
October in Contraption-Land
Jun 4, 2018 | Artigos, Publicações

October in Contraption-Land: politics and history in Portugal
- José Neves
- 2018
- Twentieth Century Communism – A Journal of International History
- Número 14: “1917 in 2017”
- Idioma: Inglês
Artigo integrado no número temático “1917 in 2017“ [1917 em 2017].
Resumo:
One hundred years after the Bolsheviks stormed the Winter Palace, in what was then Petrograd, the main concert venue in Lisbon city centre, Coliseu dos Recreios, was packed with people and awash with red flags to mark the centenary of the October 1917 Revolution. The night of 7 November 2017 was the high point of the sweeping commemorative programme that the Portuguese Communist Party (PCP; Partido Comunista Português) devoted to the centenary. On the night, Jerónimo de Sousa, the Party’s General Secretary, gave a lengthy speech on a stage decorated with red carnations, the flowers that gave their name to another revolution, that of 25 April 1974, in Portugal. In seeking to address the way in which the October centenary was marked in Portugal, the present text takes this apparently secondary ornamental detail as its starting point. I will argue, however, that this detail carries a meaning which conveys, at one and the same time, two rather distinct ways of understanding the relation between history and politics. The quotation, as we might call it, of 25 April’s carnations in the October centenary suggests, on the one hand, that the universal ideal of 1917 finds its materialisation in the context of a national trajectory – in the Portuguese case, in and through the event of 1974. On the other hand, the decorative gesture hints at an elective affinity between the two historical moments – as if history were made of revolutionary events, paying no heed to the dead time that exists prior to, or in between, them. Put another way: in the first reading, history is taken as the background that makes politics possible; in the second, as that which politics brings into being.
Palavras-chave:
1917, October Revolution, Portugal
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
outubro, 2023
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Mostra de teleteatros guineenses, realizados na Guiné-Bissau e na sua diáspora em Portugal, organizada mo âmbito do projecto “African Modes of Self-Filming". Teleteatro de Bissau No âmbito do projecto “African
Ver mais
Detalhes do Evento
Mostra de teleteatros guineenses, realizados na Guiné-Bissau e na sua diáspora em Portugal, organizada mo âmbito do projecto “African Modes of Self-Filming“.
Teleteatro de Bissau
No âmbito do projecto “African Modes of Self-Filming: Popular Films in Transnational Flow” (CEEC 2020, de Catarina Laranjeiro), vai ser realizada uma mostra de teleteatro guineense no Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira. Esta actividade é financiada pela Direcção-Geral das Artes.
Teleteatro de Bissau é uma mostra de teleteatros guineenses, realizados na Guiné-Bissau e na sua diáspora em Portugal. Geradores de fluxos artísticos entre geografias, dão a conhecer, com humor, formas de invisibilidade social, nomeadamente os desafios de quem luta por uma vida melhor, emigrando ou dubriando ….
Calendarização
2 de Setembro
Barafunda (2006; 118’) de Mário de Oliveira
Sinopse: História de uma família de classe média baixa de Bissau, em que o pai não consegue mais ser o provedor da família, e a mãe tem de assumir esse papel, vingando na economia informal. Esta foi a história vivida à época por muitas famílias, para responder à crise económica e política que assolou o país, desencadeando transformações estruturais na sociedade.
9 de Setembro
Lixo de Europa (2022; 8’) de Nbana Kabra & Samba Tenen
Sinopse: Curta-metragem sobre emigrantes respigadores, nos contentores de lixo na zona de Queluz.
Fera di Bamdé (2018; 10’) de Nelka Lopes
Sinopse: História de uma mulher, que foi repatriada para a Guiné-Bissau. Retratando o quotidiano guineense, o filme foi realizado no Carregado, em Portugal.
A Lisboeta (2023; 28’) de Tcharlaça Comedy Bissau
Sinopse: Depois de viver muitos anos em Lisboa, uma mulher regressa à Guiné- Bissau, para tentar a sua sorte.
Poder di Tchom (2022; 22’) de Tcharlaça Comedy Bissau
Sinopse: As aventuras de um jovem guineense que deseja imigrar para a Europa.
4 de Outubro
Lixo de Europa (2022; 8’) de Nbana Kabra & Samba Tenen
Sinopse: Curta-metragem humorística sobre emigrantes respigadores, nos contentores de lixo na zona de Queluz.
Nunde Independência (2023; 4’) de Axy Demba
Sinopse: Reflexão crítica sobre as conquistas alcançadas pela independência.
Poder di Tchom (2022; 22’) de Tcharlaça Comedy Bissau
Sinopse: As aventuras de um jovem guineense que deseja imigrar para a Europa.
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Quarta-feira) 4:00 pm - 5:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Câmara Municipal da Moita
Notícias
Sakiru Adebayo em Lisboa
Out 3, 2023
Sakiru Adebayo, vencedor do Prémio Amílcar Cabral 2022, estará em Lisboa na próxima semana.
Aniki e HoST indexadas na Scopus
Set 27, 2023
As revistas Aniki e HoST foram aceites pela plataforma Scopus.
Sue Onslow é a IHC Visiting Scholar 2023
Set 21, 2023
A historiadora britânica Sue Onslow é a terceira IHC Visiting Scholar
CONTACTOS
HORÁRIO


