Marta Pinto Machado

Biografia
Marta Machado é portuguesa-caboverdiana. Vive e trabalha em Braga. É mestre em Fotografia pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e arquitecta formada na Universidade do Minho.
O seu trabalho fotográfico analisa as ambiguidades da História e a sua relação com as narrativas ditas oficiais do mundo ocidental, centrando-se nas temáticas do colonialismo, identidade e território. Recentemente, desenvolveu “Nos Txôn“, uma série que, através de um contexto autobiográfico explora, entre a autoria e o arquivo, a imagem fotográfica como ferramenta de significação – exposta na Galeria Imago em 2022 – e, em residência artística promovida pelos Encontros da Imagem, o projeto “Beyond Solid Ground” que se prolongará indefinidamente e que foi exposto no âmbito do festival em Braga e em Novi Sad.
No campo académico, publicou artigos nas revistas com arbitragem científica Interact: Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia, Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento e JSTA – Journal of Science and Technology of the Arts. A tese de mestrado em Fotografia, “Nos Txôn: as Fotografias, a Memória e as Possibilidades de uma Narrativa no Discurso Pós-Colonial”, está actualmente em processo de edição para publicação em livro pela editora especializada em fotografia Pierrot Le Fou. Integra ainda, enquanto investigadora, o projeto TRACTS — Traces as Research Agenda for Climate Change, Technology Studies, and Social Justice, da St. Andrew’s University, e o projeto Habitar Siza, co-acolhido pelo IHC — NOVA FCSH. É membro da UNA – União Negra das Artes.
Áreas de Investigação
- Arquitectura
- Fotografia
- História
- Antropologia
Publicações destacadas
- Machado, Marta Pinto. “On Memory and Post-Truth: Through the Family Album,” Journal of Science and Technology of the Arts 14 (2022): 29-40. [PDF]
- Machado, Marta Pinto. “Memória e as possibilidades da narrativa no discurso pós-colonial,” Interact. Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia 35 (2021). [PDF]
Projectos principais
- Bolseira de investigação do projecto “Habitar Siza” — Coordenado por Eduardo Ascensão (CEG-IGOT) e Paulo Catrica (IHC — NOVA FCSH) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SIZA/UES/0020/2019).
Pesquisa
Agenda
julho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Não Existem Eventos
Notícias
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Obra IHC-APIGRAF recebe prémio de design editorial
Jun 16, 2025
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design Editorial — Livro.
Quintino Lopes é um dos vencedores do Prémio A. H. de Oliveira Marques
Jun 12, 2025
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.