Bruna Oliveira Santiago
Biografia
Bruna Santiago é aluna de Doutoramento com especialização em História Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Instituto de História Contemporânea – IHC) da Universidade NOVA de Lisboa. É bolseira pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Referência: UI/BD/150928/2021) para elaboração da tese intitulada “Produção e circulação de periódicos ilustrados em Portugal e no Brasil durante a segunda metade do século XIX: agentes e espaços“.
Em 2017, concluiu os seus estudos de mestrado em História Social na Universidade de São Paulo, com bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil (2012), tendo sido bolseira de iniciação científica em dois projectos sobre imprensa ilustrada e um projecto sobre mulheres imigrantes.
Áreas de Investigação
- Imprensa ilustrada
- Século XIX
- Humanidades digitais
Publicações destacadas
- Santiago, Bruna Oliveira. “Humor e artes gráficas: a representação do negro na revista Semana Ilustrada (1860-1876)” Dissertação de Mestrado em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2017. [link]🔓
Projectos principais
- “Produção e circulação de periódicos ilustrados em Portugal e no Brasil durante a segunda metade do século XIX: agentes e espaços” — Dissertação no âmbito Programa Doutoral em História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, orientada por Daniel Alves (IHC — NOVA FCSH) e Anais Flechet (CHCSC). Projecto individual financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (UI/BD/150928/2021). 2020-
Pesquisa
Agenda
abril, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África. Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro
Ver mais
Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África.
Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro da História:
Experiências de Descolonização Curricular na Tanzânia e na África do Sul
O objectivo deste seminário é tentar analisar as experiências de duas lutas pela “descolonização” ou reforma dos currículos para ‘estudos africanos’ que aconteceram em instituições africanas de ensino superior. Analisaremos primeiro o caso da Universidade de Dar es Salaam nas décadas de 1960 e 1970, e segundo o caso da Universidade pós-apartheid da Cidade do Cabo (UCT), no final da década de 1990. A questão fundamental é, em que deve consistir um conteúdo programático adequado para o ensino das histórias africanas, e como deve ser ensinado? Construir um currículo que satisfaça os critérios pedagógicos, políticos e científicos que lhe serão exigidos, enfrenta uma dificuldade fundamental, nomeadamente o fato indiscutível de que a própria história africana, como disciplina acadêmica, ainda não foi totalmente descolonizada. A existência de múltiplos ‘Centros de Estudos Africanos’ no hemisfério norte é testemunho do papel predominante de revistas e programas de pesquisa norte- americanos e europeias na produção e também na curadoria de conhecimentos históricos sobre a África. Além disso, mesmo em países africanos, as lutas pela reforma do currículo não têm sido necessariamente tão bem sucedidas quanto se esperava – romper com as epistemologias eurocêntricas dominantes revelou-se uma tarefa difícil.
Sobre o orador:
Colin Darch — Historiador, sociólogo e documentalista académico sul-africano, reformado desde 2014, com vasta experiência de trabalho em universidades e centros de investigação: na Etiópia (1971-1974), Tanzânia (1975-1978), Moçambique (1979-1987), Zimbabué (1987-1991) e também no Brasil (1991-1992 e 2016). Formação pós-graduada como bibliotecário e documentalista; doutorado em história da Rússia pela Escola de Análise Social e Económica da Universidade de Bradford (Reino Unido). De 1997 a 2000, trabalhou como bibliotecário e documentalista no Consórcio de Bibliotecas do Cabo (CALICO, Cidade do Cabo); de 1992 a 1997, foi Professor da Universidade do Cabo Ocidental da Cidade do Cabo; de 2000 a 2013, foi Professor na Universidade do Cabo; de 2014 a 2023, foi Investigador Associado Honorário, da Unidade de Governança Democrática e Direitos, na Universidade da Cidade do Cabo. De 2017 a 2023 foi Investigador Honorário do Conselho de Pesquisa em Ciências Humanas, na Cidade do Cabo. Das obras mais recentes, destacam-se: “Voices of Liberation: Samora Machel. Leader and Liberator in Southern Africa“, editado com David Hedges (HSRC, 2024); “A Dictionary of Mozambican History and Society“, com Amélia Neves de Souto (HSRC, 2022); e “Nestor Makhno and Rural Anarchism in Ukraine, 1917-1921” (Pluto Press, 2020).
Tempo
(Sexta-feira) 5:30 pm - 7:00 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
Notícias
História oral, descolonização e revolução: três novos projectos IHC em torno do 25 de Abril
Abr 21, 2024
Luís Trindade, Zélia Pereira e José Neves tiveram três novos projectos financiados pela FCT
Cartazes no PREC na Biblioteca Nacional de Portugal
Abr 19, 2024
Paulo Catrica é o curador da exposição “A Revolução em Marcha”
Projecto IHC-APIGRAF culmina com a publicação de uma obra em dois volumes
Mar 27, 2024
Foi lançada a obra “170 Anos do Movimento Associativo Gráfico”.