Associações de classe e operariado na Lisboa do final do século XIX
Out 28, 2020 | Capítulos, Publicações
Associações de classe e operariado na Lisboa do final do século XIX
- Ana Alcântara
- História do Movimento Operário e Conflitos Sociais em Portugal. Atas do IV Congresso História do Trabalho, do Movimento Operário e dos Conflitos Sociais em Portugal e III Conferência do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida
- Pamela Peres Cabreira (Org.) & Raquel Varela (Coord. Científica)
- 2020
- Lisboa: Instituto de História Contemporânea | Colecção E-IHC
- Idioma: Português
- ISBN: 978-989-8956-20-0
- 23-47 p.
Excerto:
No final do século XIX, Lisboa viveu uma época de mutações económicas, sociais e políticas, impulsionadas parcialmente pelo desenvolvimento industrial e urbano, que sustentaram um momento de transição fundamental para a formação da classe operária lisboeta. A alteração dos ritmos de vida e experiências quotidianas vivenciadas por aqueles que afluíram à cidade vindos do mundo rural estimulou o surgimento de uma consciência de classe por parte do operariado urbano. Com a crescente proletarização e concentração das «classes laboriosas» em Lisboa surgem associações de cariz operário — inicialmente as mutualistas e posteriormente, com a legalização das Associações de Classe em 1891, as ligadas ao trabalho.
Sobre o livro:
Nos últimos decénios tem feito curso nas ciências sociais e humanas a ideia de que as sociedades teriam deixado de se organizar em torno do trabalho. Paralelamente, tem-se afirmado igualmente o fim das ideologias, do sindicalismo ou da militância. No entanto, o que a realidade nos mostra é que, ao invés da supressão do trabalho, se tem vindo a assistir antes ao crescimento do número de pessoas nele envolvidas. Nesta nova etapa de desenvolvimento do capitalismo, o trabalho não se extinguiu e o que se verifica, verdadeiramente, é que sofreu profundas transformações ao ter-se tornado, para largos setores, mais instável, multifacetado, intensificado e desvalorizado. Por conseguinte, há que redescobrir o trabalho, tornar visível o que alguns pretendem ocultar e apreender toda a sua complexidade a partir dos olhares diversos que são protagonizados pelas várias ciências, numa perspectiva inter e multidisciplinar. Por outro lado, há que evidenciar igualmente as consequências da intensificação e da desvalorização do trabalho para a saúde dos trabalhadores e as suas condições de vida, bem como as modalidades de resistência que estes lhes opõem – no presente e no passado. Esta é a abordagem deste livro, que corresponde à organização dos textos e temas apresentados no IV Congresso de História do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal & III Conferência do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida, realizado na cidade de Lisboa em Novembro de 2019.
Mais informações sobre o livro
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
outubro, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Detalhes do Evento
Workshop organizado no âmbito do projecto HELP, que estuda os campos de refugiados dos republicanos espanhóis em Barrancos durante a guerra civil espanhola. Arqueologia dos
Ver mais
Detalhes do Evento
Workshop organizado no âmbito do projecto HELP, que estuda os campos de refugiados dos republicanos espanhóis em Barrancos durante a guerra civil espanhola.
Arqueologia dos Campos de Refugiados Republicanos Espanhóis em Barrancos (1936)
Este workshop acolhe os cinco investigadores/as do projeto interdisciplinar HELP — Heritage, Environment, Liberty and People, que estuda os campos de refugiados dos republicanos espanhóis em Barrancos durante o início da guerra civil espanhola. O projeto HELP é um projeto exploratório do Laboratório Associado IN2PAST.
Esta sessão é aberta ao público e terá lugar no Centro Interpretativo do Barranquenho.
Tempo
(Quinta-feira) 9:30 am - 1:30 pm
Localização
Centro Interpretativo do Barranquenho
Rua Dona Maria das Dores Fialho Garcia, 4 — 7230-010 Barrancos
Organizador
Várias instituições
Notícias
IHC acolhe cinco novos bolseiros e bolseiras de doutoramento
Set 20, 2024
O IHC congratula-se com a notícias do acolhimento de novos bolseiros e bolseiras.
Centenário de Amílcar Cabral e o IHC
Set 11, 2024
O IHC tem-se destacado na investigação acerca de Amílcar Cabral
“Habitar Siza” culmina com exposição na Trienal de Arquitectura de Lisboa
Set 9, 2024
A exposição “Habitar Siza: a arquitectura por quem lá mora” é inaugurada a 10 de Setembro