outubro, 2020

02out6:00 pm8:00 pmA sociedade portuguesa e a PIDEConferência José Medeiros Ferreira6:00 pm - 8:00 pm NOVA FCSH, Torre B, Auditório 1, Avenida de Berna, 26 - LisboaTipologia do Evento:Conferência

Detalhe do cartaz da conferência

Quarta edição da Conferência José Medeiros Ferreira, que marca o início do ano lectivo 2020/2021 do Doutoramento em História na NOVA FCSH. Com Duncan Simpson.

A sociedade portuguesa e a PIDE:
reflexões metodológicas e resultados de uma investigação em curso
Duncan Simpson (ICS — ULisboa)

A historiografia consagrada da polícia política de Salazar caracteriza-se pelo foco nos métodos repressivos da PIDE e na pequena minoria de oposicionistas alvos desta repressão. Nesse sistema de análise, o resto da população – ou maioria de “portugueses comuns” – está relegado ao papel de vítimas passivas da PIDE, no ambiente de “medo generalizado” alegadamente gerado pelo aparelho repressivo do Estado Novo. Nesta palestra tentar-se-á demonstrar a importância de deslocar o foco analítico precisamente para o “resto” da sociedade portuguesa. Isso implica usar os métodos da história “de baixo para cima”, com recurso à história oral e ao inquérito social, tal como à metodologia mais tradicional da pesquisa arquivística (cartas de denúncia, petições à agentes da PIDE, cartas de candidatura espontâneas). Esse conjunto de metodologias revela uma relação muito mais multi-facetada e interactiva entre a sociedade portuguesa e a PIDE do que tem sido reconhecido até hoje. Tomar em conta esta múltiplicidade de interacções espontâneas entre a população e a PIDE, e o subjacente processo de normalização da polícia política pela sociedade portuguesa, é fundamental não só para aceder a um melhor entendimento dos mecanismos que contribuíram para a durabilidade do regime, mas também para perceber as formas de exercício do poder no Estado Novo.

Sobre o orador:
Duncan Simpson obteve o seu doutoramento no King’s College London enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, com uma tese sobre as relações entre a Igreja Católica e o Estado Novo salazarista. Publicou um livro sobre o tema assim como vários artigos em revistas académicas em Portugal, Inglaterra, França e Brasil. Recentemente tem leccionado em cursos de história contemporânea em Portugal (Universidade Nova) e França (Université de Bretagne Occidentale). É actualmente Marie Curie Research Fellow no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, onde desenvolve uma história da PIDE “a partir de baixo”.

Cartaz da conferência "A sociedade portuguesa e a PIDE"

Imagem no cartaz: (s.d.), “Friso de retratos para cadastro de alegados “Comunistas portugueses” presos pela PIDE.” (Fonte: Fundação Mário Soares / AMS – Arquivo Mário Soares – Fotografias Exposição Permanente) / (s.d.), “Friso de retratos para cadastro de alegados “Comunistas portugueses” presos pela PIDE.” (Fonte: Fundação Mário Soares / AMS – Arquivo Mário Soares – Fotografias Exposição Permanente)

(Sexta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm

NOVA FCSH, Torre B, Auditório 1