Marta Pinto Machado

Biografia
Marta Machado é portuguesa-caboverdiana. Vive e trabalha em Braga. É mestre em Fotografia pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e arquitecta formada na Universidade do Minho.
O seu trabalho fotográfico analisa as ambiguidades da História e a sua relação com as narrativas ditas oficiais do mundo ocidental, centrando-se nas temáticas do colonialismo, identidade e território. Recentemente, desenvolveu “Nos Txôn“, uma série que, através de um contexto autobiográfico explora, entre a autoria e o arquivo, a imagem fotográfica como ferramenta de significação – exposta na Galeria Imago em 2022 – e, em residência artística promovida pelos Encontros da Imagem, o projeto “Beyond Solid Ground” que se prolongará indefinidamente e que foi exposto no âmbito do festival em Braga e em Novi Sad.
No campo académico, publicou artigos nas revistas com arbitragem científica Interact: Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia, Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento e JSTA – Journal of Science and Technology of the Arts. A tese de mestrado em Fotografia, “Nos Txôn: as Fotografias, a Memória e as Possibilidades de uma Narrativa no Discurso Pós-Colonial”, está actualmente em processo de edição para publicação em livro pela editora especializada em fotografia Pierrot Le Fou. Integra ainda, enquanto investigadora, o projeto TRACTS — Traces as Research Agenda for Climate Change, Technology Studies, and Social Justice, da St. Andrew’s University, e o projeto Habitar Siza, co-acolhido pelo IHC — NOVA FCSH. É membro da UNA – União Negra das Artes.
Áreas de Investigação
- Arquitectura
- Fotografia
- História
- Antropologia
Publicações destacadas
- Machado, Marta Pinto. “On Memory and Post-Truth: Through the Family Album,” Journal of Science and Technology of the Arts 14 (2022): 29-40. [PDF]
- Machado, Marta Pinto. “Memória e as possibilidades da narrativa no discurso pós-colonial,” Interact. Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia 35 (2021). [PDF]
Projectos principais
- Bolseira de investigação do projecto “Habitar Siza” — Coordenado por Eduardo Ascensão (CEG-IGOT) e Paulo Catrica (IHC — NOVA FCSH) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SIZA/UES/0020/2019).
Pesquisa
Agenda
novembro , 2023
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Oficina promovida pelo Laboratório de Humanidaded Digitais do IHC, no âmbito da colaboração com o projecto WSD Roadmap — Western Sephardic Diaspora Roadmap. Introdução ao
Ver mais
Detalhes do Evento
Oficina promovida pelo Laboratório de Humanidaded Digitais do IHC, no âmbito da colaboração com o projecto WSD Roadmap — Western Sephardic Diaspora Roadmap.
Introdução ao Omeka S
No dia 29 de Novembro, o Laboratório de Humanidades Digitais organizará, juntamente com o projeto WSD Roadmap, a Oficina Introdução ao Omeka S, conduzida por Joana Vieira Paulino. Esta iniciativa insere-se no workshop final do projeto, “Unlocking Diaspora Archives”.
A oficina decorrerá entre as 9h e as 13h00, na sala B201 da Torre B da NOVA FCSH, na Avenida de Berna.
A inscrição é gratuita mas sujeita ao limite de vagas.
Tempo
(Quarta-feira) 9:00 am - 1:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e CHAM - Centro de Humanidades

Detalhes do Evento
Segunda sessão do ciclo 2023-2024 da Oficina de História e Imagem. Sessão aberta e fora de portas, com Leonor Sá. Visita comentada ao Museu de
Ver mais
Detalhes do Evento
Segunda sessão do ciclo 2023-2024 da Oficina de História e Imagem. Sessão aberta e fora de portas, com Leonor Sá.
Visita comentada ao Museu de Polícia Judiciária
A segunda Oficina História e Imagem do ano lectivo 2023-2024 será uma visita comentada pela Leonor Sá do Museu de Polícia Judiciária (salas de reserva e Arquivo Histórico Fotográfico do Museu).
A visita terá lugar na quarta-feira, 29 de Novembro, das 10h30 às 12h30. O Museu de Polícia Judiciária fica localizado em Loures, na Rua Francisco José Purificação Chaves, nº8.
A visita é limitada a 15 pessoas, pelo que é necessário que as pessoas interessadas façam a sua inscrição para o email oficinahistoriaeimagem@gmail.com até a sexta-feira, dia 24 de Novembro.
Existe a possibilidade de organizar um transporte (carro + motorista) para oito pessoas, com partida às 9h45 de Lisboa, por isso, no acto da inscrição, deverão indicar se necessitam de transporte. As restantes pessoas inscritas, se assim o desejarem, podem juntar-se ao grupo que se reunirá na estação do Campo Grande, às 09h30, para se deslocarem até ao Museu em transportes públicos.
Para mais informações: oficinahistoriaeimagem@gmail.com
Tempo
(Quarta-feira) 10:30 am - 12:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Museu de Polícia Judiciária
Notícias
Universidade do Minho atribui Menção Honrosa a José Miguel Ferreira
Nov 24, 2023
A tese de José Miguel Ferreira recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Victor Sá de História Contemporânea.
“Onde está o Pessoa?” recebe Menção Honrosa em Coimbra
Nov 22, 2023
O filme-ensaio de Leonor Areal foi agraciado com uma menção honrosa no festival Caminhos do Cinema Português.
Exposição sobre Amílcar Cabral chega à Guiné-Bissau
Nov 17, 2023
A exposição dedicada à história e legados de Amílcar Cabral inaugurou em Bissau.
CONTACTOS
HORÁRIO


