Cultura — Poder, Mediações e Artes

Coordenação: Rita Luís

O Grupo de Investigação em Cultura investiga diversas práticas culturais, nomeadamente o cinema, o teatro, a literatura, o jornalismo e a fotografia, beneficiando do desenvolvimento da História Cultural e dos Estudos Culturais, em diálogo com os Estudos Artísticos e as Ciências da Comunicação. Valoriza o poder político, económico e social das práticas culturais, analisando a importância destas para a formação dos nacionalismos e dos imaginários coloniais, para o desenvolvimento do consumo e do capitalismo e para processos de distinção social ou de resistência e emancipação.

Ao mesmo tempo, a história de cada uma das práticas culturais referidas é investigada na sua autonomia relativa. Os investigadores/as do grupo dedicam particular atenção aos desafios metodológicos, éticos e teóricos que lhes são colocados pela natureza das fontes que trabalham — imagem, texto, oralidade, materialidades — e por dispositivos e instituições de mediação como o museu, a imprensa ou a escola. Procede ainda à discussão das diferentes formas de fazer sentido e ser sensível ao passado, analisando limites e virtudes de diversas práticas memorialísticas, nomeadamente as de natureza artística, e contribuindo para a história da própria escrita da história e sua disciplina.

O grupo apoia e dinamiza a publicação das revistas Práticas da História – Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past e Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, promove a iniciativa “Passados em Cena” e colabora com instituições e equipamentos culturais como a Cinemateca Portuguesa, a Culturgest, a Associação Ephemera, a Tate Modern ou o Teatro do Bairro Alto.

Reunindo maioritariamente historiadores/as, entre os investigadores/as do grupo contam-se igualmente curadores/as, documentaristas, fotógrafos/as ou dramaturgos/as.

Investigadores/as Integrados Doutorados

Doutorandos/as

Outros investigadores/as

Investigadores/as colaboradores