Setúbal e a política habitacional do Estado Novo na década de 1940
Jul 15, 2019 | Chapters, Publications
Setúbal e a política habitacional do Estado Novo na década de 1940: O Bairro Presidente Carmona (1948) e o Bairro de Casas Económicas da Nossa Senhora da Conceição (1949) [Setúbal and the housing policy of the Estado Novo in the 1940s: Bairro Presidente Carmona (1948) and Bairro de Casas Económicas of Nossa Senhora da Conceição (1949)]
- Diogo Ferreira & João Santos
- Património Arquitectónico Civil de Setúbal e Azeitão [Civil Architectural Heritage of Setúbal and Azeitão]
- António Cunha Bento, Inês Gato de Pinho, and Maria João Pereira Coutinho (Coords.)
- 2019
- Setúbal: LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão / Estuário
- Language: Portuguese
- ISBN: 978-972-8017-30-9
- 401-457 p.
Excerpt:
Desde os finais do século XIX que Portugal esteve perante um grave problema de habitação e a cidade de Setúbal, fruto do seu processo de industrialização e de um relevante crescimento demográfico, não se manteve alheia a essa realidade. Contudo, só a partir de 1933, com a fundação do Estado Novo, é que foi produzida a primeira tentativa de solução planificada e coerente através do programa de «casas económicas».
A historiografia tem-se focado com alguma profundidade em torno destes programas nas cidades de Lisboa e do Porto, mas no caso de Setúbal ainda são relativamente poucos os trabalhos que se têm debruçado sobre esta questão. Os importantes contributos de Paulo Guimarães, Carlos Vieira de Faria e de Alberto Pereira e José Madureira Lopes que, ao longo deste texto serão utilizados como bibliografia de enquadramento, são as principais referências locais. Assim, este texto pretende contribuir para o estudo da história habitacional setubalense na primeira metade do século XX.
About the book:
Continuando uma nova série de estudos iniciados em 2016 com o livro Casas Religiosas de Setúbal e Azeitão, a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA) apresenta ao público uma nova obra colectiva subordinada ao tema Património Arquitectónico Civil, assunto que desperta desde logo e por si só, indiscutível interesse pela riqueza, valor cultural e histórico que o património edificado desta região integra em muitas frentes.
Other Publications
Search
Events
outubro, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Detalhes do Evento
Workshop organized as part of the HELP project (Heritage, Environment, Liberty and People), which studies the refugee camps of the Spanish Republicans in Barrancos during the
Ver mais
Detalhes do Evento
Workshop organized as part of the HELP project (Heritage, Environment, Liberty and People), which studies the refugee camps of the Spanish Republicans in Barrancos during the Spanish Civil War.
Arqueologia dos Campos de Refugiados Republicanos Espanhóis em Barrancos (1936)
Este workshop acolhe os cinco investigadores/as do projeto interdisciplinar HELP — Heritage, Environment, Liberty and People, que estuda os campos de refugiados dos republicanos espanhóis em Barrancos durante o início da guerra civil espanhola. O projeto HELP é um projeto exploratório do Laboratório Associado IN2PAST. Esta sessão é aberta ao público e terá lugar no Centro Interpretativo do Barranquenho.
Tempo
(Quinta-feira) 9:30 pm - 1:30 pm
Localização
Barranquenho Interpretation Center
Rua Dona Maria das Dores Fialho Garcia, 4 — 7230-010 Barrancos
Organizador
Several Institutions
News
IHC to host five new doctoral studentships
Sep 20, 2024
The IHC is pleased to announce that it will welcome five new students.
Centenary of Amílcar Cabral and the IHC
Sep 11, 2024
The IHC has excelled in research about Amílcar Cabral
“Inhabiting Siza” culminates with exhibition at Lisbon Architecture Triennale
Sep 9, 2024
The exhibition “Inhabiting Siza: architecture as seen by its residents” will be inaugurated on 10 September