
Inventar la democracia
Jan 14, 2020 | Capítulos, Publicações

Inventar la democracia. Abrir brechas de esperanza: revolución portuguesa. Reforma agraria y políticas de memoria
- Paula Godinho
- Transiciones. Estudios sobre Europa del Sur y América Latina
- Carme Molinero e Pere Ysàs (Eds.)
- 2019
- Madrid: Los Libros de la Catarata
- Idioma: Castelhano
- ISBN: 978-84-9097-900-6
- 198-221
Sobre o livro:
Portugal, España, Chile y Argentina vivieron, entre mediados de los años setenta y los ochenta, un proceso de transición tras el final de las respectivas dictaduras que hubieron de padecer. No siempre es cierto que tras la tormenta llegue la calma, pues la lucha contra la inercia de estos regímenes suele convertirse en un tenaz obstáculo en el camino hacia la democracia. Pero ¿es este el destino que realmente se alcanza o es la normalización la adaptación de los anteriores engranajes al mecanismo democrático? En cualquier caso, fueron procesos protagonizados por la pugna entre el cambio y la continuidad, lo nuevo y lo viejo, el diálogo y las armas, la memoria y el olvido; y, asimismo, fueron muchas las personas que, también desde ámbitos que trascendían la esfera política, perseveraron en exigir los muchos saneamientos y reparaciones de las heridas causadas por las dictaduras. Cuatro transiciones con algunas similitudes y con notables diferencias, desarrolladas en contextos espaciales y temporales distintos, sobre las que en este libro se analizan aspectos clave. Cuatro procesos transicionales particularmente relevantes de la tercera ola de democratizaciones, sobre los que los autores, a través de una detallada y necesaria contextualización, aportan nuevos conocimientos y reflexiones para su mejor comprensión.
Mais informações sobre o livro
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
abril, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Conferência de Maria de Lurdes Rosa por ocasião do lançamento da edição impressa do livro "Escrever vinculações. Linhagem, fidalguia e um autor: crónica da linhagem dos
Ver mais
Detalhes do Evento
Conferência de Maria de Lurdes Rosa por ocasião do lançamento da edição impressa do livro “Escrever vinculações. Linhagem, fidalguia e um autor: crónica da linhagem dos Castelo Branco”.
Garcia Velez de Castelo Branco: a toga, a pluma e a espada.
Um grande autor arronchense do século XVI e a sociedade do seu tempo
No Domingo que vem, dia 26 de Abril, vai ser lançada, em Arronches, a edição impressa do livro Escrever vinculações. Linhagem, fidalguia e um autor: crónica da linhagem dos Castelo Branco, em que se edita e estuda uma crónica inédita do século XVI, da autoria de Garcia Velez de Castelo Branco. Arronches é a terra natal do autor e a Câmara Municipal apoiou a publicação desta edição, a partir de e-book previamente publicado no âmbito do projecto VINCULUM.
Nesse contexto, Maria de Lurdes Rosa vai proferir uma conferência sobre o autor: “Garcia Velez de Castelo Branco: a toga, a pluma e a espada. Um grande autor arronchense do século XVI e a sociedade do seu tempo”. Garcia Velez de Castelo Branco não era uma personagem conhecida e da crónica apenas existe um exemplar manuscrito, sem autor atribuído. O trabalho da equipa VINCULUM identificou-o e estudou a fundo o livro, tendo antes restaurado e digitalizado, com apoio da Torre do Tombo, essa única versão manuscrita conhecida, que pertence a um proprietário privado.
Sobre o livro Escrever vinculações
Tempo
(Domingo) 3:00 pm - 5:00 pm
Localização
Convento Nossa Senhora da Luz de Arronches
Largo General Norton de Matos, 12 — 7340-009 Arronches
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Câmara Municipal de Arronches
Notícias
Fernando Rosas: o actor da história que estudou
Abr 23, 2026
“É muito importante tornar a história da democracia em Portugal muito presente”
Diogo Ramada Curto — In Memoriam
Abr 13, 2026
Nota de pesar da Direcção do IHC
Paula Albuquerque expõe em Amesterdão
Abr 10, 2026
A exposição Eye(s) Open inaugurou no Eye Filmuseum







































































































































































































































