Jacinto Pedro Gomes
Mar 28, 2019 | Capítulos, Publicações
Jacinto Pedro Gomes
- José Manuel Brandão & Vanda Santos
- Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa
- Emília Ferreira, Joana d’Oliva Monteiro & Raquel Henriques da Silva (Coords.)
- 2019
- Lisboa: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA
- Idioma: Português
- ISBN: 978‑989‑54405‑0‑4
- 134-136 p.
Excerto:
Lisboa, 1844 – Lisboa, 1916
Nasce em Lisboa, a 29 de abril de 1844, e cedo é enviado para Inglaterra onde faz uma parte dos seus estudos secundários concluídos na Alemanha. Em 1861 ingressa na Academia de Minas de Freiberg, a mais antiga e famosa escola da especialidade na Europa e, quatro anos depois, obtém o título de engenheiro de minas. Após o seu regresso, trabalha em explorações mineiras de Portugal e Espanha e, em 1883, candidata -se ao lugar de naturalista da Secção Mineralógica do Museu Nacional anexo à Escola Politécnica de Lisboa (Faculdade de Ciências, após 1911). Assumiu continuadamente esse cargo até 1916, cumprindo igualmente as funções solicitadas aos detentores deste posto de trabalho, no âmbito da preparação prática dos alunos da Escola para os exames, complementando assim os cursos teóricos dos professores titulares (Choffat 1916, 128).
Sobre o livro:
O Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa, acessível no site do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA—FCSH/NOVA), é um projeto em curso da linha de investigação Estudos de Museus. Como objetivo fundamental, propõe-se facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização atualizada das personalidades ligadas à museologia portuguesa, atuantes em diferentes tipologias científicas. Visa contribuir, também, para uma mais ampla compreensão da história dos museus e da museologia. Inscrita na tipologia de iha-seed-projects (micro-projetos), uma das linhas estruturais estratégicas do IHA—FCSH/NOVA, aposta nas virtualidades da publicação online em acesso aberto, potenciadora de uma proveitosa interação entre utilizadores e recursos, em permanente atualização. O primeiro volume do Dicionário é dedicado a personalidades da museologia portuguesa que desenvolveram a sua atividade entre o século XVIII e os anos 1960. Esta delimitação temporal é meramente operativa e conjuntural: entendeu-se que é necessária maior distância cronológica para se estudar o impacto das ações e das contribuições teóricas e profissionais dos biografados que estão ainda em atividade ou deixaram de estar em tempos muito recentes. No entanto, considera-se que a continuação do projeto permitirá agendar a sua indispensável atualização
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Terceira jornada do projecto ARTHE, que tem como objectivo trabalhar na próxima tarefa da equipa, a produção de um Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas. ARTHE — Arquivar
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Detalhes do Evento
Terceira jornada do projecto ARTHE, que tem como objectivo trabalhar na próxima tarefa da equipa, a produção de um Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas.
ARTHE — Arquivar o Teatro
3ª Jornada
A 3ª jornada ARTHE vai realizar-se de 26 a 28 de Março na cidade de Évora e conta com a cumplicidade do CENDREV e do pólo do IHC desta cidade, incluindo uma visita ao Laboratório HERCULES. Na jornada de reflexão pública, a equipa do projecto e as companhias participantes discutem os desafios que se colocam à realização de uma Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas — próxima tarefa da equipa.
>> Descarregar o programa (PDF) <<
“A ideia de elaborar um manual ou guia de práticas de arquivo para ser disponibilizado a companhias e divulgado por algumas instituições está presente desde o início da preparação da candidatura ao apoio da FCT a este projecto. Agora, após a criação, aplicação, validação e análise de um questionário preparado para identificar a situação dos arquivos das 18 companhias parceiras, é o momento de nos centrarmos no reconhecimento das necessidades sentidas pelas companhias e às quais podem responder as práticas de arquivo pensadas a partir das acções e dos materiais gerados no âmbito específico das artes performativas. Haverá que colher o contributo da ciência arquivística e cruzá-lo quer com as especificidades dos materiais das estruturas de criação – sem descurar tipologias várias da organicidade dos seus arquivos – quer com os usos que esses materiais e agentes propõem nas suas actividades de criação e conservação.
Esta 3a e última Jornada do ARTHE – Arquivar o Teatro (PTDC/ART-PER/1651/2021) tem lugar no CENDREV que aceitou acolher-nos no seu belo Teatro Garcia de Resende. Além da equipa de investigadores, convidámos mais uma vez as companhias parceiras, representantes das instituições que integram o projecto, consultores e convidados para a apresentação de uma primeira proposta do Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas. Ela está ainda em aberto para que o trabalho concreto a realizar durante a Jornada possa acontecer de forma a prosseguirmos devidamente informados até à produção de um instrumento que possa servir não só estruturas com longo historial de produção de arquivo, mas também estruturas mais recentes que aplicam nessa produção acções enquadradas por diferentes modalidades de gestão e de criação artística num ambiente digital.
Justifica-se, portanto, uma tarde inteiramente dedicada à discussão e troca de experiências antes de avançarmos para a fase seguinte da elaboração deste Guia.”
Maria João Brilhante — IR do projecto ARTHE
Nos dois dias que antecedem este encontro, terá lugar uma residência interna, em que os seus membros partilham os trabalhos em curso (entrevistas, teses, escrita de artigos, análise de questionários, etc,). Reflexão pública e discussão interna caminham lado a lado, sendo a residência em Évora um momento único de imersão e troca colectiva.
Contacto: arthe@letras.ulisboa.pt
Tempo
(Quinta-feira) 10:00 am - 5:30 pm
Organizador
Várias instituições
Detalhes do Evento
Ciclo de seminários integrado nas actividades da Plataforma de Estudos Avançados do IHC, onde se debatem os trabalhos de investigação em curso de forma crítica e
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Detalhes do Evento
Ciclo de seminários integrado nas actividades da Plataforma de Estudos Avançados do IHC, onde se debatem os trabalhos de investigação em curso de forma crítica e construtiva.
Seminário de Teses de Doutoramento do IHC
Ciclo 2024
Coordenação: Catarina Teixeira, Daniel Freire Santos, Elisabete Pereira, Jacqueline Souza, João Gabriel Caia, Raquel Ribeiro e Sofia Lisboa.
O seminário reúne na última terça-feira de cada mês, entre as 10h e as 12h. As sessões decorrem via Zoom — 🔗 link de acesso.
Em cada sessão será discutida uma ou duas investigações de doutoramento em curso, seguidas pelos comentários de um doutorando/a e de um investigador/a doutorado do IHC. Por fim, há espaço para uma discussão colectiva construtiva.
PROGRAMA 2024
Sessão #1 | 27 de Fevereiro de 2024
Luís Martins – Crise Política e Conflito na Regeneração: Portugal e o Sexénio Democrático (1868- 1874)
Comentários de Pedro Mota Tavares & Pedro Urbano
Moderação de Daniel Freire Santos
Sessão #2 | 28 de Março de 2024 | [ajuste de data e horário: 16h]
Adrião Filho – Por onde anda o dinheiro do Axé? D’um capital “invisível” e suas mazelas
Comentários de Mélanie Toulhoat
Henrique Entratice – Sobreviver em confinamento museológico: bonecas karajá, diplomacia cultural e memória ameríndia
Comentários de Rodrigo Lacerda (CRIA — NOVA FCSH / IN2PAST)
Moderação de Sofia Lisboa
Sessão #3 | 30 de Abril de 2024
(a definir)
Moderação de João Gabriel Caia
Sessão #4 | 28 de Maio de 2024
Cristina Marques – Summit Científico em Lisboa: O XV Congresso Internacional de Química Pura e Aplicada (Química Analítica) em 1956
Comentários de Joana Beato Ribeiro & Augusto Fitas
Moderação de Catarina Teixeira
Tempo
(Quinta-feira) 4:00 pm - 6:00 pm
Localização
Link dedicado na plataforma Zoom
Organizador
Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Évora
Notícias
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