José Filipe Costa

Cultura, Identidades e Poder
Contacto:
josefilcosta@gmail.com
Biografia
José Filipe Costa é doutor pelo Royal College of Art, Londres e licenciado e mestre em Ciências da Comunicação pela NOVA FCSH. Tem leccionado no IADE (cursos de Design e de Fotografia e Cultura Visual), Universidade Lusófona (Master DocNomads, Documentary Film Directing Erasmus Mundus), Instituto Politécnico de Tomar (vídeo e cinema documental) e ETIC. Foi professor visitante na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Escreveu e realizou as curtas metragens ‘A Rua’ (2008), ‘Chapa 23’ (2006), ‘Domingo’ (2005) e ‘Undo’ (2004) e os documentários ‘Linha Vermelha’ (2011), ‘Entre Muros’ (2002) e ‘Senhorinha’ (1999). Os seus filmes foram apresentados em festivais internacionais de cinema como Cinéma du Réel, Viennale, PlanetaDoc, Fórumdoc.bh, Fidé Brasil, Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, IndieLisboa, Curtas de Vila do Conde, entre outros, e foram exibidos em vários canais de televisão como RTP, Futura-Brasil e ZDF-Arte. É autor do livro “O cinema ao poder!” (2002 e 2015).
Áreas de Investigação
- Cinema
Publicações destacadas
- Costa, José Filipe. “Em direcção à autoestrada do sul. Estrangeiros e nacionais em trânsito na Torre Bela,” Ler História 67 (2014): 11-25. [PDF]
- Costa, José Filipe. “Just like a tractor or a shovel – acting for revolution in Torre Bela (Thomas Harlan, 1977),” La Furia Umana (2014): 210-215.
- Costa, José Filipe, “Quando o cinema faz acontecer: o caso Torre Bela,” in Tradição e Reflexões: Contributos para a teoria e estética do documentário, organizado por Manuela Penafria, 211-246. Covilhã: Livros Labcom, 2011. [PDF]
- Costa, José Filipe. O cinema ao poder! A revolução do 25 de Abril e as politicas de cinema entre 1974-1976. Lisboa: Hugin, 2002.
Projectos principais
—
Pesquisa
Agenda
novembro , 2023
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Oficina promovida pelo Laboratório de Humanidaded Digitais do IHC, no âmbito da colaboração com o projecto WSD Roadmap — Western Sephardic Diaspora Roadmap. Introdução ao
Ver mais
Detalhes do Evento
Oficina promovida pelo Laboratório de Humanidaded Digitais do IHC, no âmbito da colaboração com o projecto WSD Roadmap — Western Sephardic Diaspora Roadmap.
Introdução ao Omeka S
No dia 29 de Novembro, o Laboratório de Humanidades Digitais organizará, juntamente com o projeto WSD Roadmap, a Oficina Introdução ao Omeka S, conduzida por Joana Vieira Paulino. Esta iniciativa insere-se no workshop final do projeto, “Unlocking Diaspora Archives”.
A oficina decorrerá entre as 9h e as 13h00, na sala B201 da Torre B da NOVA FCSH, na Avenida de Berna.
A inscrição é gratuita mas sujeita ao limite de vagas.
Tempo
(Quarta-feira) 9:00 am - 1:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e CHAM - Centro de Humanidades

Detalhes do Evento
Segunda sessão do ciclo 2023-2024 da Oficina de História e Imagem. Sessão aberta e fora de portas, com Leonor Sá. Visita comentada ao Museu de
Ver mais
Detalhes do Evento
Segunda sessão do ciclo 2023-2024 da Oficina de História e Imagem. Sessão aberta e fora de portas, com Leonor Sá.
Visita comentada ao Museu de Polícia Judiciária
A segunda Oficina História e Imagem do ano lectivo 2023-2024 será uma visita comentada pela Leonor Sá do Museu de Polícia Judiciária (salas de reserva e Arquivo Histórico Fotográfico do Museu).
A visita terá lugar na quarta-feira, 29 de Novembro, das 10h30 às 12h30. O Museu de Polícia Judiciária fica localizado em Loures, na Rua Francisco José Purificação Chaves, nº8.
A visita é limitada a 15 pessoas, pelo que é necessário que as pessoas interessadas façam a sua inscrição para o email oficinahistoriaeimagem@gmail.com até a sexta-feira, dia 24 de Novembro.
Existe a possibilidade de organizar um transporte (carro + motorista) para oito pessoas, com partida às 9h45 de Lisboa, por isso, no acto da inscrição, deverão indicar se necessitam de transporte. As restantes pessoas inscritas, se assim o desejarem, podem juntar-se ao grupo que se reunirá na estação do Campo Grande, às 09h30, para se deslocarem até ao Museu em transportes públicos.
Para mais informações: oficinahistoriaeimagem@gmail.com
Tempo
(Quarta-feira) 10:30 am - 12:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Museu de Polícia Judiciária
Notícias
Universidade do Minho atribui Menção Honrosa a José Miguel Ferreira
Nov 24, 2023
A tese de José Miguel Ferreira recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Victor Sá de História Contemporânea.
“Onde está o Pessoa?” recebe Menção Honrosa em Coimbra
Nov 22, 2023
O filme-ensaio de Leonor Areal foi agraciado com uma menção honrosa no festival Caminhos do Cinema Português.
Exposição sobre Amílcar Cabral chega à Guiné-Bissau
Nov 17, 2023
A exposição dedicada à história e legados de Amílcar Cabral inaugurou em Bissau.
CONTACTOS
HORÁRIO


