Daniel Freire Santos

Mestre

Biografia

Licenciado em História em 2017 (NOVA FCSH) e mestre em Museologia e Museografia em 2021 (FBAUL), o meu percurso académico sempre se pautou por um interesse no campo que denominaremos como História Cultural, com um enfoque especial na Época Contemporânea.

A partir de 2018, decidi conjugar os meus interesses académicos com a minha atividade profissional, tendo trabalhado, desde então, em vários museus. As tarefas desenvolvidas nesta esfera envolveram diversos domínios, da investigação histórica à realização de visitas orientadas, do desenvolvimento de programas expositivos e educativos ao tratamento arquivístico e catalogação.

Em 2021, iniciei, juntamente com outros/as colegas, o projeto “Museu Tricolor”. Este projecto independente e informal, sem fins lucrativos, sustentado a partir da visão adepta, pretende levar à futura implementação física do museu que entrecruze as histórias do clube desportivo conhecido como “Estrela da Amadora” com o das comunidades envolventes.

Neste momento, estou a desenvolver o meu plano doutoral, denominado “Vou à bola! Culturas Adeptas, Economia Política e Estado na História do Futebol em Portugal (1910-2020)”, no âmbito do Doutoramento em História na NOVA FCSH, sendo ainda investigador integrado doutorando do IHC — NOVA FCSH / IN2PAST.

Áreas de Investigação

  • História cultural
  • História do desporto

Publicações destacadas

  • Santos, Daniel Freire, Andreia Louro & Gil Gonçalves. “Enquanto a bola não começa – clubes desportivos como espaços de contracultura: o caso do Estrela da Amadora (1951-1974),” Materiales para la Historia del Deporte (no prelo).
  • Santos, Daniel Freire, Andreia Louro & Gil Gonçalves “A Cidade num Clube: Prosopografia do Clube de Futebol Estrela da Amadora (1960-1980),” in Actas do V Congresso de História Local: conceito, práticas e desafios na contemporaneidade. No prelo
  • Santos, Daniel Filipe Freire dos. “Educação museal e o envolvimento social : caminhos trilhados, desafios à vista e o caso do Museokupa.” Dissertação de Mestrado em Museologia e Museografia, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2021. [PDF]

Projectos principais

  • Vou à bola! Culturas Adeptas, Economia Política e Estado na História do Futebol em Portugal (1910-2020)” — Dissertação no âmbito Programa Doutoral em História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, orientada por José Neves (IHC — NOVA FCSH). Projecto individual financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2022.10311.BD). 2022-

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

X