
A ambulância da Cruz Vermelha em Moçambique
Dec 27, 2018 | Chapters, Publications

A ambulância da Cruz Vermelha em Moçambique (1916-1918) [The Red Cross ambulance in Mozambique (1916-1918)]
- Helena da Silva
- Phármakon: Do Combate da Enfermidade à Invenção da Imortalidade [Phármakon: From Fighting Illness to Inventing Immortality]
- Carolina Esteves Soares, Carolina Rufino, Francisco Isaac and José Malheiro Magalhães
- 2018
- Porto: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
- Language: Portuguese
- ISBN: 978‑989‑8970‑07‑7
- 251-263
Excerpt:
Socorrer os militares em tempo de guerra, em colaboração com os serviços militares de saúde, foi sempre uma das funções definida nos estatutos da Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha, que em 1887 sucedeu à anterior «Comissão Portuguesa de Socorros a Feridos em tempo de Guerra», criada em 1865. Seguindo este princípio, a Cruz Vermelha Portuguesa colaborou com as forças militares em Moçambique nos cuidados aos soldados feridos e doentes. Uma das várias acções desenvolvidas pela instituição prendeu‑se com a criação de uma ambulância da parte da Delegação de Lourenço Marques. Convém salientar que uma ambulância, no contexto da Grande Guerra, não era mais do que um hospital de campanha, que como tinha grande mobilidade podia acompanhar a progressão das tropas no terreno, como aliás iremos constatar.
About the book:
Ao longo de três dias, 26, 27 e 28 de Outubro de 2016, ocorreu a 1.ª edição do Congresso de História das Ciências da Saúde PHÁRMAKON: Do combate da enfermidade à invenção da imortalidade, no Museu da Farmácia de Lisboa. O congresso foi promovido pelo Instituto Prometheus que coordenou os trabalhos que se desenvolveram em parceria com a CIDH – Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e da Globalização – da Universidade Aberta, o CITCEM, o CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, o Museu da Farmácia e o IECC‑PMA – Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, entre outras entidades associadas. Durante esses três dias, juntaram‑se no Museu da Farmácia mais de cinquenta oradores, nacionais e internacionais, que deambularam pela evolução do conceito de saúde desde a pré‑história até aos nossos dias.
Other publications
Search
Events
julho, 2022
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Não Existem Eventos
News
Victor Pereira is the new Director of the Contemporary History Press
Jun 8, 2022
The Contemporary History Press has been renewed, with the appointment of Victor Pereira as Director.
Maria Inácia Rezola receives award in Leiria
Jun 6, 2022
Maria Inácia Rezola received the Afonso Lopes Vieira Trophy, in the Personality category.
Práticas da História indexed by Scopus
Jun 1, 2022
The journal Práticas da História was accepted for indexing by the Scopus platform.
CONTACTS
WORKING HOURS


