Educação de Jovens e Adultos da Classe Trabalhadora Brasileira

Dez 1, 2017 | Livros, Publicações

• Maria Inês Bomfim & Sonia Maria Rummert (Orgs.)
  • 2017
  • Curitiba: Editora CRV
  • ISBN: 978-85-444-1814-7
  • Idioma: Português
  • 168 pp.

Educação de Jovens e Adultos da classe trabalhadora brasileira. “Novos” projetos e antigas disputas é mais um denso e rigoroso trabalho de pesquisas com que o Grupo EJA Trabalhadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense nos presenteia. Situado no campo crítico, o grupo proporciona reflexões sobre as particularidades das políticas de educação de jovens e adultos, porém, articuladas organicamente na totalidade das políticas públicas da educação brasileira e na natureza e dinâmica da relação social e de produção capitalistas. Condensadas nas múltiplas, velhas e novas determinações próprias de uma formação social profundamente desigual, como a brasileira, as pesquisas revelam as relações de poder nas políticas de educação da classe trabalhadora, tal como elas são, e não como se apresentam na sua imediaticidade.

Com rigor conceitual e densidade teórica, o conjunto desta obra indica as contradições e mediações em aspectos fundantes das relações sociais capitalistas e, em particular, nas políticas públicas de educação da classe trabalhadora. Uma leitura obrigatória, sobretudo, para aqueles que defendem a educação pública articulada à luta por uma nova relação social e humana. Como o Grupo EJA Trabalhadores afirma: “Retomar […] a discussão sobre as possibilidades formativas de jovens e adultos da classe trabalhadora, visando a superar nosso atual padrão societário, permanece como prioridade na luta pela igualdade real que almejamos”.

Parabéns pela década de luta em prol da educação dos trabalhadores!

Vânia Cardoso da Motta

Outras Publicações