
Da Organização da Ciência à Política Científica em Portugal 1910-1974
Dez 2, 2017 | Livros, Publicações

Da Organização da Ciência à Política Científica em Portugal 1910-1974 – A Emergência da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica
- Tiago Brandão
- 2017
- Lisboa: Caleidoscópio
- ISBN: 9789896583330
- Idioma: Português
- 648 pp.
A centralidade que a Ciência e a Tecnologia foram assumindo nas sociedades industrializadas é visivelmente uma das principais novidades do século XX, pelo que a importância do trajecto histórico da política científica e tecnológica nas sociedades contemporâneas, tanto para a história da ciência como para a história do século XX, é, à luz dos nossos dias, inequívoca.
Este livro é um trabalho de inestimável valor e rigor histórico para valorizar a memória de um período ainda insuficientemente compreendido da história da política científica e tecnológica em Portugal e um contributo importante para a análise das condições políticas e culturais da evolução da ciência em Portugal.
Trata-se, pois, de um marco na construção da história da política de ciência e tecnologia em Portugal, permitindo recuperar a nossa memória sobre a génese dessas políticas e o atraso crónico que caracterizou Portugal até há poucos anos.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
abril, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Primeira sessão do ciclo 2026 d'O Passado em Cena — discussões em torno de abordagens ao passado e à memória histórica feitas através de objetos culturais fora do campo académico.
Ver mais
Detalhes do Evento
Primeira sessão do ciclo 2026 d’O Passado em Cena — discussões em torno de abordagens ao passado e à memória histórica feitas através de objetos culturais fora do campo académico.
Torrente
Debate em torno da peça
Nesta sessão do ciclo O Passado em Cena discutiremos a peça Torrente, do Teatro do Vestido, em torno da memória do processo revolucionário de 1974-75, e em particular da intensa participação cívica desencadeada pelo 25 de Abril. Escrita e dirigida por Joana Craveiro, a peça servirá de pretexto para uma conversa entre a encenadora, os/as actores/as e historiadores/as sobre as múltiplas narrativas que, do teatro à historiografia, nos têm permitido reconsiderar a memória da Revolução.
A sessão insere-se nas actividades do projecto GRASSROOTS — Memória e Revolução. Um arquivo de história oral da militância de base no processo revolucionário de 1974-75 (2023.10625.25ABR)
Participantes: Joana Craveiro, Elisa Lopes da Silva, Felipe Brandi e Luís Trindade (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Domingo) 2:30 pm - 4:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
Notícias
Diogo Ramada Curto — In Memoriam
Abr 13, 2026
Nota de pesar da Direcção do IHC
Paula Albuquerque expõe em Amesterdão
Abr 10, 2026
A exposição Eye(s) Open inaugurou no Eye Filmuseum
Equipa do FILMASPORA realiza workshop em Cabo Verde
Abr 1, 2026
Membros da equipa estiveram na Cidade da Praia para o I Workshop de Escrita Radical Criativa do Projecto FILMASPORA








































































































































































































































