Marta Pinto Machado

Biography
Marta Machado is Portuguese-Cape Verdean. She lives and works in Braga. She has a Master in Photography from the School of Arts of the Catholic University of Porto and a degree in Architecture from the University of Minho.
Her photographic work examines the ambiguities of history and its relationship with the so-called official narratives of the western world, focusing on the themes of colonialism, identity, and territory. Recently, she has developed “Nos Txôn“, a series that, through an autobiographical context, explores, between authorship and archive, the photographic image as a tool of signification – exhibited at the Imago Gallery in 2022 – and, in an artistic residence promoted by Encontros da Imagem, the project “Beyond Solid Ground” that will last indefinitely and was exhibited within the festival in Braga and Novi Sad.
In the academic field, she has published papers in the journals with scientific arbitration such as Interact: Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia, Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, and JSTA – Journal of Science and Technology of the Arts. Her MA thesis in Photography, “Nos Txôn: as Fotografias, a Memória e as Possibilidades de uma Narrativa no Discurso Pós-Colonial” [Nos Txôn: the Photographs, the Memory and the Possibilities of a Narrative in the Post-Colonial Discourse], is currently in press in book form by the specialised photography publishing house Pierrot Le Fou. She is also part, as a researcher, of the project TRACTS – Traces as Research Agenda for Climate Change, Technology Studies, and Social Justice, of St. Andrew’s University, and of the project Inhabiting Siza, co-hosted by the IHC – NOVA FCSH. She is a member of UNA – União Negra das Artes.
Research fields
- Architecture
- Photography
- History
- Anthropology
Selected publications
- Machado, Marta Pinto. “On Memory and Post-Truth: Through the Family Album,” Journal of Science and Technology of the Arts 14 (2022): 29-40. [PDF]
- Machado, Marta Pinto. “Memória e as possibilidades da narrativa no discurso pós-colonial,” Interact. Revista Online de Arte, Cultura e Tecnologia 35 (2021). [PDF]
Main projects
- Research fellow of the project “Inhabiting Siza” — Coordinated by Eduardo Ascensão (CEG-IGOT) and Paulo Catrica (IHC — NOVA FCSH), and funded by the Foundation for Science and Technology (SIZA/UES/0020/2019).
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Events
março, 2023
Tipologia do Evento:
Todos
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Conference
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Congress
Course
Cycle
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Exhibition
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Meeting
Movie session
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Detalhes do Evento
Seminar cycle, integrated in the Advanced Studies Platform of the IHC, where ongoing research work is discussed in a critical and constructive way. Seminário de Teses de Doutoramento do
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Detalhes do Evento
Seminar cycle, integrated in the Advanced Studies Platform of the IHC, where ongoing research work is discussed in a critical and constructive way.
Seminário de Teses de Doutoramento do IHC
Ciclo 2022/2023
Coordenação: Joana Beato Ribeiro, Joana Matias, Pamela Peres Cabreira, Rebeca Ávila, Rita Lucas Narra, Bruno Zorek, Pedro Martins e Rita Luís.
O seminário reúne numa das quarta-feiras de cada mês, entre as 10h e as 12h.
Em cada sessão serão discutidas duas investigações de doutoramento em curso, com apresentações de 10 minutos, seguidas pelos comentários de dois/duas discussants por apresentação (um doutorando/a e um investigador/a doutorado do IHC) e uma discussão colectiva construtiva. Os participantes fornecerão previamente um texto, que poderá ser: (i) uma proposta de investigação submetida à FCT ou ao IHC para obtenção de bolsa, (ii) o trabalho final de curso apresentado no final da parte lectiva do doutoramento, (iii) um capítulo da futura tese de doutoramento, (iv) a introdução ou conclusão da mesma.
A leitura prévia do texto é condição de participação nas sessões, que decorrerão sobretudo através do Zoom.
Quem desejar receber os textos e os links para cada sessão deverá solicitá-los ao Pedro Martins através do email pedromartins@fcsh.unl.pt.
PROGRAMA 2022/2023
Sessão #1 | 26 de Outubro de 2022
Rebeca Ávila – “Brasil, Cuba e as violências políticas em África. Colonialidade e racialidade durante a Guerra Fria (1961-1988)“
Comentário de Sofia Lisboa e Raquel Ribeiro
Ricardo Mignorance – “Arquivos de Governação Colonial e Pós-Colonial: percursos e histórico de custódia entre Portugal e Brasil durante os séculos XIX e XX“
Comentário de Bruna Santiago e Bruno Zorek
Sessão #2 | 14 de Dezembro de 2022
Catarina Teixeira – “O ‘Museu de Anatomia’ da Faculdade de Medicina de Lisboa (1825-1970): a biografia de um acervo invisível“
Comentário de Joana Beato Ribeiro e Ângela Salgueiro
Sessão #3 | 18 de Janeiro de 2023
Daniel Freire Santos – “Vou à bola! Culturas Adeptas, Economia Política e Estado na História do Futebol em Portugal (1910-2020)“
Comentário de Gil Gonçalves e Rahul Kumar
Maria Manuela Gomes – “A Fotografia de Amador e de Salão em Portugal, através da Secção de Fotografia do Grupo Desportivo da C.U.F. (1951-1963)“
Comentário de Paulo Catrica
Sessão #4 | 15 de Fevereiro de 2023
Joaquim Melon Simões – “O Conselho de Saúde Pública e as políticas sanitárias oitocentistas (1837-1868)“
Comentário de Pedro Mota Tavares
João Luís Sequeira – “Humanizar a arqueologia industrial – Desigualdade, identidade e conflito na fábrica e as inter-relações no património arqueológico industrial do Século XX“
Comentário de João Pedro Santos e Xurxo Ayán Vila
Sessão #5 | 22 de Março de 2023 [In-person session]
José Augusto Pereira – “O império Português e as Migrações: o caso de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe entre 1930 e 1974”
Comentário de Leonor Pires Martins e Marta Macedo
Maria José Oliveira – “A emigração económica portuguesa na Guerra Civil de Espanha. Galiza e Astúrias. 1936-1945: combatentes pela República, vítimas do Franquismo”
Comentário de Rui Aballe Vieira e Marta Silva
Sessão #6 | 19 de Abril de 2022
Tomás Diel Melícias – “Por bem ou por Mao: o pensamento maoísta na construção política da União Nacional para a Independência Total de Angola (1966 – 1975)”
Comentário de Rebeca Ávila e Rui Lopes
Paulo Jorge – “A resistência ao Estado Novo no concelho de Almada (1961-1974)”
Comentário de Ana Sofia Ferreira
Sessão #7 | 17de Maio de 2023
Inês José – “Alimentar na Guerra e na Paz: os impactos económicos e sociais da escassez (1914–1929)”
Comentário de Pedro Mota Tavares e Miguel Carmo
Jorge Mano Torres – “O Instituto Nacional do Trabalho e Previdência (INTP) e o Corporativismo Português (1933-1974): As Delegações de Braga e Covilhã”
Comentário de Elisa Lopes da Silva
Sessão #8 | 21 de Junho de 2023
Joana Beato Ribeiro – “Identidade(s) científica(s): o património documental de Fernando da Silva Correia (1893-1966)”
Comentário de Joana Matias e Quintino Lopes
João Amendoeira Peixoto – “Medicina e Património cultural em Tomar: o caso do Dr. José Vieira da Silva Guimarães”
Sessão #9 | 19 de Junho de 2023
Sofia Lisboa – “O Museu Nacional Resistência e Liberdade (Peniche) e a Memória da Violência Política do Século XX: Estudo Comparado entre Portugal, a África do Sul e o Chile”
Comentário de Miguel Filipe Silva e Giulia Strippoli
Inês Ferreira de Almeida – “Corpos Femininos, Presos Políticos: A Violência Policial face às Mulheres na Resistência ao Regime Fascista”
Comentário de Pamela Peres Cabreira e Elisabetta Girotto
Tempo
(Quarta-feira) 10:00 am - 12:00 pm
Organizador
Institute of Contemporary History - NOVA FCSH and University of Évora

Detalhes do Evento
Inauguration of the exhibition depicting the stories of men and women from the Iberian Peninsula who were forced labourers under the National Socialist regime. Travailleurs Portugais et Espagnols dans
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Detalhes do Evento
Inauguration of the exhibition depicting the stories of men and women from the Iberian Peninsula who were forced labourers under the National Socialist regime.
Travailleurs Portugais et Espagnols dans le IIIe Reich (1940-1945)
A exposição “Travailleurs Portugais et Espagnols dans le IIIe Reich (1940-1945)” retrata as histórias de vida de homens e mulheres, originários da Península Ibérica, que foram constrangidos a trabalhar pelo regime Nacional-Socialista, apesar do estatuto de neutralidade de Espanha e de Portugal.
Durante a II Guerra Mundial, a Alemanha nazi explorou milhões de estrangeiros. Prisioneiros de guerra, prisioneiros de campos de concentração e trabalhadores civis foram forçados a trabalhar no Reich ou nos territórios ocupados. Os portugueses e espanhóis também integraram os contingentes de trabalhadores oriundos de França.
A exposição é organizada no âmbito do projeto “FORCED — Portuguese and Spanish Forced Labourers Under National Socialism: History, Memory and Citizenship”, coordenado por Cláudia Ninhos. Este projecto resulta de uma parceria entre instituições académicas e da sociedade civil de Portugal, Espanha, França e Alemanha, tendo sido financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa de financiamento Europe for Citizens.
A inauguração terá lugar na Universidade de Paris 8, no dia 22 de Março, e será seguida por uma mesa-redonda que irá debater a relação entre memórias dolorosas e cidadania. A discussão contará com a participação diversos convidados, sendo de destacar a participação do Secretário de Estado da Memória Democrática (Espanha), Fernando Martínez Lopez, e do Presidente da Assembleia da República (Portugal), Augusto Santos Silva.
🔗 Inscrição obrigatória AQUI
>> 📎 Programa da sessão de abertura e mesa-redonda (PDF) <<
Tempo
(Quarta-feira) 2:00 pm - 6:00 pm
Organizador
Several Institutions

Detalhes do Evento
In-person and open session of the History and Image Workshop, with a presentation by Lívia Apa on Bruna Polimeni. Contar uma revolução: Bruna Polimeni, Cabral,
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Detalhes do Evento
In-person and open session of the History and Image Workshop, with a presentation by Lívia Apa on Bruna Polimeni.
Contar uma revolução: Bruna Polimeni, Cabral, a Guiné e outros sonhos
A intervenção tem como objectivo apresentar o trabalho da fotógrafa italiana Bruna Polimeni na Guiné Bissau, tentando tecer um diálogo entre a sua experiência ao lado de Amílcar Cabral e a rica rede de solidariedade anticolonial criada em Itália entre finais dos anos 60 e o início dos anos 70, que envolve diversos actores e diferentes dinâmicas de práticas terceiro-mundistas.
Apresentação de: Lívia Apa, africanista de formação, desenvolve actividade de pesquisa na área dos estudos literários e culturais dos países de língua oficial portuguesa. Trabalha actualmente sobre cinema africano e o pensamento decolonial produzido no continente africano. Leccionou na Unior de Nápoles, onde criou a Cátedra Camões Margarida Cardoso. Participou em várias publicações em volume e em revistas italianas e estrangeiras, tendo publicado, em 2010, a monografia Abitare la lingua, sobre a situação linguística em Angola. Organizou, junto com os poetas Mária Alexandre Daskálos e Arlindo Barbeitos a antologia Poesia Africana de Língua Portuguesa, editada pela Academia Brasileira das Letras. Traduziu para italiano, entre outros, Florbela Espanca, Mário Cesariny, Ruy Duarte de Carvalho, Mia Couto, Luís Carlos Patraquim, Ondjaki e Ana Luísa Amaral. Em 2020, organizou com Paulo de Medeiros, pela editora Routledge, o livro Contemporary Lusophone African Film.
Moderação de Catarina Laranjeiro (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Para mais informações e inscrições, contactar oficinahistoriaeimagem@gmail.com
Imagem: A fotógrafa Bruna Amico fazendo a reportagem da I° Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau
(Fonte: Casa Comum / Fundação Mário Soares e Maria Barroso).
Tempo
(Quarta-feira) 4:00 pm - 6:00 pm
Organizador
Institute of Contemporary History — NOVA School of Social Sciences and Humanitiescomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C - 1069-061 Lisbon
News
Elisabete Pereira selected for TheMuseumsLab 2023 fellowship
Mar 20, 2023
Elisabete Pereira was one of the researchers selected to participate in TheMuseumsLab 2023 programme.
Práticas da História has a new editorial team
Mar 16, 2023
Práticas da História has announced its new editorial team.
Isabel Baltazar co-coordinates UNESCO UNITWIN Chair
Mar 7, 2023
Isabel Baltazar and Luís Caetano are the coordinators of the UNESCO UNITWIN Chair “City that Educates and Transforms”.
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