
A liberdade para distribuir a «Bíblia Protestante» em Portugal no início do século XX
Jul 30, 2018 | Artigos, Publicações

A liberdade para distribuir a «Bíblia Protestante» em Portugal no início do século XX: «o caso José Alexandre»
- Timóteo Cavaco
- 2018
- Oficina do Historiador
- Volume 1, Número 11
- 122-141
- Idioma: Português
- DOI: https://doi.org/10.15448/2178-3748.2018.1.26873
- ISSN: 2178-3748
No acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, datado de 19 de outubro de 1907, reconhecia-se pela primeira vez sem ambiguidade a legalidade da venda da chamada «Bíblia Protestante» e, mais do que isso, a permissão da religião protestante em Portugal, com base no texto da Carta Constitucional de 1826. Quase quatro anos antes da consagração da «igualdade civil e política de todos os cultos» na nova lei fundamental da República, a jurisprudência do Estado confessional da Monarquia Constitucional já apontava para o reconhecimento do pluralismo religioso que se tinha começado a afirmar na sociedade portuguesa a partir da segunda metade do séc. XIX. Na origem desta decisão judicial histórica esteve uma acusação do foro penal mas também eclesiástico contra o vendedor itinerante José Alexandre que atuava em nome da Sociedade Bíblica, organização que se dedicava à distribuição da Bíblia em territórios portugueses desde 1809. Neste artigo procura-se aprofundar a fundamentação jurídica utilizada pelos juízes desembargadores para arquivar o processo deduzido em primeira instância contra o colportor da Sociedade Bíblica, num contexto político e jurídico, mas fundamentalmente social e religioso, em que a religião católica continuava a deter o quase exclusivo da propagação e afirmação da fé, bem como da pertença religiosa dos portugueses.
Palavras-chave:
Monarquia Constitucional, Bíblia, Liberdade Religiosa, Sociedade Bíblica
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
novembro , 2023
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Oficina promovida pelo Laboratório de Humanidaded Digitais do IHC, no âmbito da colaboração com o projecto WSD Roadmap — Western Sephardic Diaspora Roadmap. Introdução ao
Ver mais
Detalhes do Evento
Oficina promovida pelo Laboratório de Humanidaded Digitais do IHC, no âmbito da colaboração com o projecto WSD Roadmap — Western Sephardic Diaspora Roadmap.
Introdução ao Omeka S
No dia 29 de Novembro, o Laboratório de Humanidades Digitais organizará, juntamente com o projeto WSD Roadmap, a Oficina Introdução ao Omeka S, conduzida por Joana Vieira Paulino. Esta iniciativa insere-se no workshop final do projeto, “Unlocking Diaspora Archives”.
A oficina decorrerá entre as 9h e as 13h00, na sala B201 da Torre B da NOVA FCSH, na Avenida de Berna.
A inscrição é gratuita mas sujeita ao limite de vagas.
Tempo
(Quarta-feira) 9:00 am - 1:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e CHAM - Centro de Humanidades

Detalhes do Evento
Segunda sessão do ciclo 2023-2024 da Oficina de História e Imagem. Sessão aberta e fora de portas, com Leonor Sá. Visita comentada ao Museu de
Ver mais
Detalhes do Evento
Segunda sessão do ciclo 2023-2024 da Oficina de História e Imagem. Sessão aberta e fora de portas, com Leonor Sá.
Visita comentada ao Museu de Polícia Judiciária
A segunda Oficina História e Imagem do ano lectivo 2023-2024 será uma visita comentada pela Leonor Sá do Museu de Polícia Judiciária (salas de reserva e Arquivo Histórico Fotográfico do Museu).
A visita terá lugar na quarta-feira, 29 de Novembro, das 10h30 às 12h30. O Museu de Polícia Judiciária fica localizado em Loures, na Rua Francisco José Purificação Chaves, nº8.
A visita é limitada a 15 pessoas, pelo que é necessário que as pessoas interessadas façam a sua inscrição para o email oficinahistoriaeimagem@gmail.com até a sexta-feira, dia 24 de Novembro.
Existe a possibilidade de organizar um transporte (carro + motorista) para oito pessoas, com partida às 9h45 de Lisboa, por isso, no acto da inscrição, deverão indicar se necessitam de transporte. As restantes pessoas inscritas, se assim o desejarem, podem juntar-se ao grupo que se reunirá na estação do Campo Grande, às 09h30, para se deslocarem até ao Museu em transportes públicos.
Para mais informações: oficinahistoriaeimagem@gmail.com
Tempo
(Quarta-feira) 10:30 am - 12:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Museu de Polícia Judiciária
Notícias
Universidade do Minho atribui Menção Honrosa a José Miguel Ferreira
Nov 24, 2023
A tese de José Miguel Ferreira recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Victor Sá de História Contemporânea.
“Onde está o Pessoa?” recebe Menção Honrosa em Coimbra
Nov 22, 2023
O filme-ensaio de Leonor Areal foi agraciado com uma menção honrosa no festival Caminhos do Cinema Português.
Exposição sobre Amílcar Cabral chega à Guiné-Bissau
Nov 17, 2023
A exposição dedicada à história e legados de Amílcar Cabral inaugurou em Bissau.
CONTACTOS
HORÁRIO


