Daniel Freire Santos
Biography
Licenciado em História em 2017 (NOVA FCSH) e mestre em Museologia e Museografia em 2021 (FBAUL), o meu percurso académico sempre se pautou por um interesse no campo que denominaremos como História Cultural, com um enfoque especial na Época Contemporânea.
A partir de 2018, decidi conjugar os meus interesses académicos com a minha atividade profissional, tendo trabalhado, desde então, em vários museus. As tarefas desenvolvidas nesta esfera envolveram diversos domínios, da investigação histórica à realização de visitas orientadas, do desenvolvimento de programas expositivos e educativos ao tratamento arquivístico e catalogação.
Em 2021, iniciei, juntamente com outros/as colegas, o projeto “Museu Tricolor”. Este projecto independente e informal, sem fins lucrativos, sustentado a partir da visão adepta, pretende levar à futura implementação física do museu que entrecruze as histórias do clube desportivo conhecido como “Estrela da Amadora” com o das comunidades envolventes.
Neste momento, estou a desenvolver o meu plano doutoral, denominado “Vou à bola! Culturas Adeptas, Economia Política e Estado na História do Futebol em Portugal (1910-2020)”, no âmbito do Doutoramento em História na NOVA FCSH, sendo ainda investigador integrado doutorando do IHC — NOVA FCSH / IN2PAST.
Research fields
- Cultural history
- Sports history
Selected publications
- Santos, Daniel Freire, Andreia Louro & Gil Gonçalves “A Cidade num Clube: Prosopografia do Clube de Futebol Estrela da Amadora (1960-1980),” in Actas do V Congresso de História Local: conceito, práticas e desafios na contemporaneidade. In press.
- Gonçalves, Gil, Andreia Fontenete Louro & Daniel Freire Santos. “Enquanto a bola não começa – clubes desportivos como espaços de contracultura: o caso do Estrela da Amadora (1951-1974),” Materiales para la Historia del Deporte 24 (2023): 118-131. [link]🔓
- Santos, Daniel Filipe Freire dos. “Educação museal e o envolvimento social: caminhos trilhados, desafios à vista e o caso do Museokupa.” Master’s in Museology and Museography Dissertation presented to the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon, 2021. [link]🔓
Main projects
- “Vou à bola! Culturas Adeptas, Economia Política e Estado na História do Futebol em Portugal (1910-2020)” — PhD thesis to be presented to the NOVA School of Social Sciences and Humanities, supervised by José Neves (IHC — NOVA FCSH) and Nuno Domingos (ICS — University of Lisbon). Individual PhD project funded by the Foundation for Science and Technology (2022.10311.BD). 2022-
Search
Events
julho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Paula Godinho‘s new book will also be launched in Porto, at the UNICEPE bookshop, with a presentation by Cristina Nogueira. O
Ver mais
Detalhes do Evento
Paula Godinho‘s new book will also be launched in Porto, at the UNICEPE bookshop, with a presentation by Cristina Nogueira.
O Impossível Demora Mais
Antropologia para o futuro, correntes frias da realidade e correntes quentes da esperança
Nada há de normal ou natural no desvanecimento da esperança. Neste livro, a autora parte da realidade atual da grã-crise para ensaiar uma crítica aos princípios que ordenam o tempo, entre o que pode acontecer, desacontecer e reacontecer. Os futuros desafiam-se, e a memória pode ser um terraço para outra coisa ainda, para escapar ao provável, apresentado como uma condenação. A construção do possível e mesmo do impossível remete para etnografias da resistência, em lugares concretos e entre pessoas concretas, com recurso a subjetivações libertadoras. Procuram-se fulgores que trazem dentro o jogo, a brincadeira e a festa, como invenção de mundos por vir, que poderão servir de tocha para esboroar incertezas e esboçar uma teoria das disputas do futuro, entre qualidades do tempo, rastos que são também rastilhos, rumos para a ação coletiva, esperança que é verbo e construção, prática e concretização. Finalmente, traz dentro a pressa que se põe num remate acerca do impossível, que é necessário.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Terça-feira) 6:00 pm - 7:00 pm
Organizador
Tigre de Papel Press and UNICEPE Cooperative
News
Manuel Loff receives Porto’s Medal of Merit
Jul 14, 2025
He was one of the personalities honoured by Porto City Council
Ricardo Noronha leads team to study “petromodernity”
Jul 7, 2025
The PETROSINES project was one of the six History projects that received funding from the FCT
Statement about the demolitions in the Bairro de Santa Filomena
Jul 3, 2025
Statement from the team of the project FILMASPORA
CONTACTS
WORKING HOURS


