Rui Cunha Martins
Biografia
Rui Cunha Martins é Professor da Universidade de Coimbra (DHEEAA) e colaborador de diversas instituições brasileiras, onde desempenha funções de investigação e docência na área dos estudos contemporâneos a partir de uma mobilização cruzada da História, do Direito, da Estética e da Política. Entre as suas principais áreas de estudo – gradualmente estruturadas em torno da problemática do “contemporâneo” – contam-se: a questão das estéticas da mudança e das modalidades transicionais e memoriais; a problemática da fronteira e do limite no horizonte político e digital; a temática dos regimes processuais da prova, da decisão e da crítica; e a tensão entre norma, instinto e expectativa no contexto da intersistemicidade das arenas comunicacionais e jurídicas; linhas, por conseguinte, de manifesta confluência transdiciplinar. Nessas áreas tem orientado diversas dissertações de doutoramento, pós-doutoramento e mestrado.
É investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, bem como membro do Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Coimbra/Ius Gentium Conimbrigae (integrando a respetiva direção com as funções de Coordenador para as Relações Académicas Luso-Brasileiras). Aí integra também a Coordenação e a Comissão Científica do Curso de Pós-Doutoramento em Democracia e Direitos Humanos da Universidade de Coimbra.
Áreas de Investigação
- Teoria do contemporâneo
- Justiça transicional e políticas da memória
- Historiografia
- História contemporânea
Publicações destacadas
- Martins, Rui Cunha. O Ponto Cego do Direito: The Brazilian Lessons. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 2013.
- Martins, Rui Cunha (Coord.). Portugal 1974: transição política em perspectiva histórica. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011. [link]
- Martins, Rui Cunha. O Método da Fronteira – Radiografia Histórica de um Dispositivo Contemporâneo (Matrizes Ibéricas e Americanas). Coimbra: Almedina, 2008. [link]
Projectos principais
- Investigador no projecto “A matriz oculta da Violência na Modernidade: Crise da Alteridade, da Moral e da Ética” — Coordenado por José Carlos Moreira Filho (PUCRS) e financiado pela CAPES (Brasil). [link]
- Investigador no projecto “Memória, Escrita da História e Cultura Política no Mundo Contemporâneo” — Coordenado por Jacqueline Hermann (UFRJ) e Fernando Catroga (CHSC — Universidade de Coimbra) e financiado pela CAPES (Brasil) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal).
Pesquisa
Agenda
julho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Não Existem Eventos
Notícias
Manuel Loff recebe Medalha de Mérito do Porto
Jul 14, 2025
Foi uma das personalidades homenageadas pela Câmara Municipal do Porto
Ricardo Noronha lidera equipa que vai estudar ‘petromodernidade’
Jul 7, 2025
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
Comunicado sobre as Demolições no Bairro de Santa Filomena
Jul 3, 2025
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA