Liliana Coutinho

Biografia
Liliana Coutinho (Lisboa, 1977) é curadora e programadora de Debates e Conferências da Culturgest, em Lisboa. Doutora em Estética e Ciências da Arte pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, é investigadora do IHC — NOVA FCSH. É Professora convidada na Pós-Graduação em Curadoria de Arte, da NOVA FCSH.
Integrou a equipa de curadores do festival de Arte e Tecnologia INDEX 2022 (12 a 22 Maio 2022, Braga). Fez a coordenação editorial de Close-Up (Orfeu Negro, 2022), de Ana Borralho & João Galante, um livro que se refere aos 20 anos de colaboração artística desta dupla. Co-editou o livro Paisagens Imprevistas (2020), dedicado ao 10º aniversário do Festival Materiais Diversos. Publicou, entre outros: “O delicado fio do comum”, em André Guedes, Ensaios para uma antológica (Kunsthalle Lissabon e Cura Books, 2016); “L’objet: ni un fétiche ni une preuve, mais un don pour la performance”, em Performance Vie d’Archive (Les presses du réel, 2014); “O Coro, outra vez”, em Anne Teresa de Keersmaeker em Lisboa (INCM, 2013); “On the utility of a universal’s fiction”, em Gimme Shelter: Global Discourses In Aesthetics (Amsterdam University Press, 2013); “Hearing our pathway – A Sensous Walk”, em Mobility and Fantasy in Visual Culture (London: Routledge, 2013).
Foi responsável pelo Serviço Educativo do Museu de Serralves. Como investigadora e curadora, colaborou com o Teatro Municipal Maria Matos, Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, Museu de Serralves, Le Plateau (Paris), Artistas Unidos e Atelier Re.Al.
Áreas de Investigação
- Estética e ciências da arte
- Epistemologia
- Biologia cultural
- Crítica
Publicações destacadas
- Coutinho, Liliana, “O palco da “comunidade dos que não têm nada emcomum”,” in Como viver juntos? Sobre ética animal e do ambiente, organizado por Ana Leonor Santos e André Barata, 67-80. Covilhã: Praxis – Centro de Filosofa, Política e Cultura / Universidade da Beira Interior, 2022.
- Coutinho, Liliana, “O tempo da Serpente – Eros e o fazer da pintura,” in Formas que se tornam outras. Júlio Pomar, organizado por Sara Antónia Matos e Pedro Faro. Lisboa: Documenta / Atelier-Museu Júlio Pomar, 2019. [link]
- Coutinho, Liliana, “Ana Vieira,” in The Zero Alternative: Ernesto de Sousa and some other aesthetic operators in Portuguese art and poetry from the 1960s onwards. OEI #80/81, editado por Jonas Ma (J) Magnusson, Cecilia Grönberg, Hugo Canoilas e Tobi Maier. Estocolmo: After 8 Books, 2018. [link]
- Coutinho, Liliana, “Ana Vieira – Uma casa tocada pelo olhar,” in História da arte nos Açores (c. 1427-2000), coordenado por Delfim Sardo, João Vieira Caldas e Vítor Serrão. Ponta Delgada: Secretaria Regional da Educação e Cultura dos Açores, 2018.
- Coutinho, Liliana, “Quando a Performance encontra o museu: em diálogo com Catherine Wood,” in Performance na Esfera Pública, organizado por Ana Pais. Lisboa: Orfeu Negro, 2017. [link]
Projectos principais
—
Pesquisa
Agenda
julho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Não Existem Eventos
Notícias
Ricardo Noronha lidera equipa que vai estudar ‘petromodernidade’
Jul 7, 2025
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
Comunicado sobre as Demolições no Bairro de Santa Filomena
Jul 3, 2025
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025