
Two seismological approaches to the Benavente earthquake
Out 24, 2019 | Capítulos, Publicações

Two seismological approaches to the Benavente earthquake (1909): from the network of citizens to the network of instruments
- Jorge Ferreira
- Web of Knowledge: A Look into the Past, Embracing the Future
- Sara Albuquerque, Teresa Ferreira, Maria de Fátima Nunes, Ana Cardoso de Matos e António Candeias (Eds.)
- 2019
- Évora / Faro: Universidade de Évora / Sílabas & Desafios
- Idioma: Inglês
- ISBN: 978-989-8842-41-1
- 100-104
The 23rd April 1909 earthquake (Benavente Earthquake – BE), with catastrophic effects in Ribatejo, including Benavente, relatively close to Lisbon, was the subject of two coeval studies according to different approaches that in the conceptual framework of tectonics can be considered pioneers in the Portuguese seismology: the official one, according to dedicated questionnaires and based on a network of human observers, and the one of private initiative, according to the only seismogram registered in the Portuguese continental territory (Coimbra), but limited by the absence of a (reclaimed) network of instruments. These two studies are described with attention to the protagonists, the contexts and the contributions to the Portuguese seismology, and despite the different approaches, both claim for more instruments and the setting of a desired and necessary national network of seismic stations.
Sobre o livro:
The International Multidisciplinary Congress – Web of Knowledge: A look into the Past, embracing the Future was held by IHC-CEHFCi, HERCULES Laboratory and CIDEHUS, University of Évora and took place in Évora, Portugal, from 17 to 19 May 2018.1 The Congress brought together researchers and scientists from different backgrounds intersecting the Exact Sciences with the Social Sciences revealing the visible and invisible networks. By fostering the exchange of knowledge and experiences in the study of the past, the Congress laid the framework for the present day science on which to map the future Web of Knowledge. A high-quality scientific programme was prepared, joining together experts from different fields covering a wide range of topics from Social Sciences, Arts and Humanities to Science and Technology. As a result of the quality of the panels and debates, the Organizing Committee decided to publish a digital and open access volume with blind peer-reviewed papers. This volume publishes a total of thirty-five contributions which reflect the innovative and multidisciplinary research occurring at the moment in different fields of knowledge, promoting visibility and networks of knowledge.
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Primeira sessão do terceiro ciclo de conferências que cruza a Ciência e Tecnologia com as Artes e Letras. Com Ana Duarte Rodrigues. O
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Detalhes do Evento
Primeira sessão do terceiro ciclo de conferências que cruza a Ciência e Tecnologia com as Artes e Letras. Com Ana Duarte Rodrigues.
O que nos dizem as fontes visuais das hortas
3º Ciclo internacional de videoconferências
“Quando a Ciência e a Tecnologia se Cruzam com as Artes e as Letras”
A representação de jardins de prazer é relativamente abundante em algumas culturas. No entanto, a representação de hortas e pomares é muito rara transversalmente. No entanto, há um grupo de desenhos de hortas, pomares e vinhas da Idade Moderna em Espanha, que nunca foram estudados e que nos propusemos a investigar. Assim, nesta conferência pretendemos confrontar o conhecimento já consagrado pela historiografia com este grupo de representações visuais de hortas, pomares, vinhas, e casas rurais de diferentes regiões de Espanha, mas também com as representações da mesma tipologia do norte da Europa. Com vista a este objetivo, iremos dirigir o seguinte inquérito aos desenhos hispânicos de hortas, pomares e vinhas: O que é que podem acrescentar às fontes textuais?
O que nos podem dizer sobre a organização espacial das granjas, fincas, huertas/huertos? Podemos transpor este conhecimento para as quintas portuguesas? O que nos dizem sobre as variedades cultivadas? E, por outro lado, o que é que representações com uma preocupação mais utilitária que estética podem significar para a arte?
Esperamos demonstrar que as representações visuais são essenciais não só para complementar o que já se sabe sobre as mais comuns tipologias de jardim, entendido num sentido lato, no Mediterrâneo, mas também para suscitar uma análise crítica das diferentes culturas que as produziram, tornando-se peças chave para a história dos jardins, especialmente quando esta é abordada sob o ponto de vista da ciência e da tecnologia. Mas, não só, a beleza das representações obriga a rever os critérios clássicos com que a historiografia da arte tem entendido a Idade Moderna.
Sobre o orador:
Ana Duarte Rodrigues é professora de História da Ciência. Desde de 2020, é coordenadora do CIUHCT. Nos últimos anos coordenou dois projectos financiados pela FCT: Sustainable Beauty for Algarve and Gardens (2015-2019) e AQUA: Water Wise Management in Early Modern Gardens (2018-2022). Tem publicado intensamente sobre jardins e paisagem sob a perspectiva da história das ciências e da tecnologia. No âmbito de Lisboa Capital Verde 2020, publicou o livro O Triunfo dos Jardins. O pelouro dos Passeios e Arvoredos (1840-1900) e colaborou nas exposições Jardins Históricos de Portugal: Memória e Futuro, na BNP, e Hortas de Lisboa: Da Idade Média ao Século XXI, no Museu de Lisboa. Para além destes, entre as suas publicações destacam-se os livros que co-coordenou: Gardens and Human Agency in the Anthropocene (Routledge, 2019) e The History of Water Management in the Iberian Peninsula Between the 16th and 19th centuries (Springer, 2020). Recebeu o prémio Scientific Merit Awards 2021, atribuído pela Faculdade de Ciências.
Tempo
(Terça-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Localização
Link dedicado na plataforma Zoom
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évra, Universidad Nacional del Sur e Universidad Nacional de Quilmes
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