Mulheres e Eleições

Abr 24, 2019 | Livros, Publicações

Mulheres e Eleições

Mulheres e Eleições oferece uma reflexão multidisciplinar sobre a participação das mulheres na política, através da análise dos discursos e das práticas no contexto português, espanhol e também da União Europeia. Desde a conquista do direito ao voto até ao facto de serem candidatas aos órgãos do poder político, passando pela participação nas campanhas eleitorais, a filiação nos partidos políticos e a organização dos próprios atos eleitorais. A questão da participação das mulheres na política surge no final do século XVIII com a emergência dos estados liberais e a necessidade de definir quem poderia eleger e ser eleito para o parlamento. A sua exclusão do novo modelo de governo acentua o debate sobre o papel que os homens e as mulheres desempenhavam tanto na família como na sociedade.

Sobre os coordenadores:
Ana Paula Pires é doutorada em História, especialidade de História Económica e Social Contemporânea, pela NOVA-FCSH. Realiza atualmente um pós-doutoramento na Universidade de Stanford e na Universidade Nova de Lisboa. Tem como principais áreas de investigação a história contemporânea de Portugal e os impactos da Primeira Guerra Mundial no mundo lusófono. É investigadora do Instituto de História Contemporânea, onde atualmente coordena o grupo «Economia, Sociedade, Património e Inovação». Venceu os prémios da Associação Portuguesa de História Económica e Social, Alberto Sampaio e da Defesa Nacional.

Fátima Mariano é jornalista desde 1997 e investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea da NOVA-FCSH desde 2011. É licenciada em Ciências da Comunicação (variante de Jornalismo), mestre em História dos Séculos XIX e XX – Secção do Século XX e doutorada em História Contemporânea. Como jornalista, trabalhou no Diário de Notícias e no Jornal de Notícias. É colaboradora das revistas + Vida e Notícias Magazine.

Ivo Veiga obteve o grau de doutor em Ciência Política pelo University College Londres, em em 2012. No âmbito da transição democrática portuguesa escreveu diversos artigos e livros (A 5.ª Divisão e o Boletim do MFA no Processo Revolucionário Português e, em coautoria, Os Constituintes), estando de momento a acabar uma obra que aborda o tema numa perspetiva comparada. Coorganizou o livro A Constituição de 1976.

 

Outras Publicações

Filter Categories
Todas
Livros
Capítulos
Artigos
Outras publicações

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X