Liliana Coutinho
Biografia
Liliana Coutinho (Lisboa, 1977) é curadora e programadora de Debates e Conferências da Culturgest, em Lisboa. Doutora em Estética e Ciências da Arte pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, é investigadora do IHC — NOVA FCSH. É Professora convidada na Pós-Graduação em Curadoria de Arte, da NOVA FCSH.
Integrou a equipa de curadores do festival de Arte e Tecnologia INDEX 2022 (12 a 22 Maio 2022, Braga). Fez a coordenação editorial de Close-Up (Orfeu Negro, 2022), de Ana Borralho & João Galante, um livro que se refere aos 20 anos de colaboração artística desta dupla. Co-editou o livro Paisagens Imprevistas (2020), dedicado ao 10º aniversário do Festival Materiais Diversos. Publicou, entre outros: “O delicado fio do comum”, em André Guedes, Ensaios para uma antológica (Kunsthalle Lissabon e Cura Books, 2016); “L’objet: ni un fétiche ni une preuve, mais un don pour la performance”, em Performance Vie d’Archive (Les presses du réel, 2014); “O Coro, outra vez”, em Anne Teresa de Keersmaeker em Lisboa (INCM, 2013); “On the utility of a universal’s fiction”, em Gimme Shelter: Global Discourses In Aesthetics (Amsterdam University Press, 2013); “Hearing our pathway – A Sensous Walk”, em Mobility and Fantasy in Visual Culture (London: Routledge, 2013).
Foi responsável pelo Serviço Educativo do Museu de Serralves. Como investigadora e curadora, colaborou com o Teatro Municipal Maria Matos, Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, Museu de Serralves, Le Plateau (Paris), Artistas Unidos e Atelier Re.Al.
Áreas de Investigação
- Estética e ciências da arte
- Epistemologia
- Biologia cultural
- Crítica
Publicações destacadas
- Coutinho, Liliana, “O palco da “comunidade dos que não têm nada emcomum”,” in Como viver juntos? Sobre ética animal e do ambiente, organizado por Ana Leonor Santos e André Barata, 67-80. Covilhã: Praxis – Centro de Filosofa, Política e Cultura / Universidade da Beira Interior, 2022.
- Coutinho, Liliana, “O tempo da Serpente – Eros e o fazer da pintura,” in Formas que se tornam outras. Júlio Pomar, organizado por Sara Antónia Matos e Pedro Faro. Lisboa: Documenta / Atelier-Museu Júlio Pomar, 2019. [link]
- Coutinho, Liliana, “Ana Vieira,” in The Zero Alternative: Ernesto de Sousa and some other aesthetic operators in Portuguese art and poetry from the 1960s onwards. OEI #80/81, editado por Jonas Ma (J) Magnusson, Cecilia Grönberg, Hugo Canoilas e Tobi Maier. Estocolmo: After 8 Books, 2018. [link]
- Coutinho, Liliana, “Ana Vieira – Uma casa tocada pelo olhar,” in História da arte nos Açores (c. 1427-2000), coordenado por Delfim Sardo, João Vieira Caldas e Vítor Serrão. Ponta Delgada: Secretaria Regional da Educação e Cultura dos Açores, 2018.
- Coutinho, Liliana, “Quando a Performance encontra o museu: em diálogo com Catherine Wood,” in Performance na Esfera Pública, organizado por Ana Pais. Lisboa: Orfeu Negro, 2017. [link]
Projectos principais
—
Pesquisa
Agenda
dezembro, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Não Existem Eventos
Notícias
Procuram-se: Ex-combatentes racializados das Forças Armadas Portuguesas durante o período colonial
Dez 5, 2024
Ajude no projecto de investigação da Marta Pinto Machado
Jorge M. Pedreira recebe Prémio de História Júlio Fogaça
Dez 4, 2024
A Academia das Ciências de Lisboa atribuiu o prémio pelo ensaio inédito “Estrutura da Antiga Sociedade Portuguesa”
Irene Flunser Pimentel recebe prémio da Academia Portuguesa da História
Nov 25, 2024
Irene Flunser Pimentel venceu o Prémio Lusitania – História da Academia Portuguesa da História