
Segurança Social, Trabalho e Estado em Portugal
Sep 3, 2019 | Chapters, Publications

Segurança Social, Trabalho e Estado em Portugal [Social Security, Labour, and State in Portugal]
- Raquel Varela & Luísa Barbosa Pereira
- Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil IV. Trabalho Digital, Autogestão e Expropriação da Vida [Wealth and Misery of Labour in Brazil IV. Digital Labour, Self-Management and Expropriation of Life]
- Ricardo Antunes (Org.)
- 2019
- São Paulo: Boitempo
- Language: Portuguese
- ISBN: 9788575597194
- 63-82 p.
About the book:
Riqueza e miséria do trabalho no Brasil v. IV, coletânea organizada pelo sociólogo e professor da Unicamp Ricardo Antunes, explora os novos desenhos das relações de trabalho. Os artigos aqui reunidos, escritos por intelectuais como Ricardo Festi e Luci Praun, indagam-se sobre os rumos da nova morfologia do trabalho com as significativas transformações laborativas que caracterizam o capitalismo na era informacional-digital.Na primeira parte, o principal elemento tematizado é o trabalhador digital (infoproletariado ou ciberproletariado), levando em conta a expropriação do tempo de trabalho e de vida por empresas globais e a explosão do trabalho intermitente (zero-hour contract). Já na segunda parte, os artigos direcionam-se para a particularidade brasileira: as relações de gênero e classe, os adoecimentos, os desafios para a juventude que trabalha e o mito do ’empreendedorismo’.Por fim, na terceira e última parte, as lutas de resistência são evidenciadas. As greves no contexto global e suas inter-relações com as distintas regiões e a experiência emblemática das fábricas ocupadas finalizam esta coletânea.
Other Publications
Search
Events
julho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Paula Godinho‘s new book will also be launched in Porto, at the UNICEPE bookshop, with a presentation by Cristina Nogueira. O
Ver mais
Detalhes do Evento
Paula Godinho‘s new book will also be launched in Porto, at the UNICEPE bookshop, with a presentation by Cristina Nogueira.
O Impossível Demora Mais
Antropologia para o futuro, correntes frias da realidade e correntes quentes da esperança
Nada há de normal ou natural no desvanecimento da esperança. Neste livro, a autora parte da realidade atual da grã-crise para ensaiar uma crítica aos princípios que ordenam o tempo, entre o que pode acontecer, desacontecer e reacontecer. Os futuros desafiam-se, e a memória pode ser um terraço para outra coisa ainda, para escapar ao provável, apresentado como uma condenação. A construção do possível e mesmo do impossível remete para etnografias da resistência, em lugares concretos e entre pessoas concretas, com recurso a subjetivações libertadoras. Procuram-se fulgores que trazem dentro o jogo, a brincadeira e a festa, como invenção de mundos por vir, que poderão servir de tocha para esboroar incertezas e esboçar uma teoria das disputas do futuro, entre qualidades do tempo, rastos que são também rastilhos, rumos para a ação coletiva, esperança que é verbo e construção, prática e concretização. Finalmente, traz dentro a pressa que se põe num remate acerca do impossível, que é necessário.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Terça-feira) 6:00 pm - 7:00 pm
Organizador
Tigre de Papel Press and UNICEPE Cooperative
News
Manuel Loff receives Porto’s Medal of Merit
Jul 14, 2025
He was one of the personalities honoured by Porto City Council
Ricardo Noronha leads team to study “petromodernity”
Jul 7, 2025
The PETROSINES project was one of the six History projects that received funding from the FCT
Statement about the demolitions in the Bairro de Santa Filomena
Jul 3, 2025
Statement from the team of the project FILMASPORA
CONTACTS
WORKING HOURS


