dezembro, 2021

03dez10:00 am12:30 pmOs Desafios da História GlobalOficina Doutoral Anual10:00 am - 12:30 pm Biblioteca Nacional de Portugal, Campo Grande, 83 — 1749-081 LisboaTipologia do Evento:Conferência

Detalhe do cartaz da Oficina Doutoral Anual do IHC

Evento inaugural da Oficina Doutoral Anual do IHC — História Nacional, História Conectada e História Global.

Os Desafios da História Global
História Nacional, História Conectada e História Global
Oficina Doutoral Anual do IHC

O que é fazer História Global nos dias de hoje?

Num mundo cada vez mais integrado, trabalhar sob uma perspectiva global parece ser um caminho atraente para os historiadores/as, independentemente do tema de investigação e recorte temporal. No entanto, cumpre indagar: quais são as possibilidades e limites desta abordagem? Que ferramentas estão à mão do historiador/a para que faça um uso fundamentado da História Global? Existem limites para este uso? Por outro lado, quais são suas potencialidades? E quais as tendências actuais da historiografia? A partir destas questões, pretendemos lançar o debate e fomentar reflexões de cunho metodológico sobre a prática da História Global.

É este o mote lançado pela primeira edição da Oficina Doutoral Anual, criada no âmbito da Plataforma de Estudos Avançados do Instituto de História Contemporânea (IHC) e a cargo dos doutorandos e doutorandas que compõem a Comissão Organizadora do evento. Para o efeito, convidámos o Prof. Dr. Jorge Flores para fazer uma exposição acerca dos “Desafios da História Global”, a que se seguirá o comentário informado da Profª. Drª. Maria Paula Diogo. Finalmente, a discussão será alagada ao auditório, possibilitando a todos os interessados/as a oportunidade de partilharem as suas dúvidas em relação às metodologias da História Global, mas também aquelas que entendem ser as suas virtudes e potencialidades.

A participação no evento é livre, mediante inscrição 🔗 neste formulário. O evento decorrerá também em streaming, via Zoom, sendo o link partilhado pelos inscritos/as em tempo útil.

Para mais informações, contactar a organização através do endereço odaihc@fcsh.unl.pt.

ACTUALIZAÇÃO:

Dada a declaração do Estado de Calamidade, a Biblioteca Nacional de Portugal exige os seguintes documentos para a participação presencial na oficina:

– Certificado Digital COVID da EU válido;
– Comprovativo de vacinação completa, há pelo menos 14 dias;
– Comprovativo de teste com resultado negativo.

Comissão Organizadora:

Bruna Oliveira Santiago (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Cristina Marques (IHC — UÉ / IN2PAST)
Gil Gonçalves (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Henrique Oliveira (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Joaquim Simões (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
José Caetano (IHC — UÉ / IN2PAST)
Rebeca Ávila (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)

>> Programa completo e notas biográficas (📎PDF) <<

Cartaz da Oficina Doutoral Anual do IHC "Os Desafios da História Global". 3 de Dezembro de 2021, 10 horas, Biblioteca Nacional de Portugal. Com Jorge Flores e Maria Paula Diogo.

(Sexta-feira) 10:00 am - 12:30 pm

Biblioteca Nacional de Portugal

Campo Grande, 83 — 1749-081 Lisboa

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Évora