
As Consequências Políticas do Pós-Guerra em Setúbal
Oct 16, 2019 | Chapters, Publications

As Consequências Políticas do Pós-Guerra em Setúbal: da “Monarquia do Norte” à Evolução Eleitoral (1919-1922) [The Political Consequences of the Post-War in Setúbal: from the “Northern Monarchy” to the Electoral Evolution (1919-1922)]
- Diogo Ferreira
- Despojos de Guerra: As Consequências e Sequelas da Primeira Guerra Mundial. IDN Cadernos Nº 34 [Spoils of War: The Consequences and Sequels of the First World War]
- Ana Paula Pires, António Paulo Duarte & Teresa Nunes (Coords.)
- 2019
- Lisbon: Instituto da Defesa Nacional
- Language: Portuguese
- ISBN: 978-972-27-1994-0
- 75-94 p.
Excerpt:
O Armistício assinado a 11 de novembro de 1918 não representou a interrupção do conjunto de dilemas que o Estado e a sociedade portuguesa enfrentaram durante a Grande Guerra: crise de abastecimentos e fome de “subsistências”, desordem e motins populares, instabilidade política ou crónica dependência externa em diversos parâmetros económicos. De facto, estas questões prolongaram-se no tempo, motivando profundas transformações no seio do regime republicano. “Era, na realidade, uma nova República, assente em novas realidades económicas, grávida de conflitos sociais e políticos sem precedentes – os conflitos da modernidade do pós-guerra –, servida por novos quadros políticos forjados na crise” (Rosas, 2010, p. 410). As metamorfoses partidárias verificadas nestes anos, nomeadamente a fundação do Partido Liberal – fusão de evolucionistas e unionistas – e o surgimento da cisão correspondente ao Partido Reconstituinte são exemplos do clima de discussão e mutabilidade que marcaram os derradeiros tempos da Primeira República.
About the book:
A publicação temática propõe uma reflexão, em perspetiva comparada, sobre os impactos da Primeira Guerra Mundial e a paz que se seguiu, quer pela positiva, quer pela negativa. Como referem os coordenadores deste projeto, “só refletindo sobre os significados mais profundos que integram a guerra se podem arquitetar as estruturas da paz”.
Other Publications
Search
Events
março, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Fernando Rosas' book will be presented in Vila Franca de Xira, at the Museum of Neo-Realism, with moderation by António Carvalho.
Ver mais
Detalhes do Evento
Fernando Rosas‘ book will be presented in Vila Franca de Xira, at the Museum of Neo-Realism, with moderation by António Carvalho.
Direitas Velhas, Direitas Novas
Este é um livro sobre a história das ideias políticas. Mais concretamente, sobre a história das ideias da extrema‑direita na Europa ocidental do pós‑Segunda Guerra Mundial. Como sobreviveram, se adaptaram ou se transformaram após a derrota dos fascismos — o seu cânone ideológico — em 1945.
Em Direitas Velhas, Direitas Novas, o historiador Fernando Rosas analisa a evolução das organizações da extrema‑direita herdeiras do fascismo paradigmático das décadas de 1930 e 1940, nos seus contextos históricos, económico‑sociais, políticos e culturais. Assim podemos compreender as permanências e as mudanças, as divisões e as reunificações, os anos de marginalidade e recuo, e os períodos — sempre inesperados — de reemergência. E podemos, finalmente, responder à questão controversa e por demais actual sobre a natureza, as origens e os perigos da extrema‑direita emergente.
Nos momentos cruciais de crise, de regressão e de decadência das instituições e das referências ideológicas, as direitas velhas e as novas extremas‑direitas reencontram‑se ciclicamente para salvaguardar privilégios e impor pela força as soluções a que a resistência política e social faz frente.
A sessão conta com a presença do autor e moderação de António Carvalho, co-curador da exposição Resistir! Os Portugueses no Sistema Concentracionário do III Reich, patente no piso 1 do Museu do Neo-Realismo.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sábado) 4:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Museum of Neo-Realismmuseuneorrealismo@cm-vfxira.pt Rua Alves Redol, 45 — 2600-099 Vila Franca de Xira
News
Teresa Pinto Coelho wins Grémio Literário Prize for book on Eça de Queirós
Mar 20, 2025
Eça de Queirós in Egypt and the Opening of the Suez Canal
TRANSMAT project ends with conference and exhibition
Mar 14, 2025
Conference and exhibition at the Santos Rocha Municipal Museum, Figueira da Foz
Ricardo Pérez Haristoy in Lisbon
Mar 13, 2025
The winner of the Amílcar Cabral Prize will be in Lisbon next week
CONTACTS
WORKING HOURS


