Repensar Portugal e a Ideia de Europa

Mai 1, 2019 | Livros, Publicações

Repensar Portugal e a Ideia de Europa

  • Isabel Baltazar
  • 2019
  • Lisboa: Theya Editores
  • ISBN: 978-989-8916-70-9
  • Idioma: Português

Repensar Portugal e a Ideia de Europa pretende mostrar a presença da ideia de Europa no pensamento contemporâneo. Esta ideia nunca deixou de estar presente em Portugal, quer servindo como paradigma ao modo de pensar Portugal, quer servindo de retaguarda quando se privilegia o Atlântico, ou, simplesmente, para pensar a Europa. As Imagens da Europa apresentadas neste trabalho servem para Portugal se ver a si próprio, mostrando a posição de Portugal na Balança da Europa. A consciência de uma portugalidade vai sendo construída a partir da visão da Europa. As Imagens de Portugal são construídas a partir das Imagens da Europa, reconhecendo a europeidade de Portugal e a posição de Portugal perante a Europa. Por outro lado, a própria Europa precisa de encontrar um futuro e resolver a evidente crise europeia. A unidade das nações europeias parece ser o único caminho possível. Para alguns, a solução estava mesmo em chegar aos Estados Unidos da Europa, ideia acompanhada em Portugal com muito interesse no século XX, como mostram as fontes de imprensa e a documentação diplomática. Portugal é fatalmente europeu, a “cabeça da Europa”, mesmo para os não europeístas, os que mostram o outro olhar de Portugal, para o Atlântico. Portugal, tão pequeno e tão grande, com um “rosto europeu” e um corpo que se estende em todas as direções. Portugal é a Europa e o Mundo. Uma vocação universalista que sempre se conjugou com a sua identidade europeia. ​

Sobre a autora:
Isabel Baltazar é licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, 1988), mestre em História Cultural e Política (1995), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e doutorada em História e Teoria das Ideias, Especialidade de História das Ideias Políticas (2008), pela mesma Universidade, com uma tese intitulada Portugal e a Ideia de Europa. Pensamento Contemporâneo.
É membro integrado do Instituto de História Contemporânea (IHC) da FCSH/NOVA e colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), da Universidade de Coimbra. Formadora da Rede do Centro de Informação Europeia Jacques Delors e do Team Europa da Comissão Europeia, ministrando palestras sobre Cidadania Europeia.
Foi professora da Universidade Católica Portuguesa (Polo de Leiria) de 1994 a 2005. Professora Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, no Departamento de Estudos Políticos onde lecionou a disciplina de Construção Europeia no Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, Especialização em Estudos Europeus. É docente das disciplinas de Cidadania, Ideia de Europa e Construção Europeia e tem orientado teses de Mestrado sobre Estudos Europeus, para além de fazer parte de Júris de Mestrado e de Doutoramento, em Portugal e Espanha. É autora de livros e artigos sobre a temática europeia, sendo de destacar a sua última obra de coordenação, o Dicionário das Grandes Figuras Europeias, que reúne os maiores especialistas da área e editado pela Assembleia da República.

 

Outras Publicações

Filter Categories
Todas
Livros
Capítulos
Artigos
Outras publicações

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X