
A Crise Económica e Social em Loulé
Dez 3, 2018 | Livros, Publicações

A Crise Económica e Social em Loulé nos Anos Trinta e Quarenta do Século XX: Desemprego, Pobreza e Indigência. Caderno do Arquivo Nº 15
- Joaquim Manuel Vieira Rodrigues
- 2018
- Loulé: Câmara Municipal de Loulé
- ISBN: —
- Idioma: Português
- Páginas: —
Os decénios trinta e quarenta do século XX foram dos mais dramáticos e trágicos que a História terá conhecido. O livro pretende contribuir para o conhecimento do impacto no concelho de Loulé desses anos difíceis, designadamente durante a Grande Depressão e a II Guerra Mundial. Para além de outros temas, são estudados a estrutura económica e social do concelho, a emigração e as dificuldades atravessadas no seu quotidiano pela população. É abordada a implantação do Estado Novo e a resposta dada à crise económica, ao desemprego, à pobreza e à indigência, que afectaria alguns grupos sociais do concelho louletano.
Sobre o autor:
Joaquim Manuel Vieira Rodrigues é licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e professor aposentado do Ensino Secundário. Investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, é Mestre e Doutor em História Contemporânea pela referida universidade. Tem elaborado estudos e conferências essencialmente sobre temas relacionados com o Algarve.
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
junho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
O primeiro livro de Elisa Lopes da Silva vai ser lançado na Feira do Livro de Lisboa, com apresentação de Fernando Rosas
Ver mais
Detalhes do Evento
O primeiro livro de Elisa Lopes da Silva vai ser lançado na Feira do Livro de Lisboa, com apresentação de Fernando Rosas e Cláudia Castelo.
Colonizar a Metrópole.
Estado, Ciência e Técnicas de Colonização Interna Durante o Estado Novo
A colonização interna foi uma imaginação recorrente no Portugal moderno. Colonizar os baldios de Trás-os-Montes ou os «incultos» dos latifúndios alentejanos foi uma preocupação de diversos intelectuais, políticos e engenheiros desde Oliveira Martins até aos anos 1960. Durante o Estado Novo, a expropriação dos latifúndios do Sul esteve no centro de intensos debates políticos, que equacionavam as vantagens de dividir por pequenos proprietários um Alentejo regado por novas barragens. Entretanto, a Junta de Colonização Interna (1936-1975) foi promovendo uma ordem rural através da multiplicação de explorações agrícolas familiares. Um dos resultados maiores destas iniciativas de ocupação agrícola do solo e povoamento rural foi a construção de sete colónias agrícolas, utopias rurais criadas através de saberes e técnicas científicas.
Este livro observa de forma caleidoscópica o fenómeno colonizador, nas suas articulações entre o reformismo agrário, o nacionalismo económico, a política hidráulica, o desemprego rural e o desenvolvimentismo do pós-Segunda Guerra Mundial. A partir de um conjunto alargado de fontes legislativas, administrativas, científicas e historiográficas, analisadas através de uma abordagem foucaultiana das relações de poder, a autora problematiza de que forma a colonização interna foi uma tecnologia de governo da população e de fabricação do território produtivo.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sexta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Organizador
Imprensa de Ciências Sociais e Feira do Livro de Lisboa
Notícias
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Obra IHC-APIGRAF recebe prémio de design editorial
Jun 16, 2025
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design Editorial — Livro.
Quintino Lopes é um dos vencedores do Prémio A. H. de Oliveira Marques
Jun 12, 2025
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.
CONTACTS
WORKING HOURS



CONTACTS
WORKING HOURS
CONTACTS
WORKING HOURS


