos delineamos uma estratégia de crescimento e de internacionalização, na qual se insere o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC–UL) nosso parceiro científico estratégico, além de outras parcerias nacionais e internacionais, de forma a fazer convergir para a unidade IHC propostas de entendimento da modernidade e de contemporaneidade:
- Prática de investigação dentro do grupo alicerçada nos doutorandos de História e Filosofia da Ciência-Museologia, nos vários programas doutorais com intervenção CEHFCi-UÉ e nos Mestrados de História, de Património Cultural e de Science Education.
- Reforçámos a internacionalização, levando os nossos estudantes de doutoramento – bolseiros e não bolseiros – a participarem activamente nesta estratégia, diversificando os fóruns de informação e de agenciamento científico na área de História e Filosofia da Ciência e Cultura Científica.
- Fizemos convergir para a unidade IHC propostas de entendimento da modernidade e de contemporaneidade das sociedades actuais, com o core de investigação CEHFCi-UÉ a partir de trabalho concreto com autarquias – caso relevante com as Câmaras de Mértola, de Porto de Mós, da Batalha, da Figueira da Foz –, locais onde estabelecemos parcerias de trabalho, com outputs de diferentes tipologias.
- O progressivo uso de Acesso Aberto à produção científica organizada ou realizada, que se traduz em websites de eventos realizados, na publicação em revistas Acesso Aberto e, por fim, em fazer depositar nos Repositórios institucionais da NOVA e da UÉ a produção científica dos investigadores. Devemos ainda sinalizar o esforço de os investigadores usarem research pages e education pages como páginas pessoais onde possibilitam a disseminação do trabalho financiado pelo IHC-CEHFCi-UÉ e FCT.
- O cruzamento entre grupos de investigação do IHC, com mediação de estudantes doutoramento, ao ano de 2016, com estratégia de bolseiros IHC-CEHFCi.
Membros integrados
|
Membros associados
|
|
Áreas de Investigação
▪ História da ciência e da cultura científica (séculos XVIII-XXI);
▪ História e Filosofia da ciência & tecnologia contemporânea;
▪ «Science & Education» – Culturais experimentais;
▪ Invisibilidades científicas – Biografias, instituições, objectos, colecções.
Publicações
Pesquisa
Agenda
abril, 2021
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Não Existem Eventos
Notícias
Semana de Memória Histórica evoca a ‘Batalha de Repil’
Abr 8, 2021
A aldeia abandonada de Repil, na Galiza, vai ser o palco para a Semana de Memória Histórica de Cereixa.
Iniciativas do IHC assinalam o aniversário do 25 de Abril
Abr 6, 2021
O Instituto de História Contemporânea organiza um ciclo de iniciativas de debate em torno do nosso passado recente.
Projecto Adegas da Memória termina com resultados surpreendentes
Mar 31, 2021
Ao contrário do que era mantido pela tradição académica, a paisagem cultural da Ribeira Sacra tem a sua origem no século X.
CONTACTOS
HORÁRIO


