
O Caso da PIDE/DGS
Out 6, 2017 | Livros, Publicações

O Caso da PIDE/DGS
- Irene Flunser Pimentel
- 2017
- Lisboa: Temas e Debates
- ISBN: 9789896444600
- Idioma: Português
- 664 pp.
«O objetivo principal deste estudo é indagar de que forma decorreu o processo de desmantelamento da polícia política da ditadura de António Oliveira Salazar e Marcelo Caetano, PIDE/DGS. Por outro lado, questiona-se se perdura a memória relativamente a essa importante instituição repressiva do regime deposto no 25 de Abril de 1974. Ao assumir o presente estudo um carácter historiográfico, a aproximação histórica, cronológica e genealógica do processo de justiça transicional em Portugal será aqui privilegiada. Aqui se observa de forma desenvolvida o que se foi passando ao longo do período entre 1974 e 1976, bem como, de forma mais breve, entre este último ano e os anos 80 do século XX.
Serão ainda abrangidos alguns aspetos relacionados com a memória e a opinião pública nas diversas comemorações do 25 de Abril, para tentar detetar as diversas fases da memória do processo que desencadeou a democracia portuguesa.»
Sobre a autora
Irene Flunser Pimentel licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, em 1984. Conclui o mestrado em História Contemporânea (variante Século XX) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese Contributos para a História das Mulheres no Estado Novo. As organizações femininas do Estado Novo (Obra das Mães pela Educação Nacional e Mocidade Portuguesa Feminina), 1936-1966.
É investigadora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Colabora ainda em permanência, desde 1994, na revista História, da qual foi editora até final de 2001. Publicou diversos artigos de História em jornais e revistas portuguesas e estrangeiras, sobre diversas instituições do Estado Novo – organizações femininas e de juventude, polícia política -, a Segunda Guerra Mundial, o nacional-socialismo alemão e o Holocausto, entre outros temas. Colaborou em enciclopédias, dicionários e obras conjuntas. Participou em exposições, colaborou em documentários e programas de rádio e televisão e intervém regularmente em colóquios, conferências e seminários. É autora dos seguintes livros: História das Organizações Femininas do Estado Novo, «Textos relativos a Portugal» in Contai aos Vossos Filhos. Um Livro sobre o Holocausto na Europa, 1933-1945, de Stéphane Bruchfeld e Paul A. Levine, Fotobiografia de Manuel Gonçalves Cerejeira, Fotobiografia de José Afonso e A PIDE/DGS, 1945-1974.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
junho, 2020
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Super event man
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Detalhes do Evento
Bruno Madureira faz a defesa pública da sua Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra. Júri: Sérgio Emanuel Dias Branco (Universidade de Coimbra) —
Ver mais
Detalhes do Evento
Bruno Madureira faz a defesa pública da sua Tese de Doutoramento em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra.
Júri:
Sérgio Emanuel Dias Branco (Universidade de Coimbra) — Presidente
Maria Fernanda Rollo (Universidade NOVA de Lisboa) — Vogal
Maria do Rosário Pestana (Universidade de Aveiro) — Vogal
Maria Inês Queiroz (Universidade NOVA de Lisboa) — Vogal
Luís dos Santos Cardoso (Escola de Artes da Bairrada) — Vogal
José António Abreu (Universidade de Coimbra) — Vogal
Hugo Soeiro Sanches (Universidade de Coimbra) — Vogal
Tempo
(Sexta-feira) 2:30 pm - 4:30 pm
Organizador
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Largo da Porta Férrea — 3004-530 Coimbra
Notícias
IHC tem nova Comissão de Aconselhamento
Jun 1, 2020
Foi constituída uma nova Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico do IHC, com quatro elementos.
Falecimento de Carlos Barroso
Mai 22, 2020
Nota de pesar da Direcção do IHC pelo falecimento de Carlos Barroso
Adesão do IHC ao CLACSO aprovada
Mai 15, 2020
A candidatura do IHC à maior rede de ciências sociais da América Latina e Caraíbas foi aprovada.
CONTACTOS
HORÁRIO







































































































































































