
Florestas de encanto
Jan 29, 2021 | Chapters, Publications

Florestas de encanto [Charming forests]
- Cristina Joanaz de Melo, Catarina Madureira Villamariz, Tânia Manuel Casimiro & Pedro Urbano
- Como a Fénix renascida. Matas, bosques e arvoredos (séculos XVI-XX): representações, gestão, fruição [Like the Phoenix reborn. Woods, forests and thickets (16th-20th centuries): representations, management, fruition]
- Cristina Joanaz de Melo (Coord.)
- 2020
- Lisbon: Edições Colibri
- Language: Portuguese
- ISBN: 978-989-689-946-2
- 7-17 p.
Excerpt:
Cenário de bailados, óperas e inspiradora de poesias, a floresta é profundamente sensorial. No jogo do visual entre a luz e as trevas, do aromático atordoante ou balsâmico ou ainda do auditivo ao musical encantador, a floresta provoca um leque variado de sensações físicas e psíquicas: medo, beleza, pureza, purificação, liberdade, esconderijo, proteção, expiação, fonte de alimento, de frescura, de calor, exaustão, recuperação de forças espirituais. Palco de inúmeras perceções, é então um lugar passível de ser representado, explorado ad limite mas também recuperado e fruído.
About the book:
No decurso da história, a floresta gerou conceções e representações espirituais e artísticas, permitiu utilizações económicas e sociais e adquiriu funções utilitárias e lúdicas. Atravessando diferentes períodos e contextos, o presente livro pretende refletir sobre temas inovadores que vão da representação à gestão e fruição da floresta. A narrativa, intencionalmente poliédrica, explora as representações de florestas, matas e arvoredos no vitral de produção nacional da época medieval e moderna, bem como na faiança dos séculos XVI a XVIII. Paralelamente, analisa-se a exploração e regeneração de recursos florestais, considerando a gestão territorial, respetivo ordenamento e fruição de elemento naturais do final da Idade Média ao século XIX. E, por fim, aborda-se a relação que se estabelece entre caçadas e tapadas régias nos finais da monarquia constitucional.
Intencionalmente, procurou-se trabalhar períodos cronológicos anteriores aos grandes flagelos ecológicos despoletados por guerras mundiais e pelo boom demográfico mundial do século XX, a partir do qual a relação com a floresta mudou exponencialmente. Atualmente, num paradigma de reflexão ecológico-ambiental, considera-se que o património florestal mundial se encontra em risco e, em consequência dessa realidade insofismável, em risco também a vida do planeta, tal como a conhecemos. Com esta obra, para além de trazer para a luz questões até aqui deixadas na sombra, apostando numa abordagem inovadora em torno da temática da floresta, procurou-se também valorizar a mesma e relembrar o lugar de destaque que ocupou ao longo dos séculos e que se espera que o século XXI lhe venha a devolver.
Other Publications
Search
Events
maio, 2022
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Conference that aims to promote discussion around the thematic, epistemological, and methodological intersections of history and history of art as disciplines. Crafting the Past: Materials, Materialities, Materialisms Gestures such as
Ver mais
Detalhes do Evento
Conference that aims to promote discussion around the thematic, epistemological, and methodological intersections of history and history of art as disciplines.
Crafting the Past: Materials, Materialities, Materialisms
Gestures such as the recent toppling of statues portraying slave owners or confederate soldiers in the UK and USA have ushered in public and historiographical debates about the legacies of colonialism as well the role of material culture and visuality in historical memory. Although the study of the past is always situated, not least disciplinarily, such situatedness should be open for productive intersections between history and history of art. For example, can we consider Cecil Rhodes’ statue an autonomous material manifestation without considering how its materiality is placed in history? Can we historicise artistic objects without engaging with the specific contexts of their material production or with the evolving ideological values that shaped the very conception of ‘art’? Can we talk about history as purely discursive when its material consequences are, at the same time, so palpable and so contested, particularly at a time when bodies and cultures are visibly threatened by global, social, economic, environmental, and health-related crises?
This conference aims to promote discussion around the thematic, epistemological, and methodological intersections of history and history of art as disciplines, focusing on their relationship to issues of materiality and ethics.
Tempo
(Terça-feira) 10:00 am - 5:30 pm
Organizador
Institute of Contemporary History — NOVA FCSH and University of Évora, IN2PAST, and University College London
News
“A tribute to freedom, to democracy, and to those who died for it”
May 18, 2022
The words historian Fernando Rosas used to describe the ceremony of the 77th anniversary of the liberation of the Mauthausen Concentration Camp.
Exhibition “Portugal and Luxembourg” in Cascais
May 12, 2022
Exhibition curated by Margarida de Magalhães Ramalho and Claude Marx.
“Journey to the Sun” premieres in Portugal at IndieLisboa
May 6, 2022
The new documentary by Ansgar Schaefer and Susana de Sousa Dias premieres today in Portugal.
CONTACTS
WORKING HOURS


