
Mulheres e Eleições
Apr 24, 2019 | Books, Publications

Mulheres e Eleições [Women and Elections]
- Ana Paula Pires, Fátima Mariano & Ivo Veiga (Coords.)
- 2019
- Coimbra: Almedina
- ISBN: 9789724079158
- Language: Portuguese
- 256 p.
Mulheres e Eleições oferece uma reflexão multidisciplinar sobre a participação das mulheres na política, através da análise dos discursos e das práticas no contexto português, espanhol e também da União Europeia. Desde a conquista do direito ao voto até ao facto de serem candidatas aos órgãos do poder político, passando pela participação nas campanhas eleitorais, a filiação nos partidos políticos e a organização dos próprios atos eleitorais. A questão da participação das mulheres na política surge no final do século XVIII com a emergência dos estados liberais e a necessidade de definir quem poderia eleger e ser eleito para o parlamento. A sua exclusão do novo modelo de governo acentua o debate sobre o papel que os homens e as mulheres desempenhavam tanto na família como na sociedade.
About the coordinators:
Ana Paula Pires é doutorada em História, especialidade de História Económica e Social Contemporânea, pela NOVA-FCSH. Realiza atualmente um pós-doutoramento na Universidade de Stanford e na Universidade Nova de Lisboa. Tem como principais áreas de investigação a história contemporânea de Portugal e os impactos da Primeira Guerra Mundial no mundo lusófono. É investigadora do Instituto de História Contemporânea, onde atualmente coordena o grupo «Economia, Sociedade, Património e Inovação». Venceu os prémios da Associação Portuguesa de História Económica e Social, Alberto Sampaio e da Defesa Nacional.
Fátima Mariano é jornalista desde 1997 e investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea da NOVA-FCSH desde 2011. É licenciada em Ciências da Comunicação (variante de Jornalismo), mestre em História dos Séculos XIX e XX – Secção do Século XX e doutorada em História Contemporânea. Como jornalista, trabalhou no Diário de Notícias e no Jornal de Notícias. É colaboradora das revistas + Vida e Notícias Magazine.
Ivo Veiga obteve o grau de doutor em Ciência Política pelo University College Londres, em em 2012. No âmbito da transição democrática portuguesa escreveu diversos artigos e livros (A 5.ª Divisão e o Boletim do MFA no Processo Revolucionário Português e, em coautoria, Os Constituintes), estando de momento a acabar uma obra que aborda o tema numa perspetiva comparada. Coorganizou o livro A Constituição de 1976.
Other Publications
Search
Events
junho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Elisa Lopes da Silva's first book, on the state, science and techniques of internal colonisation during the Estado Novo, will be launched at the Lisbon Book
Ver mais
Detalhes do Evento
Elisa Lopes da Silva‘s first book, on the state, science and techniques of internal colonisation during the Estado Novo, will be launched at the Lisbon Book Fair, with a presentation by Fernando Rosas and Cláudia Castelo.
Colonizar a Metrópole.
Estado, Ciência e Técnicas de Colonização Interna Durante o Estado Novo
A colonização interna foi uma imaginação recorrente no Portugal moderno. Colonizar os baldios de Trás-os-Montes ou os «incultos» dos latifúndios alentejanos foi uma preocupação de diversos intelectuais, políticos e engenheiros desde Oliveira Martins até aos anos 1960. Durante o Estado Novo, a expropriação dos latifúndios do Sul esteve no centro de intensos debates políticos, que equacionavam as vantagens de dividir por pequenos proprietários um Alentejo regado por novas barragens. Entretanto, a Junta de Colonização Interna (1936-1975) foi promovendo uma ordem rural através da multiplicação de explorações agrícolas familiares. Um dos resultados maiores destas iniciativas de ocupação agrícola do solo e povoamento rural foi a construção de sete colónias agrícolas, utopias rurais criadas através de saberes e técnicas científicas.
Este livro observa de forma caleidoscópica o fenómeno colonizador, nas suas articulações entre o reformismo agrário, o nacionalismo económico, a política hidráulica, o desemprego rural e o desenvolvimentismo do pós-Segunda Guerra Mundial. A partir de um conjunto alargado de fontes legislativas, administrativas, científicas e historiográficas, analisadas através de uma abordagem foucaultiana das relações de poder, a autora problematiza de que forma a colonização interna foi uma tecnologia de governo da população e de fabricação do território produtivo.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sexta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Organizador
Imprensa de Ciências Sociais and Lisbon Book Fair

Detalhes do Evento
The book on women's struggle against fascism and colonialism, edited by Regina Marques, Inocência Mata, Leonor Teixeira, Joana Dias Pereira and Raquel Ribeiro, will be launched at the Lisbon Book
Ver mais
Detalhes do Evento
The book on women’s struggle against fascism and colonialism, edited by Regina Marques, Inocência Mata, Leonor Teixeira, Joana Dias Pereira and Raquel Ribeiro, will be launched at the Lisbon Book Fair, with a presentation by Isabel Branco.
Mulheres na Luta contra o Fascismo e o Colonialismo
Pela primeira vez em Portugal, o Congresso Mulheres na Luta contra o Fascismo e o Colonialismo juntou, em 2024, vozes fundamentais da memória histórica das mulheres que lutaram contra o fascismo em Portugal e contra o colonialismo nos países africanos de língua portugueses – académicas, militantes e activistas, testemunhas vivas da memória da luta das mulheres e das suas organizações que estiveram, e continuam a estar, na vanguarda do desenvolvimento, do pensar e transformar da(s) sua(s) sociedade(s).
Nos 50 anos do 25 de Abril e das independências das colónias portuguesas em África, as discussões agora publicadas neste livro demonstram a convergência entre a resistência anti-fascista em Portugal e os movimentos anti-coloniais e pela independência em África. A literatura, as cartas clandestinas, a organização comunitária e militante, mas também dados concretos sobre a realidade da vida e do quotidiano das mulheres, emergem como ferramentas da sua resistência, revelando como as mulheres não só combateram a violência da colonização e do fascismo, mas estão também a construir novas identidades políticas e culturais. Um projecto promissor de articulações na senda de Abril.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sexta-feira) 8:00 pm - 8:45 pm
Organizador
Colibri and Lisbon Book Fair
News
IHC-APIGRAF book receives editorial design award
Jun 16, 2025
The book on the history of the national printing industry was the Gold Winner in the Editorial Design — Book category.
Quintino Lopes is one of the winners of the A. H. de Oliveira Marques Prize
Jun 12, 2025
The paper by Quintino Lopes, Francisco de Lacerda, and Ana Simões, was the 2025 winner.
Irene Flunser Pimentel receives SPA Medal of Honour
May 29, 2025
Irene Flunser Pimentel was one of the personalities honoured ‘for her outstanding contribution to culture’.
CONTACTS
WORKING HOURS


