
Como a Fénix renascida
Jan 28, 2021 | Books, Publications

Como a Fénix renascida. Matas, bosques e arvoredos (séculos XVI-XX): representações, gestão, fruição [Like the Phoenix reborn. Woods, forests and thickets (16th-20th centuries): representations, management, fruition]
- Cristina Joanaz de Melo (Coord.)
- 2020
- Lisbon: Edições Colibri
- ISBN: 978-989-689-946-2
- Language: Portuguese
- 186 p.
No decurso da história, a floresta gerou conceções e representações espirituais e artísticas, permitiu utilizações económicas e sociais e adquiriu funções utilitárias e lúdicas. Atravessando diferentes períodos e contextos, o presente livro pretende refletir sobre temas inovadores que vão da representação à gestão e fruição da floresta. A narrativa, intencionalmente poliédrica, explora as representações de florestas, matas e arvoredos no vitral de produção nacional da época medieval e moderna, bem como na faiança dos séculos XVI a XVIII. Paralelamente, analisa-se a exploração e regeneração de recursos florestais, considerando a gestão territorial, respetivo ordenamento e fruição de elemento naturais do final da Idade Média ao século XIX. E, por fim, aborda-se a relação que se estabelece entre caçadas e tapadas régias nos finais da monarquia constitucional.
Intencionalmente, procurou-se trabalhar períodos cronológicos anteriores aos grandes flagelos ecológicos despoletados por guerras mundiais e pelo boom demográfico mundial do século XX, a partir do qual a relação com a floresta mudou exponencialmente. Atualmente, num paradigma de reflexão ecológico-ambiental, considera-se que o património florestal mundial se encontra em risco e, em consequência dessa realidade insofismável, em risco também a vida do planeta, tal como a conhecemos. Com esta obra, para além de trazer para a luz questões até aqui deixadas na sombra, apostando numa abordagem inovadora em torno da temática da floresta, procurou-se também valorizar a mesma e relembrar o lugar de destaque que ocupou ao longo dos séculos e que se espera que o século XXI lhe venha a devolver.
Other Publications
Search
Events
abril, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
First session of the 2026 edition of 'O Passado em Cena' [The Past on Stage] — discussions on approaches to the past and historical memory through cultural objects outside the
Ver mais
Detalhes do Evento
First session of the 2026 edition of ‘O Passado em Cena‘ [The Past on Stage] — discussions on approaches to the past and historical memory through cultural objects outside the academic sphere.
Torrente
Debate em torno da peça
Nesta sessão do ciclo O Passado em Cena discutiremos a peça Torrente, do Teatro do Vestido, em torno da memória do processo revolucionário de 1974-75, e em particular da intensa participação cívica desencadeada pelo 25 de Abril. Escrita e dirigida por Joana Craveiro, a peça servirá de pretexto para uma conversa entre a encenadora, os/as actores/as e historiadores/as sobre as múltiplas narrativas que, do teatro à historiografia, nos têm permitido reconsiderar a memória da Revolução.
A sessão insere-se nas actividades do projecto GRASSROOTS — Memória e Revolução. Um arquivo de história oral da militância de base no processo revolucionário de 1974-75 (2023.10625.25ABR)
Participantes: Joana Craveiro, Elisa Lopes da Silva, Felipe Brandi e Luís Trindade (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Domingo) 2:30 pm - 4:30 pm
Organizador
Institute of Contemporary History — NOVA School of Social Sciences and Humanitiescomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C - 1069-061 Lisbon
News
Diogo Ramada Curto — In Memoriam
Apr 13, 2026
Statement of condolence from the IHC Board
Paula Albuquerque in exhibition in Amsterdam
Apr 10, 2026
The exhibition Eye(s) Open opened at the Eye Filmuseum
FILMASPORA team holds a workshop in Cape Verde
Apr 1, 2026
Members of the FILMASPORA project team were in Praia for the Project’s First Workshop on Radical Creative Writing
CONTACTS
WORKING HOURS





























































































































