Joana Matias

Mestre

Cultura, Identidades e Poder

Contacto:
joanamatias@fcsh.unl.pt

Biografia

Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia no Doutoramento em História, especialização em História Contemporânea, da NOVA FCSH, e investigadora integrada no Instituto de História Contemporânea.

O projecto de tese foca-se no papel da publicação independente e amadora nas formas de cultura, sociabilização e estruturação dos movimentos LGBTQI+, bem como na sua mobilidade excepcionalmente conducente ao intercâmbio de práticas a nível transnacional, no contexto português pós-25 de Abril, afim de visibilizar a história contemporânea queer em Portugal para além do activismo institucional.

É licenciada em Estudos Asiáticos pela FLUL e mestre em Estudos de Género pela Universidade de Paris 8. Na tese de mestrado, trabalhou o surgimento da literatura contemporânea queer e sinófona, através de um estudo interdisciplinar ancorado na crítica feminista literária que visou destacar os desafios da pretensa transnacionalidade da teoria queer nos contextos da China e Taiwan.

Áreas de Investigação

  • Teoria queer
  • Estudos culturais
  • História do género e das sexualidades

Publicações destacadas

Projectos principais

  • Arquivo reparativo: publicações independentes e a historiografia queer portuguesa” — Dissertação no âmbito Programa Doutoral em História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, orientada por Rita Luís (IHC — NOVA FCSH). Projecto individual financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/08446/2020). 2020-

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

X