Manuela Ribeiro Sanches
Biografia
Manuela Ribeiro Sanches taught at the Faculty of Arts and Humanities, University of Lisbon, from 1981 to 2016. She has held lecturing appointments at Indiana University, Bloomington; Institut für Europäische Ethnologie, Humboldt-Universität zu Berlin; and the Maumaus Visual Arts School, Lisbon. She was also a resident scholar at the University of California Center for Cultural Studies and at the Institut für Europäische Ethnologie, Humboldt-Universität zu Berlin.
Having obtained her PhD with a dissertation on the traveller and revolutionary Georg Forster, her interest in travel literature and related topics, such as the epistemologies that sustain the subjective processes of perceiving and narrating the described objects, led her to broaden her interests to the field of the history of anthropology, which she articulated with a cultural studies approach from a postcolonial perspective. Having widely published on these issues, she later became interested in the transnational processes that marked anti-colonial movements. Her research interests include African film, questions of migration and racism in Europe from a compared perspective.
Áreas de Investigação
- Estudos pós-coloniais
- Estudos culturais
- História da antropologia
- Literatura de viagens
Publicações destacadas
- Sanches, Manuela Ribeiro (Org.). Descolonizações. Reler Amílcar Cabral, Césaire e Du Bois no séc. XXI. Lisboa: Edições 70, 2018. [link]
- Sanches, Manuela Ribeiro (Org.). Malhas que os Impérios Tecem – Textos Anticoloniais, Contextos Pós-Coloniais. Lisboa: Edições 70, 2012. [link]
- Sanches, Manuela Ribeiro, Fernando Clara, João Ferreira Duarte & Leonor Pires Martins (Eds.). Europe in Black and White. Immigration, Race, and Identity in the ‘Old Continent’. Bristol: Intellect Books, 2011. [link]
- Sanches, Manuela Ribeiro (Org.). Portugal não é um país pequeno. Contar o ”Império” na Pós-colonialidade. Lisboa: Livros Cotovia, 2006. [link]
- Sanches, Manuela Ribeiro (Org.). Deslocalizar a Europa. Antropologia, Arte, Literatura e História na Pós-colonialidade. Lisboa: Livros Cotovia, 2006. [link]
Projectos principais
- Coordenadora do projecto “Deslocalizar a Europa:perspectivas pós-coloniais na antropologia, arte, literatura e história” — Acolhido pelo Centro de Estudos Comparatistas e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/ELT/71333/2006).
Pesquisa
Agenda
outubro, 2023
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
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Detalhes do Evento
Mostra de teleteatros guineenses, realizados na Guiné-Bissau e na sua diáspora em Portugal, organizada mo âmbito do projecto “African Modes of Self-Filming". Teleteatro de Bissau No âmbito do projecto “African
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Detalhes do Evento
Mostra de teleteatros guineenses, realizados na Guiné-Bissau e na sua diáspora em Portugal, organizada mo âmbito do projecto “African Modes of Self-Filming“.
Teleteatro de Bissau
No âmbito do projecto “African Modes of Self-Filming: Popular Films in Transnational Flow” (CEEC 2020, de Catarina Laranjeiro), vai ser realizada uma mostra de teleteatro guineense no Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira. Esta actividade é financiada pela Direcção-Geral das Artes.
Teleteatro de Bissau é uma mostra de teleteatros guineenses, realizados na Guiné-Bissau e na sua diáspora em Portugal. Geradores de fluxos artísticos entre geografias, dão a conhecer, com humor, formas de invisibilidade social, nomeadamente os desafios de quem luta por uma vida melhor, emigrando ou dubriando ….
Calendarização
2 de Setembro
Barafunda (2006; 118’) de Mário de Oliveira
Sinopse: História de uma família de classe média baixa de Bissau, em que o pai não consegue mais ser o provedor da família, e a mãe tem de assumir esse papel, vingando na economia informal. Esta foi a história vivida à época por muitas famílias, para responder à crise económica e política que assolou o país, desencadeando transformações estruturais na sociedade.
9 de Setembro
Lixo de Europa (2022; 8’) de Nbana Kabra & Samba Tenen
Sinopse: Curta-metragem sobre emigrantes respigadores, nos contentores de lixo na zona de Queluz.
Fera di Bamdé (2018; 10’) de Nelka Lopes
Sinopse: História de uma mulher, que foi repatriada para a Guiné-Bissau. Retratando o quotidiano guineense, o filme foi realizado no Carregado, em Portugal.
A Lisboeta (2023; 28’) de Tcharlaça Comedy Bissau
Sinopse: Depois de viver muitos anos em Lisboa, uma mulher regressa à Guiné- Bissau, para tentar a sua sorte.
Poder di Tchom (2022; 22’) de Tcharlaça Comedy Bissau
Sinopse: As aventuras de um jovem guineense que deseja imigrar para a Europa.
4 de Outubro
Lixo de Europa (2022; 8’) de Nbana Kabra & Samba Tenen
Sinopse: Curta-metragem humorística sobre emigrantes respigadores, nos contentores de lixo na zona de Queluz.
Nunde Independência (2023; 4’) de Axy Demba
Sinopse: Reflexão crítica sobre as conquistas alcançadas pela independência.
Poder di Tchom (2022; 22’) de Tcharlaça Comedy Bissau
Sinopse: As aventuras de um jovem guineense que deseja imigrar para a Europa.
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Quarta-feira) 4:00 pm - 5:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Câmara Municipal da Moita
Notícias
Sakiru Adebayo em Lisboa
Out 3, 2023
Sakiru Adebayo, vencedor do Prémio Amílcar Cabral 2022, estará em Lisboa na próxima semana.
Aniki e HoST indexadas na Scopus
Set 27, 2023
As revistas Aniki e HoST foram aceites pela plataforma Scopus.
Sue Onslow é a IHC Visiting Scholar 2023
Set 21, 2023
A historiadora britânica Sue Onslow é a terceira IHC Visiting Scholar
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