
Augusto P. Celestino da Costa
Ago 25, 2020 | Capítulos, Publicações

Augusto P. Celestino da Costa (1884-1956): Visões de política na organização da ciência em Portugal
- Tiago Brandão
- História Biográfica e Intelectual da Ciência e da Tecnologia: Atores, Ideias e Identidades
- Tiago Brandão (Org.)
- 2020
- Lisboa: Instituto de História Contemporânea | Colecção E-IHC
- Idioma: Português
- ISBN: 978-989-8956-19-4
- 225-252 p.
Excerto:
A ideia de “visões de política” remete para uma dimensão pouco explorada pelo género biográfico, sobretudo quando aplicado à história da ciência ou à expansão das suas fronteiras “internatlistas.” Largamente explorado no âmbito da história intelectual e das ideias, é uma das áreas da história com preceitos disciplinares bem definidos e consagrados na obra de autores reconhecidos (Skinner 2002). A noção de visões políticas, associadas à Ciência e à Tecnologia, é uma característica da empresa tecnocientífica, senão desde os seus primórdios, mas indiscutivelmente visível ao longo do século XX (Cholakov 2000). A ideia de visões políticas, enquanto um olhar que permite valorizar uma dimensão da atividade humana, é algo que nos parece rico, prenhe de potencialidades para olharmos algumas individualidades da nossa história da ciência. É isso que se fez aqui, relativamente ao cientista Augusto P. Celestino da Costa, valorizando uma dimensão da sua obra que normalmente não surge suficientemente analisada..
Sobre o livro:
Este livro de contributos vários percorre século e meio de ideias e autores, por via de uma aproximação biográfica, metodologia comum a todos os colaboradores, em que é possível termos assim uma medida interessante dos temas e desafios que condicionaram a implantação da modernidade científica (e técnica) em Portugal.
Mais informações sobre o livro
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
março, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
O livro de Fernando Rosas vai ser apresentado em Vila Franca de Xira, no Museu do Neo-Realismo, com moderação de António Carvalho.
Ver mais
Detalhes do Evento
O livro de Fernando Rosas vai ser apresentado em Vila Franca de Xira, no Museu do Neo-Realismo, com moderação de António Carvalho.
Direitas Velhas, Direitas Novas
Este é um livro sobre a história das ideias políticas. Mais concretamente, sobre a história das ideias da extrema‑direita na Europa ocidental do pós‑Segunda Guerra Mundial. Como sobreviveram, se adaptaram ou se transformaram após a derrota dos fascismos — o seu cânone ideológico — em 1945.
Em Direitas Velhas, Direitas Novas, o historiador Fernando Rosas analisa a evolução das organizações da extrema‑direita herdeiras do fascismo paradigmático das décadas de 1930 e 1940, nos seus contextos históricos, económico‑sociais, políticos e culturais. Assim podemos compreender as permanências e as mudanças, as divisões e as reunificações, os anos de marginalidade e recuo, e os períodos — sempre inesperados — de reemergência. E podemos, finalmente, responder à questão controversa e por demais actual sobre a natureza, as origens e os perigos da extrema‑direita emergente.
Nos momentos cruciais de crise, de regressão e de decadência das instituições e das referências ideológicas, as direitas velhas e as novas extremas‑direitas reencontram‑se ciclicamente para salvaguardar privilégios e impor pela força as soluções a que a resistência política e social faz frente.
A sessão conta com a presença do autor e moderação de António Carvalho, co-curador da exposição Resistir! Os Portugueses no Sistema Concentracionário do III Reich, patente no piso 1 do Museu do Neo-Realismo.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sábado) 4:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Museu do Neo-Realismomuseuneorrealismo@cm-vfxira.pt Rua Alves Redol, 45 — 2600-099 Vila Franca de Xira
Notícias
Teresa Pinto Coelho vence Prémio Grémio Literário com obra sobre Eça
Mar 20, 2025
Eça de Queirós no Egipto e a Abertura do Canal de Suez
Projecto TRANSMAT termina com conferência e exposição
Mar 14, 2025
Conferência e exposição no Museu Municipal Santos Rocha
Ricardo Pérez Haristoy em Lisboa
Mar 13, 2025
O vencedor do Prémio Amílcar Cabral estará em Lisboa na próxima semana