dezembro, 2022

06dez2:00 pm5:00 pmAs Linhas com que se Cose a Memória (Parte II)Oficina Doutoral Anual2:00 pm - 5:00 pm Padrão dos Descobrimentos, Avenida Brasília — 1400-038 LisboaTipologia do Evento:Conferência

Detalhe da foto, da autoria de Alfredo Cunha (1975), que mostra o Padrão dos Descobrimentos rodeado de caixotes com os bens dos portugueses que regressaram de Angola.

Edição 2022 Oficina Doutoral Anual do IHC, organizada pelos doutorandos no âmbito da Plataforma de Estudos Avançados.

As Linhas com que se Cose a Memória
Oficina Doutoral Anual do IHC

A Oficina Doutoral Anual 2022 está dividida em dois momentos.

O primeiro pretende, através de uma perspectiva interdisciplinar, pôr em debate as políticas de memória em relação ao Estado Novo através de três eixos temáticos: discursos, história local e políticas institucionais. Procura-se, deste modo, perceber a representação da memória do Estado Novo não só a nível institucional, através do diálogo entre museólogos, arquivistas e investigadores, como a partir da perspectiva dos sujeitos subalternizados, como no caso do colonialismo.

O segundo momento, por seu turno, segue a mesma linha com um enfoque mais ligado à memória colonial, através da apresentação de um projecto expositivo e de um filme.

A participação no evento é livre, mediante inscrição 🔗 neste formulário (30 de Novembro) e 🔗 neste formulário (6 de Dezembro). O evento decorrerá também em streaming, via Zoom, sendo o link partilhado pelos inscritos/as em tempo útil.

Para mais informações, contactar a organização através do endereço odaihc@fcsh.unl.pt.

Organização (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST):

Joana Beato Ribeiro, Joana Matias, Paulo Jorge e Sofia Victorino

Comissão Organizadora:

Lee Douglas (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST) e Victor Barros (École des Hautes Études Hispaniques et Ibériques na Casa de Velázquez)

>> Programa completo (📎 PDF) <<

Cartaz da edição 2022 da Oficina Doutoral Anual do IHC, com o tema "As linhas com que se cose a memória". 30 de Novembro de 2022, às 10 hora e 30 minutos na Biblioteca Palácio das Galveias, em Lisboa. 6 de Dezembro de 2022, às 14 horas no Padrão dos Descobrimentos em Lisboa. Inclui uma foto, da autoria de Alfredo Cunha (1975), que mostra o Padrão dos Descobrimentos rodeado de caixotes com os bens dos portugueses que regressaram de Angola.

(Terça-feira) 2:00 pm - 5:00 pm

Padrão dos Descobrimentos

Avenida Brasília — 1400-038 Lisboa

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Évora