Leonor Sá

Biografia
Leonor Sá é Conservadora Responsável do Museu de Polícia Judiciária e Investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica. Doutorada em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Estudos Alemães (Literatura) pela FCSH da Universidade NOVA de Lisboa , pós-graduada em Museologia pela Universidade Lusófona (Estágio no Centre International de Formation Écomuseologique, Canadá) e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Mentora e Coordenadora dos Projetos ‘SOS Azulejo’ (Grande Prémio da União Europeia para o Património Cultural/EUROPA NOSTRA 2013, cat. 4) e ‘Igreja Segura-Igreja Aberta’ (Prémio APOM 2007), a sua tese de doutoramento intitulada ‘Infâmia e fama: o mistério dos primeiros retratos fotográficos judiciários em Portugal 1869-1895’, publicada pelas Edições 70 foi galardoada pelo BPI/Lisbon Consortium-UCP e pelo Grémio Literário. Em 2022 publicou na INCM ‘Polícias, ladrões & outras revelações: Arquivo Histórico Fotográfico do Museu de Polícia Judiciária 1912-1945‘, resultado do tratamento e pesquisa de 25 anos do arquivo em questão. Autora de mais de 50 artigos publicados a nível nacional e internacional, comissariou várias exposições, fez traduções (das quais se destaca 30 Anos, de Ingeborg Bachman), crítica literária (O Independente, JL, Expresso) e publicou na Douda Correria um livro de poesia intitulado A Poesia está fechada.
Áreas de Investigação
- Património cultural
- História da polícia
- Fotografia judiciária
- Literatura
Publicações destacadas
- Sá, Leonor. Polícias, Ladrões & Outras Revelações. Arquivo Histórico Fotográfico do Museu de Polícia Judiciária (1912-1945). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2022. [link]
- Sá, Leonor, “Da Polícia de Investigação Criminal (PIC) à Polícia Judiciária (PJ): sumário de um percurso atribulado 1867/93 – 1945,” in Polícia(s) no Portugal contemporâneo, coordenado por Maria Fernanda Rollo, Pedro Marques Gomes e Adolfo Cueto-Rodríquez. Lisboa: MUP – Museu da Polícia, 2022.
- Sá, Leonor. Infâmia e fama: o mistério dos primeiros retratos judiciários em Portugal (1869-1895). Lisboa: Edições 70, 2018. [link]
- Sá, Leonor, “A performance do falso e a coleção do ilícito: fétiches, mercado – e museus,” in Collecting, Collections and Concepts – Uma viagem iconoclasta por coleções de coisas em forma de assim, coordenado por Paulo Mendes e Sandra Vieira Jürgens. Guimarães: Fundação Cidade de Guimarães / IN.TRANSIT Editions, 2013. [PDF]🔓
Projectos principais
- Coordenadora do projecto “SOS Azulejo” — Acolhido pelo Museu de Polícia Judiciária. 2007- [link]
- Coordenadora do projecto “Igreja Segura – Igreja Aberta” — Acolhido pelo Museu de Polícia Judiciária. 2003-2012 [link]
- Coordenadora do projecto “Catálogo Nacional de Obras de Arte furtadas de Coleções Públicas Portuguesas” — Acolhido pelo Museu de Polícia Judiciária. 1998-2002
Pesquisa
Agenda
dezembro, 2023
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
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Detalhes do Evento
Workshop onde os participantes vão discutir o pensamento de intelectuais marginais sobre o Brasil e interpretações esquecidas ou apagadas da história. Visões Não-Canónicas do Brasil Joint Workshop –
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Detalhes do Evento
Workshop onde os participantes vão discutir o pensamento de intelectuais marginais sobre o Brasil e interpretações esquecidas ou apagadas da história.
Visões Não-Canónicas do Brasil
Joint Workshop – Interpretações do Brasil
O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, o Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí e o Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa se reúnem para promover a segunda edição do Joint Workshop – Interpretações do Brasil – uma iniciativa que pretende debater a história da produção do conhecimento do e sobre o Brasil a partir de múltiplas perspectivas.
Nesta nova edição, participantes de diversas instituições brasileiras e portuguesas discutem o tema “Visões Não-Canónicas do Brasil“, destacando o pensamento de intelectuais “marginais” sobre o país e interpretações esquecidas ou apagadas da história. Como uma ideia ou teoria é superada e deixa de ter importância no pensamento social? Como intelectuais, periódicos ou instituições periféricas se relacionam com as instâncias dominantes de produção do conhecimento? Como circulam as interpretações produzidas nas margens do sistema universitário ou do campo cultural? Que nuances as trajectórias de intelectuais periféricos trazem para a história do pensamento social brasileiro?
Essas e outras questões serão abordadas neste workshop, a ser realizado nos dias 6 e 7 de Dezembro, online, via Zoom.
Programa:
6 de Dezembro, às 11h (Brasília) e 14h (Lisboa) >> 🔗 Acesso Zoom às sessões do dia
Mesa 1: Projetos Políticos e Intelectualidade
Alexandro Dantas Trindade (DECISO UFPR)
Arilda Arboleya (DCS UFPI)
Cássia Silveira (DEHIS UFRGS)
6 de Dezembro, às 15h (Brasília) e 18h (Lisboa)
Mesa 2: Pensamento Social e Raça
Marcus Vinicius de Freitas Rosa (DEHIS UFRGS)
Sarah Calvi Amaral Silva (FACED UFRGS)
Valéria Floriano-Machado (DTFE UFPR)
7 de Dezembro, às 11h (Brasília) e 14h (Lisboa) >> 🔗 Acesso Zoom às sessões do dia
Mesa 3: O Cânone Contemporâneo
Eide Sandra Azevedo Abreu (DCS UEM)
Hilton Costa (DCS UEM)
Meire Mathias (DCS UEM)
7 de Dezembro, às 15h (Brasília) e 18h (Lisboa)
Mesa 4: Intelectuais e Estado Novo
Erivan Cassiano Karvat (DEHIS UEPG)
Frederico Ágoas (CICS.NOVA FCSH)
Rui Pedro Jacinto (IHC — NOVA FCSH)
Tempo
6 (Quarta-feira) 2:00 pm - 7 (Quinta-feira) 8:00 pm
Localização
Link dedicado na plataforma Zoom
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade NOVA de Lisboa, Universidade Estadual de Maringá e Universidade Federal do Piauí
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