
A ambulância da Cruz Vermelha em Moçambique
Dez 27, 2018 | Capítulos, Publicações

A ambulância da Cruz Vermelha em Moçambique (1916-1918)
- Helena da Silva
- Phármakon: Do Combate da Enfermidade à Invenção da Imortalidade
- Carolina Esteves Soares, Carolina Rufino, Francisco Isaac e José Malheiro Magalhães
- 2018
- Porto: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
- Idioma: Português
- ISBN: 978‑989‑8970‑07‑7
- 251-263
Excerto:
Socorrer os militares em tempo de guerra, em colaboração com os serviços militares de saúde, foi sempre uma das funções definida nos estatutos da Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha, que em 1887 sucedeu à anterior «Comissão Portuguesa de Socorros a Feridos em tempo de Guerra», criada em 1865. Seguindo este princípio, a Cruz Vermelha Portuguesa colaborou com as forças militares em Moçambique nos cuidados aos soldados feridos e doentes. Uma das várias acções desenvolvidas pela instituição prendeu‑se com a criação de uma ambulância da parte da Delegação de Lourenço Marques. Convém salientar que uma ambulância, no contexto da Grande Guerra, não era mais do que um hospital de campanha, que como tinha grande mobilidade podia acompanhar a progressão das tropas no terreno, como aliás iremos constatar.
Sobre o livro:
Ao longo de três dias, 26, 27 e 28 de Outubro de 2016, ocorreu a 1.ª edição do Congresso de História das Ciências da Saúde PHÁRMAKON: Do combate da enfermidade à invenção da imortalidade, no Museu da Farmácia de Lisboa. O congresso foi promovido pelo Instituto Prometheus que coordenou os trabalhos que se desenvolveram em parceria com a CIDH – Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e da Globalização – da Universidade Aberta, o CITCEM, o CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, o Museu da Farmácia e o IECC‑PMA – Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, entre outras entidades associadas. Durante esses três dias, juntaram‑se no Museu da Farmácia mais de cinquenta oradores, nacionais e internacionais, que deambularam pela evolução do conceito de saúde desde a pré‑história até aos nossos dias.
Mais informações sobre o livro
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
dezembro, 2023
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
O mais recente livro de Adelino Cunha vai ser lançado no Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa, com apresentação de
Ver mais
Detalhes do Evento
O mais recente livro de Adelino Cunha vai ser lançado no Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa, com apresentação de José Neves.
Para Que Serve o PCP? Os Anos da Fundação
O PCP nasceu em 1921 e sofreu sucessivas crises internas durante o complexo processo de fundação e de reconhecimento como destacamento nacional do movimento comunista. Ao longo destes mais de 100 anos, resistiu à ditadura do Estado Novo e à reversão do processo revolucionário de 1974, aguentou o impacto da queda do muro de Berlim e a vaga de dissensões internas, enfrentou a implosão da União Soviética e, desde 2022, interpreta a guerra da Rússia contra a Ucrânia no quadro emocional e geográfico da antiga pátria do socialismo. Como é que o PCP sobrevive a tudo isto?
Apesar de todos os abalos que continua a sofrer um pouco por todo o mundo, só o tempo dirá se o presente refluxo dos sistemas socialistas corresponde a uma dinâmica da extinção da própria ideia ou se as desigualdades e as crises do sistema capitalista continuarão como penhor de sobrevivência do marxismo-leninismo.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Terça-feira) 7:00 pm - 8:00 pm
Localização
El Corte Inglés, Sala de Âmbito Cultural
Av. António Augusto de Aguiar, 31 — 1069-413 Lisboa
Organizador
Editora Saída de Emergência e El Corte Inglés
Notícias
Universidade do Minho atribui Menção Honrosa a José Miguel Ferreira
Nov 24, 2023
A tese de José Miguel Ferreira recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Victor Sá de História Contemporânea.
“Onde está o Pessoa?” recebe Menção Honrosa em Coimbra
Nov 22, 2023
O filme-ensaio de Leonor Areal foi agraciado com uma menção honrosa no festival Caminhos do Cinema Português.
Exposição sobre Amílcar Cabral chega à Guiné-Bissau
Nov 17, 2023
A exposição dedicada à história e legados de Amílcar Cabral inaugurou em Bissau.
CONTACTOS
HORÁRIO


