Alba Comino
Biografia
Sou apaixonado pelo estudo das manifestações culturais e pela análise dos processos históricos, especialmente os que estão relacionados com a identidade e memória humanas numa perspectiva de género e a aplicação de novas tecnologias. Tenho uma dupla formação em Arqueologia e Musicologia, centrada em Humanidades Digitais (HD). Creio que interligar diferentes sociedades através do seu património cultural é apenas uma das possibilidades oferecidas pelas HD para promover a tolerância, respeito e admiração por diferentes identidades.
Áreas de Investigação
- Humanidades digitais
- Arqueologia
- Género
- Identidade
Publicações destacadas
- Garrido, Raquel Liceras, Alba Comino & Patricia Murrieta Flores. “Mujeres en el Catálogo Monumental de España: discursos arqueológicos sobre Prehistoria y Edad del Hierro en las provincias de Ávila, Soria y Burgos,” Complutum 33 (2022): 269-288. [link] 🔓
- Mira, Ignasi Grau & Alba Comino Comino. “Mujeres en los modelos sociales y las estructuras de poder del sureste de Iberia (siglos V-IV a. n. e.): una lectura desde los espacios funerarios,” Trabajos de Prehistoria 78 (2021): 309–324. [link] 🔓
- Comino, Alba & Raquel Liceras Garrido, “El reflejo de la Mostra Internazionale de 1911 en la prensa española,” in Patrimonio Arqueológico español en Roma. “Le Mostre Internazionali di Archeologia” de 1911 y 1937 como Instrumentos de Memoria Histórica, editado por Trinidad Tortosa Rocamora, 525-539. Roma: L’Erma di Bretschneider, 2019. [link]
- Comino, Alba Comino & Trinidad Tortosa Rocamora, “Del pretexto al contexto: el santuario de La Luz (Verdolay, Murcia). Nuevas reflexiones para el debate,” in El tiempo final de los santuarios ibéricos en los procesos de impacto y consolidación del mundo romano, editado por Trinidad Tortosa Rocamora e Sebastián F. Ramallo Asensio, 135-160. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 2017. [link]
Projectos principais
- Projecto individual “REWIND – Rereading European Cultural Heritage in Latin American Women Writers’ Travel Literature of the early 20th century: contrasting testimonies to build inclusive historical discourses” — Acolhido pelo IHC e financiado pelas Comissão Europeia (Marie Sklowdowska Curie Actions, Individual Fellowship, Grant agreement ID 101090327). 2023-2024 [link]
- Investigadora no projecto “Reinventando los museos de arqueología y antropología. La visibilización de los grupos marginados por la historia. Construyendo una sociedad igualitaria” — Coordenado por Lourdes Prados (Universidad Autonoma de Madrid) e financiado pela Agencia Estatal de Investigación (Espanha). 2021-2024
- Investigadora no projecto “Goodbye reading glasses: a Machine Learning experiment on handwritten documents” — Coordenado por Raquel Liceras Garrido (Lancaster University). 2019-2020 [link]
- Investigadora no projecto “Transformación y continuidad en la Contestania y Bastetania ibéricas (s. III a. C. – I d. C.). La imagen y los procesos religiosos como elementos de identidad” — Coordenado por Trinidad Tortosa (CSIC) e financiado pela Agencia Estatal de Investigación (HAR2009-13141). 2010-2014
Pesquisa
Agenda
abril, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
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Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África. Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro
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Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África.
Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro da História:
Experiências de Descolonização Curricular na Tanzânia e na África do Sul
O objectivo deste seminário é tentar analisar as experiências de duas lutas pela “descolonização” ou reforma dos currículos para ‘estudos africanos’ que aconteceram em instituições africanas de ensino superior. Analisaremos primeiro o caso da Universidade de Dar es Salaam nas décadas de 1960 e 1970, e segundo o caso da Universidade pós-apartheid da Cidade do Cabo (UCT), no final da década de 1990. A questão fundamental é, em que deve consistir um conteúdo programático adequado para o ensino das histórias africanas, e como deve ser ensinado? Construir um currículo que satisfaça os critérios pedagógicos, políticos e científicos que lhe serão exigidos, enfrenta uma dificuldade fundamental, nomeadamente o fato indiscutível de que a própria história africana, como disciplina acadêmica, ainda não foi totalmente descolonizada. A existência de múltiplos ‘Centros de Estudos Africanos’ no hemisfério norte é testemunho do papel predominante de revistas e programas de pesquisa norte- americanos e europeias na produção e também na curadoria de conhecimentos históricos sobre a África. Além disso, mesmo em países africanos, as lutas pela reforma do currículo não têm sido necessariamente tão bem sucedidas quanto se esperava – romper com as epistemologias eurocêntricas dominantes revelou-se uma tarefa difícil.
Sobre o orador:
Colin Darch — Historiador, sociólogo e documentalista académico sul-africano, reformado desde 2014, com vasta experiência de trabalho em universidades e centros de investigação: na Etiópia (1971-1974), Tanzânia (1975-1978), Moçambique (1979-1987), Zimbabué (1987-1991) e também no Brasil (1991-1992 e 2016). Formação pós-graduada como bibliotecário e documentalista; doutorado em história da Rússia pela Escola de Análise Social e Económica da Universidade de Bradford (Reino Unido). De 1997 a 2000, trabalhou como bibliotecário e documentalista no Consórcio de Bibliotecas do Cabo (CALICO, Cidade do Cabo); de 1992 a 1997, foi Professor da Universidade do Cabo Ocidental da Cidade do Cabo; de 2000 a 2013, foi Professor na Universidade do Cabo; de 2014 a 2023, foi Investigador Associado Honorário, da Unidade de Governança Democrática e Direitos, na Universidade da Cidade do Cabo. De 2017 a 2023 foi Investigador Honorário do Conselho de Pesquisa em Ciências Humanas, na Cidade do Cabo. Das obras mais recentes, destacam-se: “Voices of Liberation: Samora Machel. Leader and Liberator in Southern Africa“, editado com David Hedges (HSRC, 2024); “A Dictionary of Mozambican History and Society“, com Amélia Neves de Souto (HSRC, 2022); e “Nestor Makhno and Rural Anarchism in Ukraine, 1917-1921” (Pluto Press, 2020).
Tempo
(Sexta-feira) 5:30 pm - 7:00 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
Notícias
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