
A UGT na História do Movimento Sindical Português
Dez 26, 2017 | Livros, Publicações

A UGT na História do Movimento Sindical Português (1990-2010)
- José Maria Brandão de Brito & Cristina Rodrigues
- 2017
- Porto: Edições Afrontamento
- ISBN: 978-972-36-1620-
- Idioma: Português
- 520 pp.
Neste segundo volume da história da UGT, partimos do enquadramento nacional e europeu destas duas décadas para uma reflexão sobre o futuro do trabalho e os desafios que se colocam ao sindicalismo. Em seguida, fazemos uma viagem à vida político-sindical do País, iniciando com a celebração do Acordo Económico e Social, em outubro de 1990, com o qual encerrámos o primeiro volume, seguem-se os governos do PSD liderados por Cavaco Silva, a mudança de ciclo político encetado pelo PS e os governos de António Guterres, os governos do PSD chefiados por Durão Barroso e Santana Lopes e, já na fase final do tempo que esta obra alcança, o primeiro governo de José Sócrates. Terminamos com algumas questões temáticas, com destaque para a Concertação Social, que, pela sua importância, constitui como que um epílogo do livro.
Sobre os autores:
José Maria Brandão de Brito — Economista e Professor Catedrático jubilado do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Foi administrador da TAP, presidente do CA da RTP, membro do Conselho Geral da EDP e vice-reitor da UTL. É membro do think tank Missão Crescimento (Ordem dos Economistas, Ordem dos Engenheiros e Fórum dos Administradores de Empresas), sócio efectivo da Sociedade de Geografia. É investigador integrado (FCT) do Instituto de História Contemporânea da NOVA. Actualmente é administrador do BERD (Londres). É autor de livros e trabalhos sobre a economia e a sociedade portuguesas e sobre temas de história económica contemporânea.
Cristina Rodrigues — Doutorou-se na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, na especialidade de Sociologia do Estado, do Direito e da Administração, com uma tese sobre a influência da OIT no Portugal do Estado Novo. É licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Sociologia do Trabalho, das Organizações e do Emprego pelo ISCTE, com uma dissertação sobre os direitos dos trabalhadores na I República. Dirigiu o Centro Nacional de Formação de Formadores e fez parte do Conselho Directivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Actualmente coordena a Comissão de Recursos do Subsídio de Desemprego.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
março, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Conferência organizada no âmbito da terceira edição do Prémio Amílcar Cabral, atribuído ao historiador chileno Ricardo Pérez Haristoy. Solidaridad internacional desde el exilio: chilenos
Ver mais
Detalhes do Evento
Conferência organizada no âmbito da terceira edição do Prémio Amílcar Cabral, atribuído ao historiador chileno Ricardo Pérez Haristoy.
Solidaridad internacional desde el exilio:
chilenos y argentinos en Mozambique (1975-1986)
No primeiro de dois eventos com o galardoado com o Prémio Amílcar Cabral, Ricardo Pérez Haristoy fará uma conferência pública acerca da sua investigação, em que explora as actividades dos exilados latino-americanos como cooperantes técnico-profissionais internacionais em Moçambique, rearticulando as suas experiências de militância transnacional no projecto socialista sob a coordenação da FRELIMO.
Ricardo Pérez Haristoy doutorou-se em História na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Actualmente, é investigador independente a realizar o projecto “Relações entre o Paraguai e o Chile (1973-1977): Fontes Diplomáticas e Paradiplomáticas” no Museu da Justiça, Centro de Documentação e Arquivo para a Defesa dos Direitos Humanos do Paraguai (financiado pelo CONACYT).
ENTRADA LIVRE
O Prémio Amílcar Cabral é promovido pelo Instituto de História Contemporânea e pelo Padrão dos Descobrimentos / EGEAC.
Tempo
(Quarta-feira) 5:00 pm - 7:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Universidade de Évora e Padrão dos Descobrimentos / EGEAC
Notícias
Projecto TRANSMAT termina com conferência e exposição
Mar 14, 2025
Conferência e exposição no Museu Municipal Santos Rocha
Ricardo Pérez Haristoy em Lisboa
Mar 13, 2025
O vencedor do Prémio Amílcar Cabral estará em Lisboa na próxima semana
Arturo Zoffmann faz Erasmus em Istambul
Fev 27, 2025
Nem só os estudantes “fazem Erasmus” noutros países