
A Primeira República
Set 29, 2018 | Livros, Publicações

A Primeira República 1910-1926. Como Venceu e Porque se Perdeu
- Fernando Rosas
- 2018
- Lisboa: Bertrand Editora
- ISBN: 9789722536769
- Idioma: Português
- 176 p.
«A crise histórica dos sistemas liberais do Ocidente, aquela que vivemos, potenciada pela época neoliberal do capitalismo, parece tender para a emergência de um novo tipo de regimes “pós-democráticos”, autoritários, populistas e xenófobos. (…) Os paralelismos com a primeira grande crise dos sistemas liberais nos anos vinte do seculo passado e com o seu desfecho trágico na época dos fascismos e da guerra são, pois, incontornáveis, apesar das importantes diferenças de contexto histórico. (…) Permitam-me, por isso, a sugestão de que este livro possa também ser lido sob essa perspetiva» (do Prefácio do autor).
Este livro apresenta uma reflexão revista e aprofundada dos fatores que estiveram por detrás do sucesso da Primeira República e dos que contribuíram para a sua derrota em 1926. A crise de legitimidade da governação republicana, a rutura com o movimento operário e o seu refluxo, os efeitos desastrosos da intervenção na Grande Guerra são algumas das principais linhas de análise do historiador Fernando Rosas, num ensaio tão relevante para conhecermos o passado como para evitar repeti-lo.
Sobre o autor:
Fernando Rosas nasceu em Lisboa em 1946. É professor catedrático jubilado no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e foi presidente do Instituto de História Contemporânea da mesma faculdade. Desenvolve o seu percurso académico sobretudo em torno da História Contemporânea e da História de Portugal no século XX. Foi membro do conselho de redação da revista Penélope — fazer e desfazer a História, e diretor da revista História. Entre as obras que publicou contam -se: História a História – África, Salazar e o Poder — A arte de saber durar (Prémio PEN Ensaio 2012); Lisboa Revolucionária; História da Primeira República Portuguesa (com Maria Fernanda Rollo); coordenação de Portugal e o Estado Novo (1930 -1960), vol. XII; Nova História de Portugal (dir. Joel Serrão e A.H. de Oliveira Marques); Estado Novo (1926 -1974), vol. VII; História de Portugal (dir. José Mattoso); Portugal Século XX: 1890 -1976: Pensamento e Acção Política. Tem livros e artigos publicados em Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos da América e Brasil. Em 2006, foi condecorado pelo presidente da República com a Ordem da Liberdade.
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Conference that aims to promote discussion around the thematic, epistemological, and methodological intersections of history and history of art as disciplines. Crafting the Past: Materials, Materialities, Materialisms Gestures such as
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Detalhes do Evento
Conference that aims to promote discussion around the thematic, epistemological, and methodological intersections of history and history of art as disciplines.
Crafting the Past: Materials, Materialities, Materialisms
Gestures such as the recent toppling of statues portraying slave owners or confederate soldiers in the UK and USA have ushered in public and historiographical debates about the legacies of colonialism as well the role of material culture and visuality in historical memory. Although the study of the past is always situated, not least disciplinarily, such situatedness should be open for productive intersections between history and history of art. For example, can we consider Cecil Rhodes’ statue an autonomous material manifestation without considering how its materiality is placed in history? Can we historicise artistic objects without engaging with the specific contexts of their material production or with the evolving ideological values that shaped the very conception of ‘art’? Can we talk about history as purely discursive when its material consequences are, at the same time, so palpable and so contested, particularly at a time when bodies and cultures are visibly threatened by global, social, economic, environmental, and health-related crises?
This conference aims to promote discussion around the thematic, epistemological, and methodological intersections of history and history of art as disciplines, focusing on their relationship to issues of materiality and ethics.
Tempo
(Terça-feira) 10:00 am - 5:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Universidade de Évora, IN2PAST e University College London
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